Quais sinais indicam o Transtorno de Ansiedade?

Mulher com ansiedadeCaracterizada por sentimentos de tensão, preocupação e pensamentos ruins, a ansiedade é a reação natural do corpo a diversos fatores. Mas, quando em excesso, a emoção deixa de ser normal e passa a desencadear o Transtorno de Ansiedade. Ainda assim, nem sempre os sinais do distúrbio são óbvios, já que costumam ser confundidos com doses normais de ansiedade. Para entender melhor sobre o assunto, nós separamos os principais sinais que indicam o Transtorno de Ansiedade. Confira!

1. Medos irracionais

Sabe aquele medo que você não tinha antes ou que no fundo sabe que não faz sentido? Ele pode ser um sinal do Transtorno de Ansiedade. Isso porque o excesso de medo pode influenciar na segurança nas suas relações pessoais. O pânico de ficar sozinho ou não ser aceito e o medo de não ser bom o suficiente ou de fracassar são os primeiros sinais que perseguem as pessoas ansiosas.

2. Preocupação excessiva

Desde o trabalho a questões pessoais, todo mundo sempre tem alguma coisa para se preocupar. Mas, o que diferencia esse sentimento para a ansiedade é quando as preocupações se tornam fatores limitantes e que desencadeiam outros sintomas. A angústia de resolver essas questões o mais rápido possível faz com que a pessoa se sinta frustrada caso não consiga. Além disso, a preocupação excessiva pode causar dores de cabeça, estresse e, até mesmo, afetar o sistema imunológico do indivíduo.

3. Insônia

É normal que uma apresentação de trabalho ou um encontro atrapalhem o sono, mas isso não caracteriza um diagnóstico de ansiedade. A sensação de medo constante, preocupação com o futuro (ou mesmo apego ao passado) e pensamentos acelerados são sentimentos que caracterizam o transtorno e podem atrapalhar o sono a longo prazo, desenvolvendo episódios de insônia.

4. Mudanças alimentares e perda ou ganha de peso

Para algumas pessoas, uma das principais maneiras de aliviar o estresse é por meio da alimentação. Quando se trata de pessoas ansiosas, a tendência de descontar na comida ou simplesmente evitá-la é ainda maior. Segundo alguns estudos, o açúcar é o principal aliado na hora de liberar dopamina no cérebro, resultando em sensações similares ao uso de drogas – por isso, comer de forma compulsiva é um sinal de alerta. Em outros casos, a ansiedade também pode causar perda de apetite e problemas gastrointestinais.

5. Insegurança

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o problema não é ser ansiosa, mas é quando isso começa a impactar a sua vida. Por isso, se você evita a todo custo ir a festas ou encontros e só de pensar em falar em público começa a sentir falta de ar, está na hora de procurar ajuda. Afinal, essa insegurança pode estar relacionada a preocupações com o ego e receio de julgamentos, o que aumenta ainda mais a ansiedade.