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Alimentação saudável

Quais são os 10 alimentos mais nutritivos?

Listamos alimentos poderosos que mais ajudam a manter a saúde do seu corpo

Listamos alimentos poderosos que mais ajudam a manter a saúde do seu corpo

Provavelmente, você já ouviu falar que “você é o que você come”. A máxima, que é amplamente difundida entre os entusiastas da alimentação saudável, é verdadeira e muitos estudos científicos comprovam que uma dieta rica em industrializados, embutidos e alimentos com muito sal ou açúcar em sua composição podem gerar inúmeras doenças. Descubra quais os 10 alimentos mais nutritivos que ajudam a preveni-las e garantir um corpo mais saudável.

1) Abacate é fonte de gordura boa

Durante muito tempo, o abacate foi evitado devido à grande quantidade de gordura presente na fruta. Mas, ao contrário das frituras, o alimento ajuda a baixar as taxas de LDL, colesterol ruim, e aumenta a concentração de HDL, a variação boa para o corpo. Ele diminui o risco de doenças cardiovasculares, controla o estresse e combate os radicais livres. É recomendado consumir ao menos um quarto de abacate duas ou três vezes por semana.

2) Maca peruana é rica em nutrientes

Cada vez mais popular no Brasil, a maca peruana é um tubérculo nativo da região dos Andes e que acredita-se ter sido cultivada há mais de 2 mil anos pelos incas. Ela é rica em vitaminas, minerais, carboidratos e proteínas importantes e, entre os seus principais benefícios, estão o controle da diabetes, diminuição dos sintomas da menopausa, prevenção do câncer e de doenças do coração e aumento da imunidade e energia.

3) Spirulina: mais de 50 nutrientes essenciais

Assim como a maca peruana, a spirulina - uma alga que pode ser utilizada como suplemento alimentar - é considerada um superalimento e é cada vez mais usada por atletas, devido aos seus benefícios nutricionais. Trata-se de uma cianobactéria, popularmente conhecida como alga azul, e que foi considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como alimento do milênio por conter mais de 50 nutrientes essenciais para o corpo humano e que pode ser utilizada como suplemento alimentar. A spirulina ajuda no combate a osteoporose, envelhecimento precoce e ajuda no emagrecimento.

4) Alimento tipicamente brasileiro, açaí ajuda a combater o colesterol ruim

A fruta nativa da região norte do Brasil virou uma queridinha entre as pessoas que buscam uma alimentação mais saudável e não foi à toa. O açaí combate o colesterol ruim, o envelhecimento, previne infecções e doenças como câncer, Alzheimer e osteoporose.

5) Oleaginosas ajudam a prevenir doenças no coração

Nozes, castanhas e amêndoas são ricas em proteínas, fibras e em gordura monoinsaturada, responsável por diminuir a concentração de moléculas de colesterol das artérias, prevenindo infartos e derrames. Também são ricas em selênio, vitamina E, fósforo, magnésio, zinco e arginina, colaborando para a imunidade do corpo. Oleaginosas são ricas principalmente em selênio, e apesar de outros nutrientes, a ingestão precisa ser moderada.

6) Ora-pro-nóbis: PANC tem alto potencial nutricional

Pertencente ao grupo de plantas chamado de PANCS (plantas alimentícias não convencionais), a ora-pro-nóbis é objeto de diversos estudos devido ao seu potencial nutricional. Ela pode ser consumida das flores até o broto e, além do alto teor proteico, estimado em cerca de 32%, é rica em minerais como ferro, cálcio, manganês, magnésio, além de vitamina C e fibras.

7) Espinafre é fonte de ferro e outros nutrientes essenciais para o organismo

O espinafre contém ferro, vitaminas A, K, B2, cálcio, fósforo, potássio e magnésio. Entre as vantagens de consumir o espinafre estão o controle da pressão alta e combate à diabetes e anemias, além de prevenir distúrbios na estrutura óssea.

8) Alimentos ricos em vitamina C aumentam a imunidade e ajuda na absorção de ferro

Alimentos que são ricos em vitamina C ajudam na prevenção de gripes e resfriados, além de reduzir o risco de AVC, pedra nos rins, alergias respiratórias, câncer e prisão de ventre. Também estimulam a absorção de nutrientes essenciais como o ferro. Entre os alimentos ricos em vitamina C, se destacam a laranja, acerola, caju, goiaba e caqui.

9) Couve manteiga é um poderoso antioxidante

Frequentemente encontrada nos sucos detox, a couve manteiga é rica em muitos nutrientes que ajudam o corpo a se desintoxicar de impurezas. Rica em antioxidantes, fibras, cálcio e vitamina C, a hortaliça tem ação antiinflamatória, fortalece os ossos e reduz o risco de doenças como anemia.

10) Cenoura: boa para a saúde dos olhos e pele

A cenoura é considerada um alimento altamente nutritivo desde a antiguidade. Ela é rica em betacaroteno, que é um importante nutriente para a saúde dos olhos e da pele. A cenoura também é rica em sais minerais, como ferro e cálcio, vitaminas K, A, C, E, do complexo B, melhora a função cerebral, fortalece o sistema imunológico e reduz o colesterol ruim.

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