Voltar para home page
Saúde

Quais sinais indicam o Transtorno de Ansiedade?

O Transtorno de Ansiedade é um dos problemas mais comuns da atualidade

O Transtorno de Ansiedade é um dos problemas mais comuns da atualidade

Caracterizada por sentimentos de tensão, preocupação e pensamentos ruins, a ansiedade é a reação natural do corpo a diversos fatores. Mas, quando em excesso, a emoção deixa de ser normal e passa a desencadear o Transtorno de Ansiedade. Ainda assim, nem sempre os sinais do distúrbio são óbvios, já que costumam ser confundidos com doses normais de ansiedade. Para entender melhor sobre o assunto, nós separamos os principais sinais que indicam o Transtorno de Ansiedade. Confira!

1. Medos irracionais

Sabe aquele medo que você não tinha antes ou que no fundo sabe que não faz sentido? Ele pode ser um sinal do Transtorno de Ansiedade. Isso porque o excesso de medo pode influenciar na segurança nas suas relações pessoais. O pânico de ficar sozinho ou não ser aceito e o medo de não ser bom o suficiente ou de fracassar são os primeiros sinais que perseguem as pessoas ansiosas.

2. Preocupação excessiva

Desde o trabalho a questões pessoais, todo mundo sempre tem alguma coisa para se preocupar. Mas, o que diferencia esse sentimento para a ansiedade é quando as preocupações se tornam fatores limitantes e que desencadeiam outros sintomas. A angústia de resolver essas questões o mais rápido possível faz com que a pessoa se sinta frustrada caso não consiga. Além disso, a preocupação excessiva pode causar dores de cabeça, estresse e, até mesmo, afetar o sistema imunológico do indivíduo.

3. Insônia

É normal que uma apresentação de trabalho ou um encontro atrapalhem o sono, mas isso não caracteriza um diagnóstico de ansiedade. A sensação de medo constante, preocupação com o futuro (ou mesmo apego ao passado) e pensamentos acelerados são sentimentos que caracterizam o transtorno e podem atrapalhar o sono a longo prazo, desenvolvendo episódios de insônia.

4. Mudanças alimentares e perda ou ganha de peso

Para algumas pessoas, uma das principais maneiras de aliviar o estresse é por meio da alimentação. Quando se trata de pessoas ansiosas, a tendência de descontar na comida ou simplesmente evitá-la é ainda maior. Segundo alguns estudos, o açúcar é o principal aliado na hora de liberar dopamina no cérebro, resultando em sensações similares ao uso de drogas - por isso, comer de forma compulsiva é um sinal de alerta. Em outros casos, a ansiedade também pode causar perda de apetite e problemas gastrointestinais.

5. Insegurança

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o problema não é ser ansiosa, mas é quando isso começa a impactar a sua vida. Por isso, se você evita a todo custo ir a festas ou encontros e só de pensar em falar em público começa a sentir falta de ar, está na hora de procurar ajuda. Afinal, essa insegurança pode estar relacionada a preocupações com o ego e receio de julgamentos, o que aumenta ainda mais a ansiedade.

Últimas novidades

Como funciona a vacina contra HPV?

Saúde

Como funciona a vacina contra HPV?

A vacina contra HPV (Papilomavírus Humano) é uma das formas mais eficazes de prevenir a infecção, que pode ter vários tipos e níveis de gravidade. A transmissão ocorre pelo contato sexual ou de mãe para filho e pode atingir pele e mucosas. Além disso, algumas versões do vírus são agentes causadores de diversos cânceres, incluindo o do colo de útero - que, segundo a Organização Mundial da Saúde, afeta cerca de 290 milhões de mulheres no mundo inteiro. A vacina tem uma ação preventiva contra os tipos mais comuns da infecção e pode ser administrada ainda na adolescência.

Acidente Vascular Cerebral: o que é, causas e como prevenir

Emergência

Acidente Vascular Cerebral: o que é, causas e como prevenir

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma dos problemas mais comuns no mundo inteiro. Também conhecido com derrame cerebral, ele acontece por causas variadas e pode levar à morte - ou provocar consequências graves que afetam toda a vida do paciente. A junção de alguns sintomas ajudam a identificar o problema, que precisa de um atendimento médico imediato. O AVC ainda é cercado de mitos e dúvidas, mas uma coisa é certa: o problema pode ser evitado com atitudes simples no dia a dia.

4 benefícios cientificamente comprovados da meditação

Terapias

4 benefícios cientificamente comprovados da meditação

A meditação é um método milenar associado à saúde e ao bem-estar físico e mental. Não se sabe ao certo quando ou onde surgiu, já que a prática acompanha a humanidade desde os seus primórdios, mas uma coisa é certa: a meditação tem ganhado mais popularidade e, inclusive, é indicada no tratamento de diversos transtornos. O método pode ser resumido como um treinamento da mente para esvaziar ou redirecionar os pensamentos. Na prática, é muito mais do que isso e a ciência pode comprovar. Veja abaixo 4 benefícios da meditação com respaldo científico!

Vegetarianismo: o que você precisa considerar antes de fazer a transição?

Alimentação saudável

Vegetarianismo: o que você precisa considerar antes de fazer a transição?

Causa animal, saúde, cuidado com o meio ambiente ou consumo consciente: as motivações para uma pessoa se tornar vegetariana são muitas. O vegetarianismo consiste, basicamente, em não consumir produtos de origem animal (carnes, laticínios e ovos), com algumas variações. Uma pesquisa divulgada pelo Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística), em abril de 2018, mostrou o crescimento da prática no país: cerca de 14% dos brasileiros se consideram vegetarianos, um aumento de 75% em comparação a 2012. Não há contraindicação para esse tipo de dieta, mas é necessário que você faça um acompanhamento médico para adequar a alimentação sem prejudicar a sua saúde.

Ver mais