Voltar para home page
Saúde

Quais hábitos devem ser mantidos durante e depois da flexibilização da quarentena?

Várias cidades do Brasil estão passando pelo processo de flexibilização da quarentena

Várias cidades do Brasil estão passando pelo processo de flexibilização da quarentena

A maioria das cidades do Brasil estão passando por um período de flexibilização da quarentena. Com isso, comércios, restaurantes, escritórios e outros serviços que estavam parados ou funcionando em esquema especial estão voltando à normalidade aos poucos. Mesmo assim, o Brasil ainda enfrenta uma situação delicada em relação à pandemia do novo coronavírus, o que faz muita gente questionar quais cuidados ainda são essenciais durante e após a flexibilização. Afinal, quais hábitos devem ser mantidos nesse período e quais devem se tornar parte da rotina?

Uso de máscaras e isolamento social devem permanecer durante a flexibilização da quarentena

O isolamento social e o uso de máscaras ainda continuam sendo os métodos mais eficazes para evitar a propagação do novo coronavírus. Mesmo que você precise sair para trabalhar ou resolver algo importante na rua, é essencial não deixar a máscara de lado, que deve ser trocada a cada duas horas para garantir a proteção. As máscaras funcionam como uma barreira contra o vírus.

Evitar aglomerações, como bares, festas e praia, também são necessários nesse momento. Se você trabalha em um escritório ou comércio, o ideal é que o ambiente seja bem ventilado e tenha uma distância mínima de 1,5 metro entre cada indivíduo ou estação de trabalho.

Higienização correta das mãos e sapato do lado de fora: um novo hábito!

A pandemia do novo coronavírus trouxe hábitos que nem imaginávamos ser tão importantes para prevenir a doença e outros problemas de saúde. Muita gente passou a ter mais cuidado na hora de fazer a higienização correta das mãos, seguindo todos os passos recomendados pelas autoridades de saúde. O álcool 70% também se tornou um aliado para manter as mãos e superfícies sempre limpas, mesmo fora de casa.

Outro hábito que se tornou comum nos últimos meses foi retirar os sapatos antes de entrar em casa. E com certeza isso é algo que deve ser mantido depois da quarentena: os sapatos trazem diversos resíduos e sujeiras da rua. Se você tiver crianças e animais de estimação, os calçados podem levar doenças que prejudicam toda a família. E ah, se você não costumava limpar as patas do seu cachorro depois do passeio, repense isso a partir de agora.

Higienização das compras e alimentos é essencial

A preocupação com o novo coronavírus trouxe para a nossa rotina uma série de cuidados, entre eles a higienização correta dos alimentos comprados no supermercado, da comida ou remédios recebidos por delivery e até da encomenda entregue pelos correios. Apesar de ser um pouco cansativo ter que limpar tudo que entra dentro de casa, tente inserir a prática na rotina (mesmo depois da pandemia) e tornar isso um hábito para a vida toda.

Últimas novidades

Mês das crianças: veja os cuidados de saúde importantes na primeira e segunda infância

Bem-estar

Mês das crianças: veja os cuidados de saúde importantes na primeira e segunda infância

No mês de outubro é comemorado o Dia das Crianças. Conhecido como um momento para presentear os pequenos e incentivar as brincadeiras, a data também é uma oportunidade para falar sobre saúde. Na primeira e segunda infância (do nascimento até os 6 anos de idade e dos 6 anos até a puberdade, respectivamente), a criança passa por diversos níveis de aprendizado e desenvolvimento.

Outubro rosa: 5 formas de se proteger contra o câncer de mama

Saúde

Outubro rosa: 5 formas de se proteger contra o câncer de mama

Outubro é o mês de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama. Causado pela multiplicação desequilibrada das células da mama, dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer) apontam que esse tipo de câncer deve atingir cerca de 66 mil pessoas no Brasil em 2020. O câncer de mama é um dos mais comuns que atinge as mulheres no Brasil e no mundo, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Apesar de raro, o câncer de mama também pode atingir homens.

5 doenças, além da Covid-19, que precisam da sua atenção em 2020

Saúde

5 doenças, além da Covid-19, que precisam da sua atenção em 2020

A pandemia do novo coronavírus impactou a vida das pessoas e sua relação com a própria saúde. Cuidados como o isolamento social, higienização constante das mãos com água e sabão ou álcool em gel e uso de máscara se tornaram a nova rotina para se manter longe da Covid-19. Entretanto, apesar de protegido contra o novo vírus, outras doenças podem ser tão preocupantes quanto e que necessitam de atenção, com uma vantagem: elas podem ser evitadas com os cuidados necessários.

Como incluir as oleaginosas na alimentação?

Alimentação saudável

Como incluir as oleaginosas na alimentação?

Castanhas, nozes, amêndoas, avelãs… o que esses alimentos têm em comum? Além de estarem no grupo das oleaginosas, ele são ricos em diversas substâncias que fazem muito bem para a saúde em geral, como antioxidantes e minerais. As oleaginosas estão associadas à diminuição dos riscos de ter doenças no coração, melhor funcionamento do sistema nervoso e ação anti-inflamatória, dentre outros benefícios comprovados.

Ver mais