Voltar para home page
Exercício físico

Qual a importância dos alongamentos no seu dia a dia?

Fazer alongamentos pode te ajudar bastante nas tarefas simples da rotina

Fazer alongamentos pode te ajudar bastante nas tarefas simples da rotina

Fazer alongamentos, sejam ligados a algum exercício físico ou não, é uma prática deixada de lado pela maioria das pessoas. O recomendado é que todas as pessoas, mesmo as sedentárias, reservem um momento do dia para alongar o corpo. Isso porque o exercício favorece a flexibilidade e ajuda a aliviar a tensão das articulações, que ficam sobrecarregadas com atividades repetitivas ou coisas simples da rotina sua rotina diária, como uma faxina ou carregamento de algo pesado.

Quais os benefícios do alongamento?

O principal benefício do alongamento é o ganho de flexibilidade. No alongamento, as fibras musculares fazem um movimento de afastamento. Isso ajuda a ampliar as capacidades do músculo e aumenta progressivamente a sua elasticidade - ou seja, os efeitos podem demorar a aparecer. Para atletas ou praticantes de qualquer atividade física, acredita-se que o exercício previne lesões e aquece o corpo para qualquer prática. Quando feito depois de atividades físicas, ajuda a relaxar os músculos novamente e aliviar as tensões.

Mesmo pessoas sedentárias deveriam fazer alongamentos todos os dias, indicam os especialistas em educação física. Mesmo que não pratique atividades físicas ou esportes, os músculos podem ficar tensionados. É por isso que a ginástica laboral é muito indicada para pessoas que fazem movimentos repetitivos no trabalho. Além de exercícios para correção de postura, o alongamento nesses casos ajuda a aliviar os efeitos dos movimentos laborais nos músculos.

Alongamento antes ou depois dos exercícios?

Não importa se você malha em casa, na academia ou pratica corrida na rua: os alongamentos devem fazer parte da sua rotina de exercícios. Mas, muita gente se questiona se deve se alongar antes ou depois da atividade física. Existem diversos tipos de alongamento e tudo depende do seu objetivo e da prática - o melhor é consultar o seu preparador físico antes de qualquer coisa. Se você pratica corrida, por exemplo, o ideal é investir em uma sessão mais longa de alongamentos em dias separados: isso porque algumas pesquisas indicam que alongar antes da corrida em si não ajuda a prevenir lesões e pode até atrapalhar o seu desempenho. O mais indicado mesmo é aquecer mesmo com uma caminhada leve.

Agora se você pratica yoga ou pilates, por exemplo, que são atividades que demandam mais flexibilidade, o alongamento pode ser feito antes - e vai te ajudar a ter melhores resultados.

Quais os benefícios do alongamento para pessoas sedentárias?

Mesmo que você não pratique nenhuma atividade física no seu dia a dia, é muito importante se alongar para prevenir problemas no futuro: isso porque o alongamento prepara os seus músculos para qualquer esforço que você fizer. Cinco minutos, todos os dias, são suficientes para trabalhar a musculatura e ter mais qualidade de vida.

Últimas novidades

Como escovar os dentes corretamente? Veja o passo a passo para não errar!

Odontologia

Como escovar os dentes corretamente? Veja o passo a passo para não errar!

Cuidar da higiene bucal é algo que deve fazer parte da rotina. Além de garantir um sorriso mais limpo, bonito e saudável, essa é a maneira mais eficiente de evitar problemas como a cárie, o tártaro e a gengivite. De uma maneira geral, a recomendação é que a escovação dos dentes seja feita pelo menos três vezes ao dia após as principais refeições - café da manhã, almoço e jantar.

Acupuntura: entenda o que é essa terapia, indicações e efeitos na saúde

Terapias

Acupuntura: entenda o que é essa terapia, indicações e efeitos na saúde

A acupuntura é uma técnica oriental que consiste no uso de agulhas em partes específicas do corpo com o objetivo de melhorar o bem-estar individual e promover o equilíbrio do corpo. Inclusive, a acupuntura é tão benéfica que vem sendo cada vez mais indicada como terapia complementar para diversas doenças que afetam a parte física e psicológica. Para entender melhor como o procedimento funciona, para quem ele é indicado e quais são os benefícios da acupuntura para o corpo, o Cuidados Mil reuniu as principais informações sobre isso. Confira!

Como a endoscopia é feita e quais as recomendações?

Saúde

Como a endoscopia é feita e quais as recomendações?

Você já ouviu falar na endoscopia? Este exame médico coleta imagens em tempo real das cavidades do sistema digestivo, sendo fundamental para o diagnóstico de doenças e até alguns tratamentos. Ele é realizado com um nível de sedação que vai depender da complexidade do procedimento, que pode ser tanto para avaliar uma gastrite quanto retirar tumores. Veja abaixo como o exame é feito, para que serve e quais são os casos recomendados para se fazer a endoscopia.

O que é a segunda onda de Covid-19 e o que a população pode fazer para evitá-la?

Saúde

O que é a segunda onda de Covid-19 e o que a população pode fazer para evitá-la?

O termo “segunda onda” é utilizado quando novos surtos começam a ocorrer após uma queda na taxa de transmissão do vírus. No caso da Covid-19, os especialistas alertaram sobre a possibilidade, mesmo que houvesse um achatamento significativo na curva de infectados. Historicamente, das oito pandemias que já ocorreram no mundo desde 1700, pelo menos sete tiveram mais de uma onda em alguma parte do mundo.

Ver mais