Voltar para home page
Exercício físico

Qual a importância dos alongamentos no seu dia a dia?

Fazer alongamentos pode te ajudar bastante nas tarefas simples da rotina

Fazer alongamentos pode te ajudar bastante nas tarefas simples da rotina

Fazer alongamentos, sejam ligados a algum exercício físico ou não, é uma prática deixada de lado pela maioria das pessoas. O recomendado é que todas as pessoas, mesmo as sedentárias, reservem um momento do dia para alongar o corpo. Isso porque o exercício favorece a flexibilidade e ajuda a aliviar a tensão das articulações, que ficam sobrecarregadas com atividades repetitivas ou coisas simples da rotina sua rotina diária, como uma faxina ou carregamento de algo pesado.

Quais os benefícios do alongamento?

O principal benefício do alongamento é o ganho de flexibilidade. No alongamento, as fibras musculares fazem um movimento de afastamento. Isso ajuda a ampliar as capacidades do músculo e aumenta progressivamente a sua elasticidade - ou seja, os efeitos podem demorar a aparecer. Para atletas ou praticantes de qualquer atividade física, acredita-se que o exercício previne lesões e aquece o corpo para qualquer prática. Quando feito depois de atividades físicas, ajuda a relaxar os músculos novamente e aliviar as tensões.

Mesmo pessoas sedentárias deveriam fazer alongamentos todos os dias, indicam os especialistas em educação física. Mesmo que não pratique atividades físicas ou esportes, os músculos podem ficar tensionados. É por isso que a ginástica laboral é muito indicada para pessoas que fazem movimentos repetitivos no trabalho. Além de exercícios para correção de postura, o alongamento nesses casos ajuda a aliviar os efeitos dos movimentos laborais nos músculos.

Alongamento antes ou depois dos exercícios?

Não importa se você malha em casa, na academia ou pratica corrida na rua: os alongamentos devem fazer parte da sua rotina de exercícios. Mas, muita gente se questiona se deve se alongar antes ou depois da atividade física. Existem diversos tipos de alongamento e tudo depende do seu objetivo e da prática - o melhor é consultar o seu preparador físico antes de qualquer coisa. Se você pratica corrida, por exemplo, o ideal é investir em uma sessão mais longa de alongamentos em dias separados: isso porque algumas pesquisas indicam que alongar antes da corrida em si não ajuda a prevenir lesões e pode até atrapalhar o seu desempenho. O mais indicado mesmo é aquecer mesmo com uma caminhada leve.

Agora se você pratica yoga ou pilates, por exemplo, que são atividades que demandam mais flexibilidade, o alongamento pode ser feito antes - e vai te ajudar a ter melhores resultados.

Quais os benefícios do alongamento para pessoas sedentárias?

Mesmo que você não pratique nenhuma atividade física no seu dia a dia, é muito importante se alongar para prevenir problemas no futuro: isso porque o alongamento prepara os seus músculos para qualquer esforço que você fizer. Cinco minutos, todos os dias, são suficientes para trabalhar a musculatura e ter mais qualidade de vida.

Últimas novidades

Mês das crianças: veja os cuidados de saúde importantes na primeira e segunda infância

Bem-estar

Mês das crianças: veja os cuidados de saúde importantes na primeira e segunda infância

No mês de outubro é comemorado o Dia das Crianças. Conhecido como um momento para presentear os pequenos e incentivar as brincadeiras, a data também é uma oportunidade para falar sobre saúde. Na primeira e segunda infância (do nascimento até os 6 anos de idade e dos 6 anos até a puberdade, respectivamente), a criança passa por diversos níveis de aprendizado e desenvolvimento.

Outubro rosa: 5 formas de se proteger contra o câncer de mama

Saúde

Outubro rosa: 5 formas de se proteger contra o câncer de mama

Outubro é o mês de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama. Causado pela multiplicação desequilibrada das células da mama, dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer) apontam que esse tipo de câncer deve atingir cerca de 66 mil pessoas no Brasil em 2020. O câncer de mama é um dos mais comuns que atinge as mulheres no Brasil e no mundo, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Apesar de raro, o câncer de mama também pode atingir homens.

5 doenças, além da Covid-19, que precisam da sua atenção em 2020

Saúde

5 doenças, além da Covid-19, que precisam da sua atenção em 2020

A pandemia do novo coronavírus impactou a vida das pessoas e sua relação com a própria saúde. Cuidados como o isolamento social, higienização constante das mãos com água e sabão ou álcool em gel e uso de máscara se tornaram a nova rotina para se manter longe da Covid-19. Entretanto, apesar de protegido contra o novo vírus, outras doenças podem ser tão preocupantes quanto e que necessitam de atenção, com uma vantagem: elas podem ser evitadas com os cuidados necessários.

Como incluir as oleaginosas na alimentação?

Alimentação saudável

Como incluir as oleaginosas na alimentação?

Castanhas, nozes, amêndoas, avelãs… o que esses alimentos têm em comum? Além de estarem no grupo das oleaginosas, ele são ricos em diversas substâncias que fazem muito bem para a saúde em geral, como antioxidantes e minerais. As oleaginosas estão associadas à diminuição dos riscos de ter doenças no coração, melhor funcionamento do sistema nervoso e ação anti-inflamatória, dentre outros benefícios comprovados.

Ver mais