Qual a importância dos alongamentos no seu dia a dia?

Homem se alongandoFazer alongamentos, sejam ligados a algum exercício físico ou não, é uma prática deixada de lado pela maioria das pessoas. O recomendado é que todas as pessoas, mesmo as sedentárias, reservem um momento do dia para alongar o corpo. Isso porque o exercício favorece a flexibilidade e ajuda a aliviar a tensão das articulações, que ficam sobrecarregadas com atividades repetitivas ou coisas simples da rotina sua rotina diária, como uma faxina ou carregamento de algo pesado.

Quais os benefícios do alongamento?

O principal benefício do alongamento é o ganho de flexibilidade. No alongamento, as fibras musculares fazem um movimento de afastamento. Isso ajuda a ampliar as capacidades do músculo e aumenta progressivamente a sua elasticidade – ou seja, os efeitos podem demorar a aparecer. Para atletas ou praticantes de qualquer atividade física, acredita-se que o exercício previne lesões e aquece o corpo para qualquer prática. Quando feito depois de atividades físicas, ajuda a relaxar os músculos novamente e aliviar as tensões.

Mesmo pessoas sedentárias deveriam fazer alongamentos todos os dias, indicam os especialistas em educação física. Mesmo que não pratique atividades físicas ou esportes, os músculos podem ficar tensionados. É por isso que a ginástica laboral é muito indicada para pessoas que fazem movimentos repetitivos no trabalho. Além de exercícios para correção de postura, o alongamento nesses casos ajuda a aliviar os efeitos dos movimentos laborais nos músculos.

Alongamento antes ou depois dos exercícios?

Não importa se você malha em casa, na academia ou pratica corrida na rua: os alongamentos devem fazer parte da sua rotina de exercícios. Mas, muita gente se questiona se deve se alongar antes ou depois da atividade física. Existem diversos tipos de alongamento e tudo depende do seu objetivo e da prática – o melhor é consultar o seu preparador físico antes de qualquer coisa. Se você pratica corrida, por exemplo, o ideal é investir em uma sessão mais longa de alongamentos em dias separados: isso porque algumas pesquisas indicam que alongar antes da corrida em si não ajuda a prevenir lesões e pode até atrapalhar o seu desempenho. O mais indicado mesmo é aquecer mesmo com uma caminhada leve.

Agora se você pratica yoga ou pilates, por exemplo, que são atividades que demandam mais flexibilidade, o alongamento pode ser feito antes – e vai te ajudar a ter melhores resultados.

Quais os benefícios do alongamento para pessoas sedentárias?

Mesmo que você não pratique nenhuma atividade física no seu dia a dia, é muito importante se alongar para prevenir problemas no futuro: isso porque o alongamento prepara os seus músculos para qualquer esforço que você fizer. Cinco minutos, todos os dias, são suficientes para trabalhar a musculatura e ter mais qualidade de vida.