Voltar para home page
Alimentação saudável

Qual a função da vitamina A? Veja os alimentos que mais possuem o nutriente

A vitamina A é fundamental em diversos processos do nosso organismo

A vitamina A é fundamental em diversos processos do nosso organismo

As vitaminas são fundamentais para a saúde do nosso corpo, mas o organismo humano não é capaz de produzi-las por conta própria. A alimentação é a principal forma de obter a maioria desses nutrientes. A vitamina A, por exemplo, é um nutriente indispensável e que pode ser encontrado em vários alimentos, mas poucas pessoas sabem qual a sua função real. Se essa é uma pergunta que também se passa pela sua cabeça, chegou a hora de descobrir por que a vitamina A é tão importante para a nossa saúde e quais alimentos são mais ricos no nutriente. Confira!

Afinal, para que serve a vitamina A?

Antes de mais nada, é importante entender que existem três tipos de vitamina A no organismo, que é retinol, ácido retinóico e retinaldeído. Cada um deles exerce um papel diferente, mas o mais conhecido é o retinol, que é responsável pelo transporte e armazenamento da vitamina pelo corpo. De uma maneira geral, esse nutriente possui ação antioxidante, fortalece o sistema imunológico e ajuda na manutenção da pele e mucosas. Além do mais, o componente contribui na formação dos dentes e de colágenos, melhora a renovação celular e é essencial para a saúde dos olhos.

Outro ponto importante é que a vitamina A também auxilia no crescimento e desenvolvimento do organismo, principalmente na fase infantil. Por isso, ela é ainda mais importante para que as crianças cresçam de forma adequada e saudável.

Deficiência de vitamina A pode trazer consequências para a saúde

Como o corpo é incapaz de fabricar a vitamina A, o ideal é que o ser humano consuma alimentos ricos neste tipo de nutriente para manter os níveis adequados no organismo. O déficit da vitamina no corpo pode desencadear alguns problemas visuais, como a cegueira noturna, que é a dificuldade de se enxergar em ambientes pouco iluminados, e a síndrome do olho seco (também conhecida como síndrome xeroftalmia), que é o ressecamento da superfície do olho, da córnea e da conjuntiva. Além disso, no caso de crianças, a falta de vitamina A também pode afetar o sistema imunológico, deixando eles mais vulneráveis a doenças e infecções. Os adultos também podem ficar com a saúde mais fragilizada, mas bem menos do que uma criança.

Fontes de vitamina A: saiba quais alimentos fazem parte desta lista

A vitamina A pode ser encontrada tanto em alimentos de origem vegetal quanto de origem animal. No geral, esse nutriente está presente principalmente em itens que possuem cores mais vivas, como espinafre, brócolis, cenoura, pêssego, mamão, abóbora, damasco, leite, ovo, manga, fígado de boi, queijo e até mesmo na laranja, que além de ser uma ótima fonte de vitamina C, também possui vitamina A. Dentre esses alimentos, o pêssego e a cenoura são os mais ricos no nutriente, sendo ótimas opções para inserir na dieta do dia a dia. Mas lembre-se: sem exageros. Nada em excesso faz bem, e é importante prezar por uma alimentação saudável e equilibrada. Para te ajudar nisso, vale a pena consultar um nutricionista e elaborar um plano alimentar para não deixar nenhum nutriente de fora.

Últimas novidades

Saúde mental na adolescência e juventude: há sempre uma saída!

Saúde

Saúde mental na adolescência e juventude: há sempre uma saída!

A saúde mental na adolescência e juventude é um assunto muito importante e que deve ser falado. Essa é uma fase de mudanças em todos os sentidos, que quase sempre vêm acompanhadas de dúvidas e cobranças.  Qual profissão devo seguir? Como conseguir emprego? Será que devo me casar? Está na hora de ter filhos? Aluguel ou casa própria? Se pudéssemos olhar dentro da mente de um jovem, certamente encontraremos mais perguntas do que respostas.

Psicólogo ou psiquiatra: entenda o papel dos especialistas em saúde mental

Terapias

Psicólogo ou psiquiatra: entenda o papel dos especialistas em saúde mental

Nem todo mundo sabe quais são as diferenças entre psicólogo e psiquiatra, mas cada profissional tem uma função bem específica dentro do campo da saúde mental. Tudo começa, inclusive, pela formação de cada profissional, já que são especializados em áreas diferentes. Em muitos casos, o psicólogo e o psiquiatra trabalham em conjunto e de forma complementar, cada um auxiliando em um aspecto da vida do paciente.

Como é feito o tratamento de canal?

Odontologia

Como é feito o tratamento de canal?

Cuidar da saúde dos dentes é fundamental para manter um sorriso bonito. Consultas regulares ao dentista são super importantes, pois alguns procedimentos de rotina são necessários e somente o especialista poderá avaliar, por exemplo, quando realizar o tratamento de canal.  Só de ouvir o nome, a maioria das pessoas tem receio de realizar esse procedimento. Para esclarecer como é realizado o tratamento de canal, quais são as etapas e quais os cuidados necessários após o procedimento, o Cuidados Mil preparou uma matéria com tudo o que você precisa saber sobre esse assunto.

Qual a importância das vacinas para prevenir doenças e garantir a saúde da população?

Saúde

Qual a importância das vacinas para prevenir doenças e garantir a saúde da população?

Com a pandemia do novo coronavírus, as vacinas voltaram a ser a prioridade entre a comunidade científica e a própria população. O que poucos sabem é que as vacinas fazem parte da realidade há séculos e são consideradas umas das principais medidas preventivas contra doenças graves. No Brasil, a vacina surgiu em 1804 para combater a varíola, um quadro contagioso e muito perigoso para a época, mas que já foi erradicado depois de uma campanha de vacinação em massa organizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) por volta de 1970. Ainda assim, muitas pessoas não entendem o processo de desenvolvimento de imunizações e nem a importância de não deixar de se vacinar.

Ver mais