Voltar para home page
Exercício físico

Qual a importância dos alongamentos no seu dia a dia?

Fazer alongamentos pode te ajudar bastante nas tarefas simples da rotina

Fazer alongamentos pode te ajudar bastante nas tarefas simples da rotina

Fazer alongamentos, sejam ligados a algum exercício físico ou não, é uma prática deixada de lado pela maioria das pessoas. O recomendado é que todas as pessoas, mesmo as sedentárias, reservem um momento do dia para alongar o corpo. Isso porque o exercício favorece a flexibilidade e ajuda a aliviar a tensão das articulações, que ficam sobrecarregadas com atividades repetitivas ou coisas simples da rotina sua rotina diária, como uma faxina ou carregamento de algo pesado.

Quais os benefícios do alongamento?

O principal benefício do alongamento é o ganho de flexibilidade. No alongamento, as fibras musculares fazem um movimento de afastamento. Isso ajuda a ampliar as capacidades do músculo e aumenta progressivamente a sua elasticidade - ou seja, os efeitos podem demorar a aparecer. Para atletas ou praticantes de qualquer atividade física, acredita-se que o exercício previne lesões e aquece o corpo para qualquer prática. Quando feito depois de atividades físicas, ajuda a relaxar os músculos novamente e aliviar as tensões.

Mesmo pessoas sedentárias deveriam fazer alongamentos todos os dias, indicam os especialistas em educação física. Mesmo que não pratique atividades físicas ou esportes, os músculos podem ficar tensionados. É por isso que a ginástica laboral é muito indicada para pessoas que fazem movimentos repetitivos no trabalho. Além de exercícios para correção de postura, o alongamento nesses casos ajuda a aliviar os efeitos dos movimentos laborais nos músculos.

Alongamento antes ou depois dos exercícios?

Não importa se você malha em casa, na academia ou pratica corrida na rua: os alongamentos devem fazer parte da sua rotina de exercícios. Mas, muita gente se questiona se deve se alongar antes ou depois da atividade física. Existem diversos tipos de alongamento e tudo depende do seu objetivo e da prática - o melhor é consultar o seu preparador físico antes de qualquer coisa. Se você pratica corrida, por exemplo, o ideal é investir em uma sessão mais longa de alongamentos em dias separados: isso porque algumas pesquisas indicam que alongar antes da corrida em si não ajuda a prevenir lesões e pode até atrapalhar o seu desempenho. O mais indicado mesmo é aquecer mesmo com uma caminhada leve.

Agora se você pratica yoga ou pilates, por exemplo, que são atividades que demandam mais flexibilidade, o alongamento pode ser feito antes - e vai te ajudar a ter melhores resultados.

Quais os benefícios do alongamento para pessoas sedentárias?

Mesmo que você não pratique nenhuma atividade física no seu dia a dia, é muito importante se alongar para prevenir problemas no futuro: isso porque o alongamento prepara os seus músculos para qualquer esforço que você fizer. Cinco minutos, todos os dias, são suficientes para trabalhar a musculatura e ter mais qualidade de vida.

Últimas novidades

Diabetes I e II: qual a diferença entre os dois tipos da doença?

Saúde

Diabetes I e II: qual a diferença entre os dois tipos da doença?

Diabetes é uma das doenças mais comuns e que mais matam no mundo. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), existem mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença no Brasil e os números não param de crescer. Em muitos casos, uma pessoa pode ser diabética sem saber. A diabetes pode se manifestar nos tipos I e II: com ações diferentes no organismo, cada uma demanda um cuidado específico. Entenda mais e veja como evitar as complicações graves.

Quarentena: 5 práticas de autocuidado para deixar seus dias mais leves

Bem-estar

Quarentena: 5 práticas de autocuidado para deixar seus dias mais leves

As recomendações dos principais órgãos de saúde são claras: é preciso ficar em casa para se proteger do novo coronavírus. A quarentena, no entanto, pode ser muito estressante: afinal, estamos no meio de uma pandemia e longe dos amigos e família. Nesse momento, se promover alguns momentos de autocuidado e relaxamento podem ajudar. Pensando nisso, separamos 5 práticas para você cuidar do seu bem-estar físico e emocional e deixar os seus dias mais leves durante esse período difícil. Confira!

Candidíase: o que causa e como aliviar o desconforto?

Saúde

Candidíase: o que causa e como aliviar o desconforto?

A candidíase é uma doença causada por fungos que, em geral, atinge mais a região genital do corpo. Apesar da infecção poder afetar ambos os sexos, as mulheres são as que mais sofrem com o incômodo. A candidíase causa muito desconforto e pode ser desencadeada por desequilíbrios no sistema imunológico, estresse e uso de roupas muito apertadas. Os sintomas mais comuns são ardência, coceira, inchaço, corrimento, dor ao urinar e durante as relações sexuais. Entenda mais sobre o problema e como aliviar!

Como manter o sono regulado na quarentena?

Bem-estar

Como manter o sono regulado na quarentena?

A má qualidade de sono pode trazer diversos prejuízos para a saúde do corpo e da mente. É durante a noite que o organismo passa por processos metabólicos importantes para o seu funcionamento. Dormir a quantidade de horas recomendadas é fundamental para que o corpo se recupere energeticamente. Durante a quarentena, no entanto, as mudanças de rotina, associadas com o estresse e alimentação, podem desregular o sono e até mesmo contribuir para a insônia. Confira algumas dicas de como combater esse problema e dormir melhor nesse período complicado!

Ver mais