Voltar para home page
Saúde

Quais sinais indicam o Transtorno de Ansiedade?

O Transtorno de Ansiedade é um dos problemas mais comuns da atualidade

O Transtorno de Ansiedade é um dos problemas mais comuns da atualidade

Caracterizada por sentimentos de tensão, preocupação e pensamentos ruins, a ansiedade é a reação natural do corpo a diversos fatores. Mas, quando em excesso, a emoção deixa de ser normal e passa a desencadear o Transtorno de Ansiedade. Ainda assim, nem sempre os sinais do distúrbio são óbvios, já que costumam ser confundidos com doses normais de ansiedade. Para entender melhor sobre o assunto, nós separamos os principais sinais que indicam o Transtorno de Ansiedade. Confira!

1. Medos irracionais

Sabe aquele medo que você não tinha antes ou que no fundo sabe que não faz sentido? Ele pode ser um sinal do Transtorno de Ansiedade. Isso porque o excesso de medo pode influenciar na segurança nas suas relações pessoais. O pânico de ficar sozinho ou não ser aceito e o medo de não ser bom o suficiente ou de fracassar são os primeiros sinais que perseguem as pessoas ansiosas.

2. Preocupação excessiva

Desde o trabalho a questões pessoais, todo mundo sempre tem alguma coisa para se preocupar. Mas, o que diferencia esse sentimento para a ansiedade é quando as preocupações se tornam fatores limitantes e que desencadeiam outros sintomas. A angústia de resolver essas questões o mais rápido possível faz com que a pessoa se sinta frustrada caso não consiga. Além disso, a preocupação excessiva pode causar dores de cabeça, estresse e, até mesmo, afetar o sistema imunológico do indivíduo.

3. Insônia

É normal que uma apresentação de trabalho ou um encontro atrapalhem o sono, mas isso não caracteriza um diagnóstico de ansiedade. A sensação de medo constante, preocupação com o futuro (ou mesmo apego ao passado) e pensamentos acelerados são sentimentos que caracterizam o transtorno e podem atrapalhar o sono a longo prazo, desenvolvendo episódios de insônia.

4. Mudanças alimentares e perda ou ganha de peso

Para algumas pessoas, uma das principais maneiras de aliviar o estresse é por meio da alimentação. Quando se trata de pessoas ansiosas, a tendência de descontar na comida ou simplesmente evitá-la é ainda maior. Segundo alguns estudos, o açúcar é o principal aliado na hora de liberar dopamina no cérebro, resultando em sensações similares ao uso de drogas - por isso, comer de forma compulsiva é um sinal de alerta. Em outros casos, a ansiedade também pode causar perda de apetite e problemas gastrointestinais.

5. Insegurança

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o problema não é ser ansiosa, mas é quando isso começa a impactar a sua vida. Por isso, se você evita a todo custo ir a festas ou encontros e só de pensar em falar em público começa a sentir falta de ar, está na hora de procurar ajuda. Afinal, essa insegurança pode estar relacionada a preocupações com o ego e receio de julgamentos, o que aumenta ainda mais a ansiedade.

Últimas novidades

Os 10 alimentos mais ricos em fibras e os efeitos no seu organismo

Bem-estar

Os 10 alimentos mais ricos em fibras e os efeitos no seu organismo

Para manter a saúde em dia, é essencial ter cuidado com a alimentação. Uma dieta equilibrada e rica em nutrientes pode prevenir diversas doenças e ajudar a tratar outras. As fibras, por exemplo, não são nutrientes, mas são elementos essenciais para o sistema digestivo e que melhoram a função intestinal, prevenindo diversas doenças. Por isso, é muito importante ter uma alimentação abundante nessa substância. Descubra aqui 10 alimentos ricos em fibras para incluir na sua dieta.

Câncer de pele: tipos mais comuns, sintomas e tratamentos

Saúde

Câncer de pele: tipos mais comuns, sintomas e tratamentos

O câncer de pele é um dos mais frequentes no Brasil. Segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer), esse tipo de câncer representa 25% dos tumores malignos identificados no país, o que significa que cerca de 180 mil brasileiros são diagnosticados por ano com a doença. A principal causa desse tipo de câncer é o excesso de exposição solar, que resulta no crescimento descontrolado das células presentes na pele. O câncer de pele é discreto e normalmente se manifesta com pequenas pintas que crescem devagar, que às vezes nem parecem preocupantes. Por isso, é importante ficar atento a qualquer irregularidade na pele. Confira abaixo tudo sobre o câncer de pele!

Infarto do miocárdio: como identificar um ataque cardíaco?

Saúde

Infarto do miocárdio: como identificar um ataque cardíaco?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 17 milhões de pessoas morrem de problemas cardiovasculares, como o infarto do miocárdio, todos os anos no mundo. Em casos de ataque cardíaco, receber os cuidados médicos necessários o quanto antes pode salvar muitas vidas. Por isso, é fundamental ser capaz de identificar um infarto e saber o que fazer de imediato. Veja algumas dicas abaixo!

Quais as causas mais comuns das pedras na vesícula?

Saúde

Quais as causas mais comuns das pedras na vesícula?

As pedras na vesícula são mais comuns do que se imagina e podem aparecer por diferentes razões. A principal função da vesícula é servir de recipiente para a bile, um líquido produzido no tecido hepático que auxilia na digestão dos alimentos e seus nutrientes. Mas o que acontece quando esse órgão é afetado por um desequilíbrio? A bile começa a empedrar - e é aí que surgem os cálculos biliares, popularmente conhecidos como pedras na vesícula. Entenda mais abaixo!

Ver mais