Voltar para home page
Terapias

Psicanálise, psicologia ou psiquiatria: quais as diferenças entre essas especialidades?

Psicanálise, psicologia ou psiquiatria? Muitas dúvidas giram em torno desses termos. Descubra aqui a diferença entre as especialidades.

Psicanálise, psicologia ou psiquiatria? Muitas dúvidas giram em torno desses termos. Descubra aqui a diferença entre as especialidades.

Quando o assunto é cuidar da saúde mental, ainda existem dúvidas quanto aos termos usados para definir cada profissional. Muitas pessoas ainda não sabem a diferença sobre o modo como psicólogos, psiquiatras e psicanalistas trabalham. Confira a matéria do Cuidados Mil e entenda as principais diferenças entre psicanálise, psicologia ou psiquiatria. Confira!

Como funciona a psicanálise?

Apesar de estar inserida na psicologia, a psicanálise é uma forma de psicoterapia e pode ser entendida como um campo à parte. Mesmo tendo surgido nos estudos de Sigmund Freud, a especialidade é usada até hoje para compreender e analisar a mente humana. Exclusivamente por meio de diálogos, o psicanalista procura a cura para os problemas físicos e mentais do paciente.

É função do psicanalista permitir que o paciente tenha consciência daquilo que para ele é desconhecido, mas que ainda assim determina suas escolhas e seus sentimentos. Desvendar os mistérios inconscientes, dentro da sua perspectiva, deve trazer alívio ao sofrimento do paciente. A terapia da psicanálise costuma ser um processo longo, onde o autoconhecimento produz mudanças na vida da pessoa.

O que faz um psicólogo?

Buscando entender os comportamentos e as funções mentais do ser humano, o psicólogo é quem identifica traumas, medos e receios que podem levar a uma vida frustrada. É a psicologia que aplica métodos científicos para compreender a psique humana e atuar no tratamento e prevenção de doenças mentais de forma a melhorar a sua qualidade de vida.

Engana-se quem acredita que a psicologia serve apenas para as pessoas com transtornos mentais. Não há restrições quando o assunto é cuidar da própria saúde mental. Por isso, o psicólogo é indicado a todos que possuem qualquer insatisfação que esteja interferindo no seu dia a dia, como casos de crianças com as emoções à flor da pele.

Qual a diferença entre psicologia e psiquiatria?

Uma das diferenças entre as duas especialidades está na formação acadêmica do profissional. Enquanto para se tornar um psicólogo é preciso fazer uma faculdade de Psicologia, que dura em média 5 anos, para se tornar um psiquiatra, é preciso fazer a faculdade de Medicina e, depois de formado, fazer uma residência, ou seja, uma especialização em psiquiatria. Assim, o psiquiatra é um médico, já o psicólogo, não.

Além disso, existem diferenças nos tratamentos de ambas as especialidades. A psicologia serve para tratar transtornos psicológicos, como crises em ciclos da vida, dificuldade em relacionamentos, depressão e ansiedade. Já a psiquiatria, apesar de também tratar transtornos psicológicos, cuida de transtornos psiquiátricos, como, por exemplo, casos de dependência química, esquizofrenia, transtorno obsessivo compulsivo (TOC) e bipolaridade. O modo de tratamento, também, pode variar entre as duas modalidades, psicólogos utilizam o método do diálogo com o paciente, já os psiquiatras podem prescrever medicamentos ao paciente.

Últimas novidades

Saúde mental na adolescência e juventude: há sempre uma saída!

Saúde

Saúde mental na adolescência e juventude: há sempre uma saída!

A saúde mental na adolescência e juventude é um assunto muito importante e que deve ser falado. Essa é uma fase de mudanças em todos os sentidos, que quase sempre vêm acompanhadas de dúvidas e cobranças.  Qual profissão devo seguir? Como conseguir emprego? Será que devo me casar? Está na hora de ter filhos? Aluguel ou casa própria? Se pudéssemos olhar dentro da mente de um jovem, certamente encontraremos mais perguntas do que respostas.

Psicólogo ou psiquiatra: entenda o papel dos especialistas em saúde mental

Terapias

Psicólogo ou psiquiatra: entenda o papel dos especialistas em saúde mental

Nem todo mundo sabe quais são as diferenças entre psicólogo e psiquiatra, mas cada profissional tem uma função bem específica dentro do campo da saúde mental. Tudo começa, inclusive, pela formação de cada profissional, já que são especializados em áreas diferentes. Em muitos casos, o psicólogo e o psiquiatra trabalham em conjunto e de forma complementar, cada um auxiliando em um aspecto da vida do paciente.

Como é feito o tratamento de canal?

Odontologia

Como é feito o tratamento de canal?

Cuidar da saúde dos dentes é fundamental para manter um sorriso bonito. Consultas regulares ao dentista são super importantes, pois alguns procedimentos de rotina são necessários e somente o especialista poderá avaliar, por exemplo, quando realizar o tratamento de canal.  Só de ouvir o nome, a maioria das pessoas tem receio de realizar esse procedimento. Para esclarecer como é realizado o tratamento de canal, quais são as etapas e quais os cuidados necessários após o procedimento, o Cuidados Mil preparou uma matéria com tudo o que você precisa saber sobre esse assunto.

Qual a importância das vacinas para prevenir doenças e garantir a saúde da população?

Saúde

Qual a importância das vacinas para prevenir doenças e garantir a saúde da população?

Com a pandemia do novo coronavírus, as vacinas voltaram a ser a prioridade entre a comunidade científica e a própria população. O que poucos sabem é que as vacinas fazem parte da realidade há séculos e são consideradas umas das principais medidas preventivas contra doenças graves. No Brasil, a vacina surgiu em 1804 para combater a varíola, um quadro contagioso e muito perigoso para a época, mas que já foi erradicado depois de uma campanha de vacinação em massa organizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) por volta de 1970. Ainda assim, muitas pessoas não entendem o processo de desenvolvimento de imunizações e nem a importância de não deixar de se vacinar.

Ver mais