Voltar para home page
Exercício físico

Qual a importância dos alongamentos no seu dia a dia?

Fazer alongamentos pode te ajudar bastante nas tarefas simples da rotina

Fazer alongamentos pode te ajudar bastante nas tarefas simples da rotina

Fazer alongamentos, sejam ligados a algum exercício físico ou não, é uma prática deixada de lado pela maioria das pessoas. O recomendado é que todas as pessoas, mesmo as sedentárias, reservem um momento do dia para alongar o corpo. Isso porque o exercício favorece a flexibilidade e ajuda a aliviar a tensão das articulações, que ficam sobrecarregadas com atividades repetitivas ou coisas simples da rotina sua rotina diária, como uma faxina ou carregamento de algo pesado.

Quais os benefícios do alongamento?

O principal benefício do alongamento é o ganho de flexibilidade. No alongamento, as fibras musculares fazem um movimento de afastamento. Isso ajuda a ampliar as capacidades do músculo e aumenta progressivamente a sua elasticidade - ou seja, os efeitos podem demorar a aparecer. Para atletas ou praticantes de qualquer atividade física, acredita-se que o exercício previne lesões e aquece o corpo para qualquer prática. Quando feito depois de atividades físicas, ajuda a relaxar os músculos novamente e aliviar as tensões.

Mesmo pessoas sedentárias deveriam fazer alongamentos todos os dias, indicam os especialistas em educação física. Mesmo que não pratique atividades físicas ou esportes, os músculos podem ficar tensionados. É por isso que a ginástica laboral é muito indicada para pessoas que fazem movimentos repetitivos no trabalho. Além de exercícios para correção de postura, o alongamento nesses casos ajuda a aliviar os efeitos dos movimentos laborais nos músculos.

Alongamento antes ou depois dos exercícios?

Não importa se você malha em casa, na academia ou pratica corrida na rua: os alongamentos devem fazer parte da sua rotina de exercícios. Mas, muita gente se questiona se deve se alongar antes ou depois da atividade física. Existem diversos tipos de alongamento e tudo depende do seu objetivo e da prática - o melhor é consultar o seu preparador físico antes de qualquer coisa. Se você pratica corrida, por exemplo, o ideal é investir em uma sessão mais longa de alongamentos em dias separados: isso porque algumas pesquisas indicam que alongar antes da corrida em si não ajuda a prevenir lesões e pode até atrapalhar o seu desempenho. O mais indicado mesmo é aquecer mesmo com uma caminhada leve.

Agora se você pratica yoga ou pilates, por exemplo, que são atividades que demandam mais flexibilidade, o alongamento pode ser feito antes - e vai te ajudar a ter melhores resultados.

Quais os benefícios do alongamento para pessoas sedentárias?

Mesmo que você não pratique nenhuma atividade física no seu dia a dia, é muito importante se alongar para prevenir problemas no futuro: isso porque o alongamento prepara os seus músculos para qualquer esforço que você fizer. Cinco minutos, todos os dias, são suficientes para trabalhar a musculatura e ter mais qualidade de vida.

Últimas novidades

Vacina para o novo coronavírus: conheça 2 pesquisas promissoras em andamento

Saúde

Vacina para o novo coronavírus: conheça 2 pesquisas promissoras em andamento

Os resultados de uma vacina contra a Covid-19 podem estar próximos. A pandemia do novo coronavírus alterou o modo de vida da sociedade. O isolamento social trouxe novas formas de consumo, hábitos e trabalho, além da forma como lidamos com a saúde. Desde então, muitos institutos de pesquisa espalhados pelo mundo estão estudando os efeitos do vírus e possibilidades de imunização.

Formigamento nas mãos: 5 principais motivos por trás do incômodo

Saúde

Formigamento nas mãos: 5 principais motivos por trás do incômodo

A sensação de formigamento nas mãos é algo comum para muita gente e, embora seja um sintoma simples, precisa de atenção. Isso porque diversos motivos podem estar por trás do formigamento, desde um problema de circulação até um Acidente Vascular Cerebral (AVC). O indicado é observar o quadro e, dependendo da forma como se manifesta, o atendimento médico pode ser necessário.

Quais as principais causas de queda de cabelo?

Saúde

Quais as principais causas de queda de cabelo?

A queda de cabelo é um problema muito comum, mas quando identificar se está perdendo mais fios do que o considerado saudável? O normal é que uma pessoa perca de 100 a 150 fios por dia de forma natural para que o cabelo cresça novamente. Quando a quantidade ultrapassa isso, é sinal de que pode haver um problema clínico por trás. A queda excessiva de cabelo pode ser observada na escovação diária, durante a lavagem ou até mesmo depois de acordar, quando se percebe muitos fios no travesseiro.

Como lidar com os distúrbios do sono na quarentena?

Bem-estar

Como lidar com os distúrbios do sono na quarentena?

A quarentena tem afetado, em grande parte da população, o modo de viver e de interagir com o mundo. Viver numa situação de pandemia também trouxe muita preocupação, que se reflete em ansiedade e distúrbios do sono. Insônia, sono muito leve, acordar várias vezes, não conseguir manter uma rotina de sono ou se sentir extremamente cansado mesmo depois de dormir bem são os problemas mais comuns nesse período de isolamento social.

Ver mais