Qual a função da vitamina A? Veja os alimentos que mais possuem o nutriente

As vitaminas são fundamentais para a saúde do nosso corpo, mas o organismo humano não é capaz de produzi-las por conta própria. A alimentação é a principal forma de obter a maioria desses nutrientes. A vitamina A, por exemplo, é um nutriente indispensável e que pode ser encontrado em vários alimentos, mas poucas pessoas sabem qual a sua função real. Se essa é uma pergunta que também se passa pela sua cabeça, chegou a hora de descobrir por que a vitamina A é tão importante para a nossa saúde e quais alimentos são mais ricos no nutriente. Confira!

Afinal, para que serve a vitamina A?

Antes de mais nada, é importante entender que existem três tipos de vitamina A no organismo, que é retinol, ácido retinóico e retinaldeído. Cada um deles exerce um papel diferente, mas o mais conhecido é o retinol, que é responsável pelo transporte e armazenamento da vitamina pelo corpo. De uma maneira geral, esse nutriente possui ação antioxidante, fortalece o sistema imunológico e ajuda na manutenção da pele e mucosas. Além do mais, o componente contribui na formação dos dentes e de colágenos, melhora a renovação celular e é essencial para a saúde dos olhos.

Outro ponto importante é que a vitamina A também auxilia no crescimento e desenvolvimento do organismo, principalmente na fase infantil. Por isso, ela é ainda mais importante para que as crianças cresçam de forma adequada e saudável.

Deficiência de vitamina A pode trazer consequências para a saúde

Como o corpo é incapaz de fabricar a vitamina A, o ideal é que o ser humano consuma alimentos ricos neste tipo de nutriente para manter os níveis adequados no organismo. O déficit da vitamina no corpo pode desencadear alguns problemas visuais, como a cegueira noturna, que é a dificuldade de se enxergar em ambientes pouco iluminados, e a síndrome do olho seco (também conhecida como síndrome xeroftalmia), que é o ressecamento da superfície do olho, da córnea e da conjuntiva. Além disso, no caso de crianças, a falta de vitamina A também pode afetar o sistema imunológico, deixando eles mais vulneráveis a doenças e infecções. Os adultos também podem ficar com a saúde mais fragilizada, mas bem menos do que uma criança.

Fontes de vitamina A: saiba quais alimentos fazem parte desta lista

A vitamina A pode ser encontrada tanto em alimentos de origem vegetal quanto de origem animal. No geral, esse nutriente está presente principalmente em itens que possuem cores mais vivas, como espinafre, brócolis, cenoura, pêssego, mamão, abóbora, damasco, leite, ovo, manga, fígado de boi, queijo e até mesmo na laranja, que além de ser uma ótima fonte de vitamina C, também possui vitamina A. Dentre esses alimentos, o pêssego e a cenoura são os mais ricos no nutriente, sendo ótimas opções para inserir na dieta do dia a dia. Mas lembre-se: sem exageros. Nada em excesso faz bem, e é importante prezar por uma alimentação saudável e equilibrada. Para te ajudar nisso, vale a pena consultar um nutricionista e elaborar um plano alimentar para não deixar nenhum nutriente de fora.