Voltar para home page
Saúde

Pressão arterial: saiba como medir e interpretar os resultados

Saiba como medir a pressão arterial e interpretar os resultados!

Saiba como medir a pressão arterial e interpretar os resultados!

A aferição da pressão arterial costuma ser uma prática comum em casos específicos. Geralmente, as pessoas que têm esse hábito já foram diagnosticadas com hipertensão ou são mulheres grávidas - que precisam manter o controle da pressão arterial a cada consulta de pré-natal. Fazer essa checagem regularmente pode prevenir o descontrole da pressão arterial, além de garantir o socorro imediato quando necessário. Nos dois casos, você precisa entender o mecanismo do aparelho de pressão arterial e saber interpretar os resultados.

O que é pressão arterial e o que os números do aparelho indicam?

Os valores indicados no aparelho de pressão arterial se referem à pressão com que o sangue percorre o seu corpo depois que é bombeado pelo coração. Os dois números são relacionados aos movimentos cardíacos de sístole e diástole - respectivamente, quando o coração se contrai, bombeando o sangue para o corpo, e relaxa, se enchendo de sangue para repetir o processo em seguida. O número máximo é o sistólico e indica a força de bombeamento do coração. O segundo (e menor) número é o diastólico e indica a pressão dos vasos sanguíneos em todo o corpo quando o coração relaxa — o caminho de volta do sangue.

Quais são os níveis estabelecidos de pressão arterial normal, alta e baixa?

  • O nível de pressão arterial saudável e ideal para um adulto é, no máximo, 12/8 ou 120/80 mmHg - sendo 12 a pressão sistólica e 8, a diastólica. Esses valores devem ser levados em consideração nos momentos em que a pessoa estiver em repouso.
  • Quando os valores de aferição de pressão chegam ou passam de 14/9 se caracteriza a hipertensão. Nesse caso, a busca de ajuda médica é essencial para que um tratamento seja estabelecido e outras consequências da condição sejam evitadas.
  • Quem tem a pressão arterial entre 12/8, que é normal, e 14/9 que é alto, precisa ficar atento: existe a predisposição a um quadro de hipertensão. É necessário acompanhar a pressão regularmente e priorizar um estilo de vida mais saudável.
  • Um quadro de hipotensão — ou pressão baixa — é identificado quando estes valores estão mais baixos do que 10/6. Nesse caso, é normal que a pessoa se sinta nauseada, tonta e pode, até mesmo, desmaiar. Fique atento aos sinais!

Qual é a maneira correta de aferir pressão?

A melhor forma de aferir a pressão em casa é utilizando um aparelho digital, de preferência o que tem a braçadeira. O mais importante é saber a maneira correta de fazer o procedimento. No caso do primeiro, é preciso colocar a braçadeira a cerca de 3 cm da dobra do cotovelo e deixar o fio por cima do braço. Sentado, com o cotovelo apoiado numa altura acima do diafragma e a palma da mão virada para cima, ligue o aparelho e deixe que ele faça toda a leitura.

Evite o uso de acessórios, como pulseiras e elásticos de cabelo apertados nos braços, e mantenha as pernas desdobradas. Durante a medição, é importante ficar imóvel, respirar normalmente e evitar qualquer atividade que modifique a respiração.

Fique atento aos sinais e não deixe de se consultar com um médico para garantir o acompanhamento da sua saúde geral e obter orientações sobre o melhor tratamento em caso de mudanças na sua pressão arterial.

Últimas novidades

Entenda como funciona o sistema linfático do corpo humano

Saúde

Entenda como funciona o sistema linfático do corpo humano

O sistema linfático engloba um complexo conjunto de órgãos, tecidos, vasos e dutos que se distribuem por todo o corpo. Sua principal função é a produção de células de defesa do organismo, o que fortalece o nosso sistema imunológico. Além disso, o sistema linfático também é responsável por filtrar e drenar o excesso de líquido do corpo, eliminando impurezas e “devolvendo” o sangue purificado para o nosso organismo. Ou seja, na prática isso quer dizer que qualquer parte do corpo que possua circulação sanguínea tem também a circulação linfática (embora não usem os mesmos vasos, eles “dialogam”). Para facilitar a compreensão desse complexo sistema, reunimos algumas informações sobre o assunto.

6 perguntas e respostas sobre a doação de sangue

Saúde

6 perguntas e respostas sobre a doação de sangue

Doar sangue é um ato voluntário e solidário que pode ajudar a salvar muitas vidas. Em uma única doação, cerca de 450 ml de sangue são coletados, o que, na prática, consegue ajudar até quatro pacientes que precisam do material para sobreviver. Contudo, é comum que algumas dúvidas apareçam ao longo do caminho para quem quer ser um doador e nunca realizou a doação antes. Quem pode doar sangue? O que é necessário para ser um doador? Quantas vezes por ano é possível fazer isso? Para esclarecer o que você precisa saber sobre o assunto, separamos as principais perguntas sobre doação de sangue e respondemos a seguir.

Beber água promove benefícios para a saúde que você nem imagina. Veja alguns!

Alimentação saudável

Beber água promove benefícios para a saúde que você nem imagina. Veja alguns!

A água é uma substância essencial na vida de qualquer ser vivo. Com o verão se aproximando, a ingestão desse líquido se torna ainda mais necessária na nossa rotina: seja para nos manter hidratados ou para matar a nossa sede nos dias mais quentes. O melhor de tudo é que, além de não ter calorias, a água é capaz de promover diversos benefícios para o nosso corpo, alguns já conhecidos; outros nem tanto. Ficou curioso? O Cuidados Mil te conta as vantagens que esse líquido pode trazer para a nossa vida a seguir!

Novembro azul: entenda a importância da conscientização sobre o câncer de próstata

Saúde

Novembro azul: entenda a importância da conscientização sobre o câncer de próstata

O câncer de próstata é um dos tipos mais comuns quando o assunto é a saúde do homem. A doença atinge o órgão masculino que é responsável pela produção do sêmen (próstata) e raramente apresenta sintomas iniciais, e é justamente por isso que a detecção precoce é tão importante. Logo, o Novembro Azul é uma campanha de conscientização sobre o câncer de próstata bastante necessária, principalmente para homens com idade superior a 50 anos, que são as principais vítimas dessa doença. A seguir, separamos as principais informações sobre o câncer de próstata, como sintomas, tratamento e a melhor forma de preveni-lo.

Ver mais