Voltar para home page
Alimentação saudável

Quais os benefícios das leguminosas para a saúde?

As leguminosas são ricas em fibras, proteínas, carboidratos e ferro

As leguminosas são ricas em fibras, proteínas, carboidratos e ferro

Você consome feijão todos os dias? Apesar de ser um item muito consumido no Brasil, pouca gente sabe da importância não apenas do feijão, mas de todas as leguminosas, para a saúde do nosso corpo. Assim como os legumes, verduras, frutas e hortaliças, as leguminosas devem fazer parte das refeições diariamente. Ricas em fibras, proteínas, carboidratos, também são uma fonte poderosa de ferro. E quando falamos desse grupo de alimentos, nos referimos a uma grande variedade: ervilha, lentilha, grão-de-bico, entre outros, que podem ser preparados de diversas formas e em várias receitas diferentes, como bolinhos, hambúrgueres, saladas e caldos.

Quais os benefícios das leguminosas para a saúde e bem-estar?

O nome pode remeter aos legumes, mas as leguminosas têm uma função importante no organismo. Presente constante nas refeições brasileiras, estão no grupo de leguminosas todos os tipos de feijão, lentilha, ervilha, grão-de-bico, soja, amendoim e fava, entre outros.

As leguminosas são alimentos completos no ponto de vista nutricional. São consideradas ótimas fontes de proteínas vegetais, que ajudam na manutenção de órgãos e sistemas vitais do corpo humano. As leguminosas também possuem carboidratos complexos, responsáveis por fornecer energia, e fibras - que entre suas funções, auxiliam no trânsito intestinal e diminuem os níveis de colesterol que são prejudiciais ao organismo. Esses alimentos também ajudam a promover mais saciedade.

Consumo de leguminosas ajudam na prevenção de doenças

As leguminosas são muito utilizadas na substituição de proteínas animais, principalmente por pessoas que seguem uma dieta vegetariana. Por terem uma alta capacidade nutricional, estudos demonstram que o consumo regular desses alimentos ajudam na prevenção de doenças como diabetes, distúrbios no intestino e doenças cardiovasculares

Leguminosas são ricas em minerais, como ferro e cálcio

A maioria das leguminosas possui muitos minerais, o que ajuda e muito o funcionamento do nosso organismo. Os diferentes tipos de feijão, por exemplo, são normalmente associados a alta concentração de ferro, que entre tantos benefícios, previne a anemia. O indicado é associar o consumo com alimentos ricos em vitamina C, que aumentam a absorção do ferro pelo organismo. Portanto, quando consumir uma leguminosa, que tal incluir uma fruta cítrica de sobremesa - como laranja, tangerina ou uma fatia de abacaxi - para potencializar a absorção?

As leguminosas também são ricas em cálcio, mineral que fortalece a estrutura óssea e dentária, e em magnésio, que ajuda a regular as taxas de açúcar no sangue, auxilia na regulação da pressão arterial e melhora o condicionamento físico. Esses grãos também são fonte de potássio, substância que ajuda a regular o metabolismo, evita cãibras, melhora a saúde mental e têm efeitos no sistema nervoso.Se ingeridos com vitamina C, as leguminosas também podem ser poderosas fontes de ferro, que entre outros benefícios, previne a anemia.

Leguminosas e vitaminas do complexo B

Entre tantos benefícios para a saúde encontrados nas leguminosas, outro que se destaca é a grande quantidade vitaminas do complexo B na composição. Esses nutrientes possuem diversas funções no organismo e se destacam pelo auxílio na manutenção do sistema nervoso central, fortalecimento do sistema imunológico e efeitos na saúde da pele e intestino.

Últimas novidades

Mês das crianças: veja os cuidados de saúde importantes na primeira e segunda infância

Bem-estar

Mês das crianças: veja os cuidados de saúde importantes na primeira e segunda infância

No mês de outubro é comemorado o Dia das Crianças. Conhecido como um momento para presentear os pequenos e incentivar as brincadeiras, a data também é uma oportunidade para falar sobre saúde. Na primeira e segunda infância (do nascimento até os 6 anos de idade e dos 6 anos até a puberdade, respectivamente), a criança passa por diversos níveis de aprendizado e desenvolvimento.

Outubro rosa: 5 formas de se proteger contra o câncer de mama

Saúde

Outubro rosa: 5 formas de se proteger contra o câncer de mama

Outubro é o mês de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama. Causado pela multiplicação desequilibrada das células da mama, dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer) apontam que esse tipo de câncer deve atingir cerca de 66 mil pessoas no Brasil em 2020. O câncer de mama é um dos mais comuns que atinge as mulheres no Brasil e no mundo, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Apesar de raro, o câncer de mama também pode atingir homens.

5 doenças, além da Covid-19, que precisam da sua atenção em 2020

Saúde

5 doenças, além da Covid-19, que precisam da sua atenção em 2020

A pandemia do novo coronavírus impactou a vida das pessoas e sua relação com a própria saúde. Cuidados como o isolamento social, higienização constante das mãos com água e sabão ou álcool em gel e uso de máscara se tornaram a nova rotina para se manter longe da Covid-19. Entretanto, apesar de protegido contra o novo vírus, outras doenças podem ser tão preocupantes quanto e que necessitam de atenção, com uma vantagem: elas podem ser evitadas com os cuidados necessários.

Como incluir as oleaginosas na alimentação?

Alimentação saudável

Como incluir as oleaginosas na alimentação?

Castanhas, nozes, amêndoas, avelãs… o que esses alimentos têm em comum? Além de estarem no grupo das oleaginosas, ele são ricos em diversas substâncias que fazem muito bem para a saúde em geral, como antioxidantes e minerais. As oleaginosas estão associadas à diminuição dos riscos de ter doenças no coração, melhor funcionamento do sistema nervoso e ação anti-inflamatória, dentre outros benefícios comprovados.

Ver mais