Voltar para home page
Saúde

Prevenção do câncer: 5 hábitos que podem diminuir os riscos da doença

Alguns hábitos saudáveis ajudam a evitar diversos tipos de câncer

Alguns hábitos saudáveis ajudam a evitar diversos tipos de câncer

Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o câncer é responsável por aproximadamente 9 milhões de mortes ao ano, sendo a segunda principal causa de óbitos no mundo. Cerca de um terço dos casos de câncer estão relacionados ao estilo de vida e a relação com alguns fatores de risco, como sedentarismo, alimentação inadequada e uso de drogas, como o álcool e o tabaco. É por isso que a mudança de hábito pode diminuir os riscos de desenvolvimento da doença. Descubra abaixo!

1) Alimentação equilibrada protege contra o câncer

Trocar os alimentos ultraprocessados, industrializados e ricos em açúcares e gorduras pode até ser difícil, mas é a melhor forma de prevenir alguns tipos de câncer. Estudos apontam que uma alimentação desequilibrada favorece o estresse oxidativo das células do organismo. Por outro lado, uma dieta rica e equilibrada ajuda a fortalecer o corpo: legumes, frutas, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas auxiliam no controle dos radicais livres e diminuem as chances de um crescimento desorganizado de células, que formam os tumores observados nos casos de câncer.

2) Não fume e evite o consumo exagerado de bebidas alcoólicas

O cigarro é um dos grandes responsáveis pelos casos de câncer. Ao fumar apenas um cigarro, a pessoa inala mais de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas, que podem causar tumores na boca, faringe, laringe, esôfago e pulmão. O álcool consumido em qualquer quantidade é considerado um fator de risco para câncer, principalmente de fígado. O risco é ainda maior para as pessoas que usam as duas substâncias simultaneamente.

3) Proteja-se dos raios UVA e UVB para evitar o câncer de pele

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a cada ano são registrados aproximadamente 180 mil novos casos de câncer de pele. Esse tipo de câncer corresponde a 33% de todos os casos da doença no Brasil, mas pode ser prevenido com medidas simples de proteção ao sol. A SBD recomenda evitar a exposição ao sol entre às 10 e 16 horas, período em que os raios ultravioletas são mais intensos, e sempre usar filtro solar, de preferência com o fator de proteção acima de 30.

4) Pratique atividades físicas

O sedentarismo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é o quarto maior fator de risco de mortes no mundo. A falta de uma rotina de exercícios está associada ao surgimento de diversos tipos de câncer, como os de cólon e de mama. Engana-se quem pensa que ir a academia é a única forma de combater o sedentarismo: medidas simples, como trocar o elevador pelas escadas, caminhar, andar de bicicleta e dançar são formas alternativas de garantir um corpo mais saudável.

5) Faça check-ups frequentes

Descobrir o câncer em estágios iniciais é fundamental para o tratamento e pode definitivamente aumentar as chances de cura. Por isso, é indispensável a realização periódica de exames que detectam a doença, como os exames de mama e preventivo, no caso das mulheres, e exame de próstata, no caso dos homens.

Últimas novidades

Vacina para o novo coronavírus: conheça 2 pesquisas promissoras em andamento

Saúde

Vacina para o novo coronavírus: conheça 2 pesquisas promissoras em andamento

Os resultados de uma vacina contra a Covid-19 podem estar próximos. A pandemia do novo coronavírus alterou o modo de vida da sociedade. O isolamento social trouxe novas formas de consumo, hábitos e trabalho, além da forma como lidamos com a saúde. Desde então, muitos institutos de pesquisa espalhados pelo mundo estão estudando os efeitos do vírus e possibilidades de imunização.

Formigamento nas mãos: 5 principais motivos por trás do incômodo

Saúde

Formigamento nas mãos: 5 principais motivos por trás do incômodo

A sensação de formigamento nas mãos é algo comum para muita gente e, embora seja um sintoma simples, precisa de atenção. Isso porque diversos motivos podem estar por trás do formigamento, desde um problema de circulação até um Acidente Vascular Cerebral (AVC). O indicado é observar o quadro e, dependendo da forma como se manifesta, o atendimento médico pode ser necessário.

Quais as principais causas de queda de cabelo?

Saúde

Quais as principais causas de queda de cabelo?

A queda de cabelo é um problema muito comum, mas quando identificar se está perdendo mais fios do que o considerado saudável? O normal é que uma pessoa perca de 100 a 150 fios por dia de forma natural para que o cabelo cresça novamente. Quando a quantidade ultrapassa isso, é sinal de que pode haver um problema clínico por trás. A queda excessiva de cabelo pode ser observada na escovação diária, durante a lavagem ou até mesmo depois de acordar, quando se percebe muitos fios no travesseiro.

Como lidar com os distúrbios do sono na quarentena?

Bem-estar

Como lidar com os distúrbios do sono na quarentena?

A quarentena tem afetado, em grande parte da população, o modo de viver e de interagir com o mundo. Viver numa situação de pandemia também trouxe muita preocupação, que se reflete em ansiedade e distúrbios do sono. Insônia, sono muito leve, acordar várias vezes, não conseguir manter uma rotina de sono ou se sentir extremamente cansado mesmo depois de dormir bem são os problemas mais comuns nesse período de isolamento social.

Ver mais