Quais as causas mais comuns das pedras na vesícula?

As pedras na vesícula são mais comuns do que se imagina e podem aparecer por diferentes razões. A principal função da vesícula é servir de recipiente para a bile, um líquido produzido no tecido hepático que auxilia na digestão dos alimentos e seus nutrientes. Mas o que acontece quando esse órgão é afetado por um desequilíbrio? A bile começa a empedrar – e é aí que surgem os cálculos biliares, popularmente conhecidos como pedras na vesícula. Entenda mais abaixo!

Quais são os principais sintomas de pedras na vesícula?

Uma das características das pedras na vesícula é que ela pode ou não apresentar sintomas. Alguns pacientes podem ter dor intensa do lado direito superior do abdômen que se irradia para as costelas. Nesse caso, o incômodo costuma surgir meia hora após uma refeição, atingir um pico de intensidade e diminuir logo depois. Além disso, febre, náuseas e vômitos podem ser sinais de pedras na vesícula. Por outro lado, existem algumas situações em que os cálculos biliares podem ser assintomáticos, o que muitas vezes faz com que o quadro seja diagnosticado apenas durante exames de rotina.

Apesar de ser tratável, as pedras na vesícula quando não diagnosticadas cedo podem gerar problemas mais sérios, como inflamação do órgão e pancreatite, e até levar o paciente à óbito. Essas complicações podem ser evitadas com o diagnóstico precoce, por isso, ao menor sinal de que algo não está bem, procure um médico para receber o atendimento adequado.

Pedras na vesícula: entenda as principais causas do problema

Existe uma série de fatores que podem alterar a composição da bile e, consequentemente, resultar na formação de pedras na vesícula. As causas mais comuns, no entanto, envolvem diabetes, obesidade, hipertensão e fumo. Além disso, dietas ricas em gorduras e pobres em fibras e uma vida sedentária podem desencadear o problema. A elevação do nível de estrogênio, o uso prolongado de anticoncepcionais e predisposição genética também estão associados com a formação de cálculos biliares.

Existe tratamento para pedras na vesícula?

Sim, as pedras na vesícula são um problema que pode ser revertido. O tratamento é determinado de acordo com a gravidade do quadro. Em alguns casos, a recomendação é fazer uso de medicamentos que possam diluir os cálculos se for formado apenas por colesterol. Em outros, o médico pode recomendar uma cirurgia por laparoscopia para resolver o problema. Além disso, tratamento por ondas de choque para “quebrar” as pedras também podem ser uma possibilidade.

Veja alguns cuidados que podem prevenir as pedras na vesícula

Manter uma alimentação rica em fibras e evitar alimentos gordurosos que possam elevar o nível do colesterol são as principais formas de prevenir as pedras na vesícula. Outra atitude simples é evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, já que são líquidos que podem prejudicar o funcionamento do fígado. Além disso, o consumo regular de café, vegetais e oleaginosas, como nozes e castanha, podem diminuir o risco de cálculos biliares. Lembre-se: se você possui histórico familiar, é importante fazer consultas e exames regulares para acompanhar sua saúde geral.