Voltar para home page
Alimentação saudável

Quais os benefícios das leguminosas para a saúde?

As leguminosas são ricas em fibras, proteínas, carboidratos e ferro

As leguminosas são ricas em fibras, proteínas, carboidratos e ferro

Você consome feijão todos os dias? Apesar de ser um item muito consumido no Brasil, pouca gente sabe da importância não apenas do feijão, mas de todas as leguminosas, para a saúde do nosso corpo. Assim como os legumes, verduras, frutas e hortaliças, as leguminosas devem fazer parte das refeições diariamente. Ricas em fibras, proteínas, carboidratos, também são uma fonte poderosa de ferro. E quando falamos desse grupo de alimentos, nos referimos a uma grande variedade: ervilha, lentilha, grão-de-bico, entre outros, que podem ser preparados de diversas formas e em várias receitas diferentes, como bolinhos, hambúrgueres, saladas e caldos.

Quais os benefícios das leguminosas para a saúde e bem-estar?

O nome pode remeter aos legumes, mas as leguminosas têm uma função importante no organismo. Presente constante nas refeições brasileiras, estão no grupo de leguminosas todos os tipos de feijão, lentilha, ervilha, grão-de-bico, soja, amendoim e fava, entre outros.

As leguminosas são alimentos completos no ponto de vista nutricional. São consideradas ótimas fontes de proteínas vegetais, que ajudam na manutenção de órgãos e sistemas vitais do corpo humano. As leguminosas também possuem carboidratos complexos, responsáveis por fornecer energia, e fibras - que entre suas funções, auxiliam no trânsito intestinal e diminuem os níveis de colesterol que são prejudiciais ao organismo. Esses alimentos também ajudam a promover mais saciedade.

Consumo de leguminosas ajudam na prevenção de doenças

As leguminosas são muito utilizadas na substituição de proteínas animais, principalmente por pessoas que seguem uma dieta vegetariana. Por terem uma alta capacidade nutricional, estudos demonstram que o consumo regular desses alimentos ajudam na prevenção de doenças como diabetes, distúrbios no intestino e doenças cardiovasculares

Leguminosas são ricas em minerais, como ferro e cálcio

A maioria das leguminosas possui muitos minerais, o que ajuda e muito o funcionamento do nosso organismo. Os diferentes tipos de feijão, por exemplo, são normalmente associados a alta concentração de ferro, que entre tantos benefícios, previne a anemia. O indicado é associar o consumo com alimentos ricos em vitamina C, que aumentam a absorção do ferro pelo organismo. Portanto, quando consumir uma leguminosa, que tal incluir uma fruta cítrica de sobremesa - como laranja, tangerina ou uma fatia de abacaxi - para potencializar a absorção?

As leguminosas também são ricas em cálcio, mineral que fortalece a estrutura óssea e dentária, e em magnésio, que ajuda a regular as taxas de açúcar no sangue, auxilia na regulação da pressão arterial e melhora o condicionamento físico. Esses grãos também são fonte de potássio, substância que ajuda a regular o metabolismo, evita cãibras, melhora a saúde mental e têm efeitos no sistema nervoso.Se ingeridos com vitamina C, as leguminosas também podem ser poderosas fontes de ferro, que entre outros benefícios, previne a anemia.

Leguminosas e vitaminas do complexo B

Entre tantos benefícios para a saúde encontrados nas leguminosas, outro que se destaca é a grande quantidade vitaminas do complexo B na composição. Esses nutrientes possuem diversas funções no organismo e se destacam pelo auxílio na manutenção do sistema nervoso central, fortalecimento do sistema imunológico e efeitos na saúde da pele e intestino.

Últimas novidades

Herpes labial: descubra o que é e como buscar tratamento

Saúde

Herpes labial: descubra o que é e como buscar tratamento

A herpes labial é causada pelo vírus HSV (Herpes Simplex Virus) e se divide em dois tipos, o HSV-1, que geralmente fica alocado na cavidade bucal, e o HSV-2, que atinge os genitais. Ambos são extremamente contagiosos, mas o primeiro é o mais comum. Para se ter uma ideia, a Organização Mundial da Saúde estima que 67% da população está infectada por ele.

6 dicas para fazer exercício físico em casa de forma segura

Exercício físico

6 dicas para fazer exercício físico em casa de forma segura

A quarentena fez muita gente aderir aos exercícios físicos caseiros - e isso é um bom sinal. Ficar em casa sem se movimentar pode gerar diversos problemas de saúde típicos do sedentarismo. As dores na coluna são um dos principais exemplos. No entanto, para que a atividade física renda os benefícios desejados, é preciso cuidado e respeito aos limites do corpo.

5 dicas para voltar à rotina depois da pandemia

Bem-estar

5 dicas para voltar à rotina depois da pandemia

Os meses de isolamento por causa da pandemia do coronavírus podem deixar algumas consequências na vida da população mesmo quando a rotina voltar ao normal. As pessoas tiveram que se adaptar a um novo modo de vida em meio à incertezas sobre a saúde. A volta à vida normal, mesmo quando os casos da doença diminuírem consideravelmente, pode ser difícil para algumas pessoas.

Como identificar a depressão em familiares e amigos próximos?

Saúde

Como identificar a depressão em familiares e amigos próximos?

A depressão é considerada uma das doença mais comuns do século. Apesar de afetar mais de 2 milhões de brasileiros, o transtorno ainda é cercado de tabus e dificuldade de diagnóstico. As causas da depressão não são totalmente claras, mas acredita-se que o distúrbio sofre interferências de fatores biológicos, sociais, comportamentais e ambientais. A doença pode se manifestar de diversas formas, mas normalmente os sinais mais comuns são tristeza profunda, perda de interesse por atividades que antes eram comuns na rotina, desânimo e isolamento social.

Ver mais