Qual a importância do uso de máscaras na prevenção da Covid-19?

Pessoas usando máscaras

Uma das medidas de proteção contra o novo coronavírus é o uso da máscara de proteção. No Brasil, muitas cidades já consideram obrigatório o uso do acessório na rua e ambientes compartilhados, como transporte público e supermercados. As máscaras, juntamente com a higienização das mãos e o uso de álcool em gel 70%, estão entre as principais medidas de prevenção recomendadas pelo órgãos de saúde. Mas, você sabe por quê? Entenda como o uso de máscaras pode proteger você e sua família.

Máscara de proteção funciona como uma barreira contra o coronavírus

As máscaras de proteção funcionam como uma barreira física contra o vírus. A Covid-19 é uma doença que ataca o sistema respiratório, por isso os métodos de prevenção são os mesmos de outras infecções respiratórias. A transmissão costuma ocorrer pelo ar, por meio de gotículas de saliva, espirro ou tosse, ou pelo contato com secreções ou objetos contaminados, como superfícies. Por isso, o uso de máscaras pode reduzir consideravelmente os riscos de contágio.

As máscaras de proteção já são obrigatórias em muitos estados

Além do isolamento social, muitos estados do Brasil já estabeleceram como obrigatório o uso de máscaras nos transportes e nas áreas públicas, como ruas, supermercados e farmácias. Essas medidas são consideradas pelos principais órgãos de saúde como a forma mais eficaz de achatamento da curva de contaminação pelo vírus.

Confira as principais recomendações na hora de usar as máscaras

De acordo com o Ministério da Saúde, as máscaras devem ser trocadas a cada três horas, por isso o ideal é levar mais de uma na bolsa, caso o uso possa ultrapassar o tempo recomendado. As máscaras sujas devem ser descartadas e se forem reutilizáveis devem ser guardadas em uma sacola específica, que não seja usada para carregar outros objetos. As máscaras são pessoais e nunca devem ser compartilhadas, mesmo entre membros da mesma família. Lembre-se de sempre vesti-las antes de sair de casa para evitar qualquer risco de contaminação.

Máscaras caseiras são igualmente eficazes

Tanto a máscara cirúrgica quanto a máscara caseira feita de tecido são eficazes. Por isso, caso você não esteja encontrando máscaras prontas para comprar é possível fazer a sua em casa. O Ministério da Saúde elaborou algumas recomendações para te ajudar a confeccionar a própria máscara.

O ideal é usar um tecido grosso em duas camadas, podem ser usados tecidos de algodão, como cortinas, calças velhas e camisetas, além do tricoline e do TNT. As máscaras devem ter as medidas corretas de quem vai usar para garantir que o tecido fique bem ajustado ao rosto, cobrindo a boca, o nariz e o queixo sem deixar espaço nas laterais. Use elásticos ou tiras para amarrá-las acima das orelhas e abaixo da nuca e na hora de higienizá-las lave com água sanitária ou sabão, deixando de molho por cerca de 30 minutos. Vale lembrar que é preciso esperar secar até usar de novo porque elas não devem ser usadas úmidas.