Voltar para home page
Saúde

Quais hábitos devem ser mantidos durante e depois da flexibilização da quarentena?

Várias cidades do Brasil estão passando pelo processo de flexibilização da quarentena

Várias cidades do Brasil estão passando pelo processo de flexibilização da quarentena

A maioria das cidades do Brasil estão passando por um período de flexibilização da quarentena. Com isso, comércios, restaurantes, escritórios e outros serviços que estavam parados ou funcionando em esquema especial estão voltando à normalidade aos poucos. Mesmo assim, o Brasil ainda enfrenta uma situação delicada em relação à pandemia do novo coronavírus, o que faz muita gente questionar quais cuidados ainda são essenciais durante e após a flexibilização. Afinal, quais hábitos devem ser mantidos nesse período e quais devem se tornar parte da rotina?

Uso de máscaras e isolamento social devem permanecer durante a flexibilização da quarentena

O isolamento social e o uso de máscaras ainda continuam sendo os métodos mais eficazes para evitar a propagação do novo coronavírus. Mesmo que você precise sair para trabalhar ou resolver algo importante na rua, é essencial não deixar a máscara de lado, que deve ser trocada a cada duas horas para garantir a proteção. As máscaras funcionam como uma barreira contra o vírus.

Evitar aglomerações, como bares, festas e praia, também são necessários nesse momento. Se você trabalha em um escritório ou comércio, o ideal é que o ambiente seja bem ventilado e tenha uma distância mínima de 1,5 metro entre cada indivíduo ou estação de trabalho.

Higienização correta das mãos e sapato do lado de fora: um novo hábito!

A pandemia do novo coronavírus trouxe hábitos que nem imaginávamos ser tão importantes para prevenir a doença e outros problemas de saúde. Muita gente passou a ter mais cuidado na hora de fazer a higienização correta das mãos, seguindo todos os passos recomendados pelas autoridades de saúde. O álcool 70% também se tornou um aliado para manter as mãos e superfícies sempre limpas, mesmo fora de casa.

Outro hábito que se tornou comum nos últimos meses foi retirar os sapatos antes de entrar em casa. E com certeza isso é algo que deve ser mantido depois da quarentena: os sapatos trazem diversos resíduos e sujeiras da rua. Se você tiver crianças e animais de estimação, os calçados podem levar doenças que prejudicam toda a família. E ah, se você não costumava limpar as patas do seu cachorro depois do passeio, repense isso a partir de agora.

Higienização das compras e alimentos é essencial

A preocupação com o novo coronavírus trouxe para a nossa rotina uma série de cuidados, entre eles a higienização correta dos alimentos comprados no supermercado, da comida ou remédios recebidos por delivery e até da encomenda entregue pelos correios. Apesar de ser um pouco cansativo ter que limpar tudo que entra dentro de casa, tente inserir a prática na rotina (mesmo depois da pandemia) e tornar isso um hábito para a vida toda.

Últimas novidades

Câncer de ovário: causas, como identificar e tratamentos

Saúde

Câncer de ovário: causas, como identificar e tratamentos

O câncer de ovário é difícil de ser diagnosticado, sendo a segunda neoplasia ginecológica mais comum. Esse tipo de câncer é o mais letal entre os cânceres ginecológicos. Mais frequente em mulheres com mais de 40 anos, o câncer de ovário demora a apresentar sintomas, o que resulta no diagnóstico tardio. Estima-se que cerca de 75% dos casos são diagnosticados quando a doença já está avançada.

Como manter a diabetes controlada?

Saúde

Como manter a diabetes controlada?

A diabetes é uma doença metabólica em que o corpo não consegue produzir uma quantidade suficiente de insulina, hormônio responsável pelo controle da glicose no sangue. Com a falta da substância, o paciente diabético sofre com o aumento do nível de glicose na corrente sanguínea, que é o que chamamos de hiperglicemia. Segundo o Ministério da Saúde, estima-se que 9 milhões de pessoas têm diabetes, e infelizmente esse é um número que só cresce a cada ano. Então, o que fazer para manter a diabetes controlada? Separamos algumas dicas que podem ajudar no problema.

Escutar música alta pode comprometer a audição?

Saúde

Escutar música alta pode comprometer a audição?

Ouvir música é um hábito que faz parte da vida de muita gente. Basta ir às ruas e observar a quantidade de pessoas com fones de ouvido imersos em seu próprio universo para se dar conta de como a música está presente em todo lugar. No entanto, é importante ficar atento ao volume e a frequência desse hábito. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), quase 50% das pessoas entre 12 e 35 anos correm o risco de sofrer perda auditiva por causa da exposição prolongada e excessiva a sons muito altos, o que corresponde a 1,1 bilhão da população.

Exercícios físicos na gravidez: qual a importância e os cuidados durante a prática

Exercício físico

Exercícios físicos na gravidez: qual a importância e os cuidados durante a prática

Quando uma mulher está grávida, surgem muitas dúvidas sobre a realização de atividades físicas durante a gestação e como isso deve ser feito sem prejudicar a saúde da nova mamãe ou do bebê que está a caminho. É importante conversar com o obstetra antes de dar início a essa rotina, mas geralmente os exercícios físicos são bastante benéficos para o desenvolvimento da gestação. Para entender melhor quais são os benefícios dessa prática, quais são os exercícios físicos mais indicados para mulheres grávidas e que cuidados são necessários, o Cuidados Mil preparou uma matéria com tudo que você precisa saber sobre o assunto.

Ver mais