Voltar para home page
Alimentação saudável

Quais as consequências da falta de vitamina B12 no organismo?

A vitamina B12 age no sistema nervoso central e previne a degeneração celular

A vitamina B12 age no sistema nervoso central e previne a degeneração celular

A vitamina B12 é essencial para o bom funcionamento do corpo. Ela desempenha um papel importante no sistema nervoso central, agindo na cognição e prevenindo a degeneração celular. O nutriente, que não é produzido naturalmente pelo nosso organismo, deve ser obrigatoriamente ingerido para evitar desequilíbrios no organismo.

A vitamina B12 é encontrada principalmente em alimentos de origem animal, como carnes, frutos do mar, leite e ovos - por isso, pessoas que seguem uma dieta restrita, como os vegetarianos, precisam fazer a suplementação do nutriente. A falta de vitamina B12 no organismo pode trazer várias consequências para a saúde física e mental. Reunimos algumas informações para você saber mais sobre o assunto. Confira!

Quais os principais sintomas da falta de vitamina B12?

Diferente da maioria das vitaminas, a vitamina B12 se armazena em quantidades substanciais no organismo. Isso significa que se uma pessoa parar de ingerir alimentos com o nutriente, levará cerca de três a cinco anos para que os estoques de vitamina B12 se esgotem completamente do corpo da pessoa. Por ser uma substância necessária em processos importantes do corpo humano, como o amadurecimento dos glóbulos vermelhos, a falta de vitamina B12 provoca diversas complicações, como:

  • Fadiga
  • Fraqueza muscular
  • Formigamento nas mãos e nos pés
  • Tontura
  • Depressão
  • Confusão mental
  • Anemia perniciosa
  • Palpitações
  • Falta de ar
  • Falta de apetite e perda de peso
  • Irritabilidade
  • Feridas na boca e na língua

Em casos mais graves, a deficiência de vitamina B12 no organismo pode provocar demência, podendo ser até irreversível.

O que causa a deficiência vitamina B12?

Além de uma alimentação pobre em alimentos que são fonte natural de vitamina B12, como carnes, peixes, ovos, leite e queijo, existem algumas outras causas que podem provocar a falta da vitamina. A doença de Crohn, que é uma inflamação no intestino, acaba gerando uma não absorção da vitamina B12 de maneira eficiente. O desenvolvimento excessivo de parasitas e bactérias na flora intestinal também podem provocar complicações na absorção, bem como o uso de medicamentos antibióticos. Além disso, a anemia perniciosa pode provocar diminuição do fator intrínseco que também impede a absorção da vitamina.

Como tratar a falta de vitamina B12?

O tratamento da falta de vitamina B12 dependerá da causa da deficiência. Nos casos de absorção inadequada, geralmente são indicadas aplicações de injeções intramusculares de vitamina B12 e outras do complexo B. Já quando a causa é a alimentação, o paciente deverá fazer a suplementação oral. Exames de sangue devem ser realizados periodicamente para se certificar que o nível da vitamina voltou ao normal. É importante consultar um médico assim que perceber sinais da carência de vitamina B12 para dar início ao tratamento mais adequado.

Últimas novidades

Câncer de ovário: causas, como identificar e tratamentos

Saúde

Câncer de ovário: causas, como identificar e tratamentos

O câncer de ovário é difícil de ser diagnosticado, sendo a segunda neoplasia ginecológica mais comum. Esse tipo de câncer é o mais letal entre os cânceres ginecológicos. Mais frequente em mulheres com mais de 40 anos, o câncer de ovário demora a apresentar sintomas, o que resulta no diagnóstico tardio. Estima-se que cerca de 75% dos casos são diagnosticados quando a doença já está avançada.

Como manter a diabetes controlada?

Saúde

Como manter a diabetes controlada?

A diabetes é uma doença metabólica em que o corpo não consegue produzir uma quantidade suficiente de insulina, hormônio responsável pelo controle da glicose no sangue. Com a falta da substância, o paciente diabético sofre com o aumento do nível de glicose na corrente sanguínea, que é o que chamamos de hiperglicemia. Segundo o Ministério da Saúde, estima-se que 9 milhões de pessoas têm diabetes, e infelizmente esse é um número que só cresce a cada ano. Então, o que fazer para manter a diabetes controlada? Separamos algumas dicas que podem ajudar no problema.

Escutar música alta pode comprometer a audição?

Saúde

Escutar música alta pode comprometer a audição?

Ouvir música é um hábito que faz parte da vida de muita gente. Basta ir às ruas e observar a quantidade de pessoas com fones de ouvido imersos em seu próprio universo para se dar conta de como a música está presente em todo lugar. No entanto, é importante ficar atento ao volume e a frequência desse hábito. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), quase 50% das pessoas entre 12 e 35 anos correm o risco de sofrer perda auditiva por causa da exposição prolongada e excessiva a sons muito altos, o que corresponde a 1,1 bilhão da população.

Exercícios físicos na gravidez: qual a importância e os cuidados durante a prática

Exercício físico

Exercícios físicos na gravidez: qual a importância e os cuidados durante a prática

Quando uma mulher está grávida, surgem muitas dúvidas sobre a realização de atividades físicas durante a gestação e como isso deve ser feito sem prejudicar a saúde da nova mamãe ou do bebê que está a caminho. É importante conversar com o obstetra antes de dar início a essa rotina, mas geralmente os exercícios físicos são bastante benéficos para o desenvolvimento da gestação. Para entender melhor quais são os benefícios dessa prática, quais são os exercícios físicos mais indicados para mulheres grávidas e que cuidados são necessários, o Cuidados Mil preparou uma matéria com tudo que você precisa saber sobre o assunto.

Ver mais