Voltar para home page
Saúde

Preciso viajar de avião durante a pandemia, quais cuidados devo tomar?

Alguns procedimentos são essenciais na hora de viajar de avião durante a pandemia

Alguns procedimentos são essenciais na hora de viajar de avião durante a pandemia

Viajar sempre foi um hábito muito comum - e talvez o mais impactado pela pandemia do coronavírus. Muitas pessoas precisaram cancelar viagens ou planejamentos marcados para 2020 por conta da situação que atingiu o mundo inteiro. O alto risco de transmissão nos aeroportos tornou o tráfego aéreo uma opção somente para casos de extrema necessidade. Nessa situação, os cuidados precisam ser redobrados para evitar a contaminação. Se você é uma das pessoas que não tem outra alternativa a não ser viajar de avião, não entre em pânico: preparamos dicas especiais para que você tome todos os cuidados de prevenção contra a Covid-19.

Prevenção da Covid-19: se estiver doente, não viaje

Com sintomas semelhantes a de uma gripe comum, a Covid-19 tem alto poder de transmissão pelo ar e superfícies contaminadas. Sem uma vacina aprovada, ainda não há uma forma capaz de prevenir a doença a não ser o isolamento social e uso de máscaras. Se você estiver com qualquer sintoma, mesmo que seja uma tosse leve, não viaje. Por outro lado, é importante também estar atento ao seu estado geral de saúde, já que o sistema imunológico tem papel importante para lutar contra a ação do vírus. Mesmo que não apresente uma infecção respiratória, qualquer doença abala os anticorpos do organismo, que o deixa mais indefeso contra quaisquer outros invasores. Por isso, se não estiver se sentindo bem, a recomendação é cancelar a viagem.

Faça check-in pela internet para evitar filas

As filas são quase inevitáveis no aeroporto. Em tempos de pandemia, é importante evitar algumas delas, como a do check-in. Fazer esse tipo de procedimento pela internet impedirá que entre em aglomerações típicas do aeroporto e vai te direcionar direto para o embarque. Também é possível evitar outros tipos de aglomerações, como a entrada na aeronave. Respeite as sinalizações e chamadas específicas do grupo em que sua passagem se encaixa. No fim da viagem, aguarde sentado a chamada para sair do avião, evitando aglomeração dentro da cabine.

Não faça hora no aeroporto

Muitas pessoas costumam chegar bem mais cedo no aeroporto do que a hora do voo para garantir que não haja atrasos. Por mais que isso pareça um bom hábito, em tempos de pandemia ele pode ser extremamente perigoso. Faça as refeições em casa e chegue no máximo uma hora antes da hora marcada para o embarque. Quanto menos tempo em público, melhor.

Máscara, distanciamento e álcool gel são os métodos mais eficazes contra o coronavírus

Durante toda a viagem, permaneça de máscara e higienize as mãos com regularidade, principalmente quando oferecidas as refeições, ir ao banheiro ou entrar em contato com comissários de bordo e superfícies. O distanciamento social também vale para os assentos e deve ser mantido durante toda a viagem.

Últimas novidades

Herpes labial: descubra o que é e como buscar tratamento

Saúde

Herpes labial: descubra o que é e como buscar tratamento

A herpes labial é causada pelo vírus HSV (Herpes Simplex Virus) e se divide em dois tipos, o HSV-1, que geralmente fica alocado na cavidade bucal, e o HSV-2, que atinge os genitais. Ambos são extremamente contagiosos, mas o primeiro é o mais comum. Para se ter uma ideia, a Organização Mundial da Saúde estima que 67% da população está infectada por ele.

6 dicas para fazer exercício físico em casa de forma segura

Exercício físico

6 dicas para fazer exercício físico em casa de forma segura

A quarentena fez muita gente aderir aos exercícios físicos caseiros - e isso é um bom sinal. Ficar em casa sem se movimentar pode gerar diversos problemas de saúde típicos do sedentarismo. As dores na coluna são um dos principais exemplos. No entanto, para que a atividade física renda os benefícios desejados, é preciso cuidado e respeito aos limites do corpo.

5 dicas para voltar à rotina depois da pandemia

Bem-estar

5 dicas para voltar à rotina depois da pandemia

Os meses de isolamento por causa da pandemia do coronavírus podem deixar algumas consequências na vida da população mesmo quando a rotina voltar ao normal. As pessoas tiveram que se adaptar a um novo modo de vida em meio à incertezas sobre a saúde. A volta à vida normal, mesmo quando os casos da doença diminuírem consideravelmente, pode ser difícil para algumas pessoas.

Quais os benefícios das leguminosas para a saúde?

Alimentação saudável

Quais os benefícios das leguminosas para a saúde?

Você consome feijão todos os dias? Apesar de ser um item muito consumido no Brasil, pouca gente sabe da importância não apenas do feijão, mas de todas as leguminosas, para a saúde do nosso corpo. Assim como os legumes, verduras, frutas e hortaliças, as leguminosas devem fazer parte das refeições diariamente. Ricas em fibras, proteínas, carboidratos, também são uma fonte poderosa de ferro.

Ver mais