Voltar para home page
Saúde

Quais hábitos devem ser mantidos durante e depois da flexibilização da quarentena?

Várias cidades do Brasil estão passando pelo processo de flexibilização da quarentena

Várias cidades do Brasil estão passando pelo processo de flexibilização da quarentena

A maioria das cidades do Brasil estão passando por um período de flexibilização da quarentena. Com isso, comércios, restaurantes, escritórios e outros serviços que estavam parados ou funcionando em esquema especial estão voltando à normalidade aos poucos. Mesmo assim, o Brasil ainda enfrenta uma situação delicada em relação à pandemia do novo coronavírus, o que faz muita gente questionar quais cuidados ainda são essenciais durante e após a flexibilização. Afinal, quais hábitos devem ser mantidos nesse período e quais devem se tornar parte da rotina?

Uso de máscaras e isolamento social devem permanecer durante a flexibilização da quarentena

O isolamento social e o uso de máscaras ainda continuam sendo os métodos mais eficazes para evitar a propagação do novo coronavírus. Mesmo que você precise sair para trabalhar ou resolver algo importante na rua, é essencial não deixar a máscara de lado, que deve ser trocada a cada duas horas para garantir a proteção. As máscaras funcionam como uma barreira contra o vírus.

Evitar aglomerações, como bares, festas e praia, também são necessários nesse momento. Se você trabalha em um escritório ou comércio, o ideal é que o ambiente seja bem ventilado e tenha uma distância mínima de 1,5 metro entre cada indivíduo ou estação de trabalho.

Higienização correta das mãos e sapato do lado de fora: um novo hábito!

A pandemia do novo coronavírus trouxe hábitos que nem imaginávamos ser tão importantes para prevenir a doença e outros problemas de saúde. Muita gente passou a ter mais cuidado na hora de fazer a higienização correta das mãos, seguindo todos os passos recomendados pelas autoridades de saúde. O álcool 70% também se tornou um aliado para manter as mãos e superfícies sempre limpas, mesmo fora de casa.

Outro hábito que se tornou comum nos últimos meses foi retirar os sapatos antes de entrar em casa. E com certeza isso é algo que deve ser mantido depois da quarentena: os sapatos trazem diversos resíduos e sujeiras da rua. Se você tiver crianças e animais de estimação, os calçados podem levar doenças que prejudicam toda a família. E ah, se você não costumava limpar as patas do seu cachorro depois do passeio, repense isso a partir de agora.

Higienização das compras e alimentos é essencial

A preocupação com o novo coronavírus trouxe para a nossa rotina uma série de cuidados, entre eles a higienização correta dos alimentos comprados no supermercado, da comida ou remédios recebidos por delivery e até da encomenda entregue pelos correios. Apesar de ser um pouco cansativo ter que limpar tudo que entra dentro de casa, tente inserir a prática na rotina (mesmo depois da pandemia) e tornar isso um hábito para a vida toda.

Últimas novidades

Como escovar os dentes corretamente? Veja o passo a passo para não errar!

Odontologia

Como escovar os dentes corretamente? Veja o passo a passo para não errar!

Cuidar da higiene bucal é algo que deve fazer parte da rotina. Além de garantir um sorriso mais limpo, bonito e saudável, essa é a maneira mais eficiente de evitar problemas como a cárie, o tártaro e a gengivite. De uma maneira geral, a recomendação é que a escovação dos dentes seja feita pelo menos três vezes ao dia após as principais refeições - café da manhã, almoço e jantar.

Acupuntura: entenda o que é essa terapia, indicações e efeitos na saúde

Terapias

Acupuntura: entenda o que é essa terapia, indicações e efeitos na saúde

A acupuntura é uma técnica oriental que consiste no uso de agulhas em partes específicas do corpo com o objetivo de melhorar o bem-estar individual e promover o equilíbrio do corpo. Inclusive, a acupuntura é tão benéfica que vem sendo cada vez mais indicada como terapia complementar para diversas doenças que afetam a parte física e psicológica. Para entender melhor como o procedimento funciona, para quem ele é indicado e quais são os benefícios da acupuntura para o corpo, o Cuidados Mil reuniu as principais informações sobre isso. Confira!

Como a endoscopia é feita e quais as recomendações?

Saúde

Como a endoscopia é feita e quais as recomendações?

Você já ouviu falar na endoscopia? Este exame médico coleta imagens em tempo real das cavidades do sistema digestivo, sendo fundamental para o diagnóstico de doenças e até alguns tratamentos. Ele é realizado com um nível de sedação que vai depender da complexidade do procedimento, que pode ser tanto para avaliar uma gastrite quanto retirar tumores. Veja abaixo como o exame é feito, para que serve e quais são os casos recomendados para se fazer a endoscopia.

O que é a segunda onda de Covid-19 e o que a população pode fazer para evitá-la?

Saúde

O que é a segunda onda de Covid-19 e o que a população pode fazer para evitá-la?

O termo “segunda onda” é utilizado quando novos surtos começam a ocorrer após uma queda na taxa de transmissão do vírus. No caso da Covid-19, os especialistas alertaram sobre a possibilidade, mesmo que houvesse um achatamento significativo na curva de infectados. Historicamente, das oito pandemias que já ocorreram no mundo desde 1700, pelo menos sete tiveram mais de uma onda em alguma parte do mundo.

Ver mais