Qual a diferença entre urgência e emergência? Entenda!

Mulher olhando relógio de pulsoProvavelmente, você já se deparou com o termo “emergência” em hospitais, postos de saúde e ambulâncias, apesar de alguns profissionais de saúde optarem por utilizar o termo “urgência”. De fato, emergência e urgência são palavras muito comuns na área da saúde, mas será que possuem o mesmo significado? Como diferenciá-las? Entenda.

Urgência e emergência: você sabe a diferença?

A emergência ocorre quando há uma situação que não pode ser adiada e que precisa ser resolvida rapidamente, pois corre o risco até mesmo de morte se houver demora no atendimento. Já a urgência é quando há uma situação crítica, com ocorrência de grande perigo, e que pode se tornar uma emergência caso não seja devidamente atendida.

Em quais situações devo procurar atendimento na emergência?

Alguns cenários não deixam dúvidas de que é preciso se dirigir a uma emergência. Acidentes, hemorragias de grande volume, vômitos ou fezes com sangue, dor no peito súbita ou falta de ar são alguns dos exemplos. Quadros infecciosos severos, que podem causar alteração da pressão, batimentos cardíacos acelerados e falta de ar, também requerem urgência na procura de um pronto-socorro. Além disso, vale ressaltar que casos que envolvam alterações mentais, como alteração na fala, confusão mental ou perda da consciência, também devem ser levados em consideração.

Lotar as emergências sem necessidade prejudica tanto o hospital quanto o paciente

Em certas situações, como as infecções respiratórias ou as de transmissão aérea, o risco de transmissão pessoa-pessoa aumenta, especialmente, em ambientes mais populosos e fechados. Isso é muito ruim, já que os pacientes que procuram a emergência por outro motivo, podem sair de lá com uma chance maior de contrair um quadro infeccioso. Por isso, é essencial avaliar entre os sintomas que precisam de atendimento de emergência e os que podem ser resolvidos em casa. Isso evita que em casos simples, você fique horas exposto ao contágio de doenças mais graves.

Além disso, hoje em dia existe a telemedicina, disponibilizada por muitas operadoras de plano de saúde, que oferece atendimento 24h através de uma linha telefônica, com profissionais de saúde capacitados para orientar os pacientes da melhor forma.