Voltar para home page
Saúde

Prevenção do câncer: 5 hábitos que podem diminuir os riscos da doença

Alguns hábitos saudáveis ajudam a evitar diversos tipos de câncer

Alguns hábitos saudáveis ajudam a evitar diversos tipos de câncer

Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o câncer é responsável por aproximadamente 9 milhões de mortes ao ano, sendo a segunda principal causa de óbitos no mundo. Cerca de um terço dos casos de câncer estão relacionados ao estilo de vida e a relação com alguns fatores de risco, como sedentarismo, alimentação inadequada e uso de drogas, como o álcool e o tabaco. É por isso que a mudança de hábito pode diminuir os riscos de desenvolvimento da doença. Descubra abaixo!

1) Alimentação equilibrada protege contra o câncer

Trocar os alimentos ultraprocessados, industrializados e ricos em açúcares e gorduras pode até ser difícil, mas é a melhor forma de prevenir alguns tipos de câncer. Estudos apontam que uma alimentação desequilibrada favorece o estresse oxidativo das células do organismo. Por outro lado, uma dieta rica e equilibrada ajuda a fortalecer o corpo: legumes, frutas, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas auxiliam no controle dos radicais livres e diminuem as chances de um crescimento desorganizado de células, que formam os tumores observados nos casos de câncer.

2) Não fume e evite o consumo exagerado de bebidas alcoólicas

O cigarro é um dos grandes responsáveis pelos casos de câncer. Ao fumar apenas um cigarro, a pessoa inala mais de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas, que podem causar tumores na boca, faringe, laringe, esôfago e pulmão. O álcool consumido em qualquer quantidade é considerado um fator de risco para câncer, principalmente de fígado. O risco é ainda maior para as pessoas que usam as duas substâncias simultaneamente.

3) Proteja-se dos raios UVA e UVB para evitar o câncer de pele

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a cada ano são registrados aproximadamente 180 mil novos casos de câncer de pele. Esse tipo de câncer corresponde a 33% de todos os casos da doença no Brasil, mas pode ser prevenido com medidas simples de proteção ao sol. A SBD recomenda evitar a exposição ao sol entre às 10 e 16 horas, período em que os raios ultravioletas são mais intensos, e sempre usar filtro solar, de preferência com o fator de proteção acima de 30.

4) Pratique atividades físicas

O sedentarismo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é o quarto maior fator de risco de mortes no mundo. A falta de uma rotina de exercícios está associada ao surgimento de diversos tipos de câncer, como os de cólon e de mama. Engana-se quem pensa que ir a academia é a única forma de combater o sedentarismo: medidas simples, como trocar o elevador pelas escadas, caminhar, andar de bicicleta e dançar são formas alternativas de garantir um corpo mais saudável.

5) Faça check-ups frequentes

Descobrir o câncer em estágios iniciais é fundamental para o tratamento e pode definitivamente aumentar as chances de cura. Por isso, é indispensável a realização periódica de exames que detectam a doença, como os exames de mama e preventivo, no caso das mulheres, e exame de próstata, no caso dos homens.

Últimas novidades

Câncer de ovário: causas, como identificar e tratamentos

Saúde

Câncer de ovário: causas, como identificar e tratamentos

O câncer de ovário é difícil de ser diagnosticado, sendo a segunda neoplasia ginecológica mais comum. Esse tipo de câncer é o mais letal entre os cânceres ginecológicos. Mais frequente em mulheres com mais de 40 anos, o câncer de ovário demora a apresentar sintomas, o que resulta no diagnóstico tardio. Estima-se que cerca de 75% dos casos são diagnosticados quando a doença já está avançada.

Como manter a diabetes controlada?

Saúde

Como manter a diabetes controlada?

A diabetes é uma doença metabólica em que o corpo não consegue produzir uma quantidade suficiente de insulina, hormônio responsável pelo controle da glicose no sangue. Com a falta da substância, o paciente diabético sofre com o aumento do nível de glicose na corrente sanguínea, que é o que chamamos de hiperglicemia. Segundo o Ministério da Saúde, estima-se que 9 milhões de pessoas têm diabetes, e infelizmente esse é um número que só cresce a cada ano. Então, o que fazer para manter a diabetes controlada? Separamos algumas dicas que podem ajudar no problema.

Escutar música alta pode comprometer a audição?

Saúde

Escutar música alta pode comprometer a audição?

Ouvir música é um hábito que faz parte da vida de muita gente. Basta ir às ruas e observar a quantidade de pessoas com fones de ouvido imersos em seu próprio universo para se dar conta de como a música está presente em todo lugar. No entanto, é importante ficar atento ao volume e a frequência desse hábito. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), quase 50% das pessoas entre 12 e 35 anos correm o risco de sofrer perda auditiva por causa da exposição prolongada e excessiva a sons muito altos, o que corresponde a 1,1 bilhão da população.

Exercícios físicos na gravidez: qual a importância e os cuidados durante a prática

Exercício físico

Exercícios físicos na gravidez: qual a importância e os cuidados durante a prática

Quando uma mulher está grávida, surgem muitas dúvidas sobre a realização de atividades físicas durante a gestação e como isso deve ser feito sem prejudicar a saúde da nova mamãe ou do bebê que está a caminho. É importante conversar com o obstetra antes de dar início a essa rotina, mas geralmente os exercícios físicos são bastante benéficos para o desenvolvimento da gestação. Para entender melhor quais são os benefícios dessa prática, quais são os exercícios físicos mais indicados para mulheres grávidas e que cuidados são necessários, o Cuidados Mil preparou uma matéria com tudo que você precisa saber sobre o assunto.

Ver mais