Voltar para home page
Alimentação saudável

Quais são os 10 alimentos mais nutritivos?

Listamos alimentos poderosos que mais ajudam a manter a saúde do seu corpo

Listamos alimentos poderosos que mais ajudam a manter a saúde do seu corpo

Provavelmente, você já ouviu falar que “você é o que você come”. A máxima, que é amplamente difundida entre os entusiastas da alimentação saudável, é verdadeira e muitos estudos científicos comprovam que uma dieta rica em industrializados, embutidos e alimentos com muito sal ou açúcar em sua composição podem gerar inúmeras doenças. Descubra quais os 10 alimentos mais nutritivos que ajudam a preveni-las e garantir um corpo mais saudável.

1) Abacate é fonte de gordura boa

Durante muito tempo, o abacate foi evitado devido à grande quantidade de gordura presente na fruta. Mas, ao contrário das frituras, o alimento ajuda a baixar as taxas de LDL, colesterol ruim, e aumenta a concentração de HDL, a variação boa para o corpo. Ele diminui o risco de doenças cardiovasculares, controla o estresse e combate os radicais livres. É recomendado consumir ao menos um quarto de abacate duas ou três vezes por semana.

2) Maca peruana é rica em nutrientes

Cada vez mais popular no Brasil, a maca peruana é um tubérculo nativo da região dos Andes e que acredita-se ter sido cultivada há mais de 2 mil anos pelos incas. Ela é rica em vitaminas, minerais, carboidratos e proteínas importantes e, entre os seus principais benefícios, estão o controle da diabetes, diminuição dos sintomas da menopausa, prevenção do câncer e de doenças do coração e aumento da imunidade e energia.

3) Spirulina: mais de 50 nutrientes essenciais

Assim como a maca peruana, a spirulina - uma alga que pode ser utilizada como suplemento alimentar - é considerada um superalimento e é cada vez mais usada por atletas, devido aos seus benefícios nutricionais. Trata-se de uma cianobactéria, popularmente conhecida como alga azul, e que foi considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como alimento do milênio por conter mais de 50 nutrientes essenciais para o corpo humano e que pode ser utilizada como suplemento alimentar. A spirulina ajuda no combate a osteoporose, envelhecimento precoce e ajuda no emagrecimento.

4) Alimento tipicamente brasileiro, açaí ajuda a combater o colesterol ruim

A fruta nativa da região norte do Brasil virou uma queridinha entre as pessoas que buscam uma alimentação mais saudável e não foi à toa. O açaí combate o colesterol ruim, o envelhecimento, previne infecções e doenças como câncer, Alzheimer e osteoporose.

5) Oleaginosas ajudam a prevenir doenças no coração

Nozes, castanhas e amêndoas são ricas em proteínas, fibras e em gordura monoinsaturada, responsável por diminuir a concentração de moléculas de colesterol das artérias, prevenindo infartos e derrames. Também são ricas em selênio, vitamina E, fósforo, magnésio, zinco e arginina, colaborando para a imunidade do corpo. Oleaginosas são ricas principalmente em selênio, e apesar de outros nutrientes, a ingestão precisa ser moderada.

6) Ora-pro-nóbis: PANC tem alto potencial nutricional

Pertencente ao grupo de plantas chamado de PANCS (plantas alimentícias não convencionais), a ora-pro-nóbis é objeto de diversos estudos devido ao seu potencial nutricional. Ela pode ser consumida das flores até o broto e, além do alto teor proteico, estimado em cerca de 32%, é rica em minerais como ferro, cálcio, manganês, magnésio, além de vitamina C e fibras.

7) Espinafre é fonte de ferro e outros nutrientes essenciais para o organismo

O espinafre contém ferro, vitaminas A, K, B2, cálcio, fósforo, potássio e magnésio. Entre as vantagens de consumir o espinafre estão o controle da pressão alta e combate à diabetes e anemias, além de prevenir distúrbios na estrutura óssea.

8) Alimentos ricos em vitamina C aumentam a imunidade e ajuda na absorção de ferro

Alimentos que são ricos em vitamina C ajudam na prevenção de gripes e resfriados, além de reduzir o risco de AVC, pedra nos rins, alergias respiratórias, câncer e prisão de ventre. Também estimulam a absorção de nutrientes essenciais como o ferro. Entre os alimentos ricos em vitamina C, se destacam a laranja, acerola, caju, goiaba e caqui.

9) Couve manteiga é um poderoso antioxidante

Frequentemente encontrada nos sucos detox, a couve manteiga é rica em muitos nutrientes que ajudam o corpo a se desintoxicar de impurezas. Rica em antioxidantes, fibras, cálcio e vitamina C, a hortaliça tem ação antiinflamatória, fortalece os ossos e reduz o risco de doenças como anemia.

10) Cenoura: boa para a saúde dos olhos e pele

A cenoura é considerada um alimento altamente nutritivo desde a antiguidade. Ela é rica em betacaroteno, que é um importante nutriente para a saúde dos olhos e da pele. A cenoura também é rica em sais minerais, como ferro e cálcio, vitaminas K, A, C, E, do complexo B, melhora a função cerebral, fortalece o sistema imunológico e reduz o colesterol ruim.

Últimas novidades

Vacina para o novo coronavírus: conheça 2 pesquisas promissoras em andamento

Saúde

Vacina para o novo coronavírus: conheça 2 pesquisas promissoras em andamento

Os resultados de uma vacina contra a Covid-19 podem estar próximos. A pandemia do novo coronavírus alterou o modo de vida da sociedade. O isolamento social trouxe novas formas de consumo, hábitos e trabalho, além da forma como lidamos com a saúde. Desde então, muitos institutos de pesquisa espalhados pelo mundo estão estudando os efeitos do vírus e possibilidades de imunização.

Formigamento nas mãos: 5 principais motivos por trás do incômodo

Saúde

Formigamento nas mãos: 5 principais motivos por trás do incômodo

A sensação de formigamento nas mãos é algo comum para muita gente e, embora seja um sintoma simples, precisa de atenção. Isso porque diversos motivos podem estar por trás do formigamento, desde um problema de circulação até um Acidente Vascular Cerebral (AVC). O indicado é observar o quadro e, dependendo da forma como se manifesta, o atendimento médico pode ser necessário.

Quais as principais causas de queda de cabelo?

Saúde

Quais as principais causas de queda de cabelo?

A queda de cabelo é um problema muito comum, mas quando identificar se está perdendo mais fios do que o considerado saudável? O normal é que uma pessoa perca de 100 a 150 fios por dia de forma natural para que o cabelo cresça novamente. Quando a quantidade ultrapassa isso, é sinal de que pode haver um problema clínico por trás. A queda excessiva de cabelo pode ser observada na escovação diária, durante a lavagem ou até mesmo depois de acordar, quando se percebe muitos fios no travesseiro.

Como lidar com os distúrbios do sono na quarentena?

Bem-estar

Como lidar com os distúrbios do sono na quarentena?

A quarentena tem afetado, em grande parte da população, o modo de viver e de interagir com o mundo. Viver numa situação de pandemia também trouxe muita preocupação, que se reflete em ansiedade e distúrbios do sono. Insônia, sono muito leve, acordar várias vezes, não conseguir manter uma rotina de sono ou se sentir extremamente cansado mesmo depois de dormir bem são os problemas mais comuns nesse período de isolamento social.

Ver mais