Voltar para home page
Exercício físico

Qual o impacto dos exercícios físicos na saúde mental?

Afinal, as atividades físicas são capazes de influenciar positivamente os quadros psicológicos?

Afinal, as atividades físicas são capazes de influenciar positivamente os quadros psicológicos?

A prática de exercício físico faz muito bem para saúde do corpo: regula as principais taxas do organismo, melhora o funcionamento do coração e previne várias doenças. Mas você sabia que também possui impactos na saúde mental? Se movimentar alivia o estresse, melhora a memória, ajuda a dormir melhor e ativa o bom humor. Se feito regularmente, as atividades físicas também têm impacto positivo no tratamento de transtornos psicológicos, como depressão e ansiedade. A liberação de hormônios que ocorre durante as práticas é um grande ativador de bem-estar.

Praticar atividades físicas ajuda a dormir melhor

Insônia e outros distúrbios do sono são grandes inimigos da saúde mental. A qualidade do sono pode ser extremamente influenciada pela prática de atividades físicas. Além de dormir mais rápido, pessoas ativas têm um sono mais profundo e de melhor qualidade. A prática regular de exercício físico também faz com que a pessoa se sinta mais disposta no dia seguinte, melhorando a produtividade e bem-estar. Isso ocorre porque quando uma pessoa pratica atividade física, o corpo fica em homeostase, que equilibra o corpo para realizar suas funções de forma mais adequada.

A prática de exercícios físicos ajuda a aliviar o estresse

Sofrer com estresse é cada vez mais comum em nossa sociedade. As atividades físicas feitas regularmente podem aliviar esse mal. A explicação para isso é que, durante a prática, o nosso organismo libera diversas substâncias na corrente sanguínea que aumentam a sensação de prazer e bem-estar. Entre elas está a endorfina, que é considerada um analgésico natural que é produzido pelo cérebro durante e após a prática de atividades físicas.

Como a atividade física pode ajudar na depressão e ansiedade?

Além da diminuição do estresse, as atividades físicas costumam ser recomendadas para tratamentos de depressão e ansiedade. Os exercícios físicos podem ser usados como terapia para casos de depressão leve, oferecendo benefícios semelhantes aos antidepressivos, mas sem os efeitos colaterais. Além da liberação de endorfina, que é uma substância que fará com que a pessoa se sinta bem, as atividades físicas podem também fazer com que a pessoa se distraia do ciclo de pensamentos negativos que alimentam a depressão.

No caso da ansiedade, a atenção na atividade pode ajudar. Ao fazer o exercício físico, tente prestar atenção na sensação dos pés batendo no chão, ritmo da respiração ou sensação do vento na sua pele. Isso ajuda a interromper o fluxo de preocupações constantes, já que a pessoa se concentrará no corpo e sua reações ao realizar a atividade física. Em todos os casos, é super importante que o tratamento seja integrado com as terapias tradicionais, com psiquiatras e psicólogos, e que os exercícios sejam apenas aliados para melhora do quadro.

Últimas novidades

Exercício físico em casa: a pandemia é mais um motivo para ele ser seu grande aliado

Exercício físico

Exercício físico em casa: a pandemia é mais um motivo para ele ser seu grande aliado

Fazer atividade física sempre foi importante - e isso não é segredo para ninguém. Durante a pandemia do coronavírus, a população teve que ajustar sua rotina de exercícios para uma nova realidade. As academias ficaram fechadas por um tempo e algumas pessoas ainda não se sentem seguras para correr ou fazer qualquer outra atividade nas ruas.

Como escovar os dentes corretamente? Veja o passo a passo para não errar!

Odontologia

Como escovar os dentes corretamente? Veja o passo a passo para não errar!

Cuidar da higiene bucal é algo que deve fazer parte da rotina. Além de garantir um sorriso mais limpo, bonito e saudável, essa é a maneira mais eficiente de evitar problemas como a cárie, o tártaro e a gengivite. De uma maneira geral, a recomendação é que a escovação dos dentes seja feita pelo menos três vezes ao dia após as principais refeições - café da manhã, almoço e jantar.

Acupuntura: entenda o que é essa terapia, indicações e efeitos na saúde

Terapias

Acupuntura: entenda o que é essa terapia, indicações e efeitos na saúde

A acupuntura é uma técnica oriental que consiste no uso de agulhas em partes específicas do corpo com o objetivo de melhorar o bem-estar individual e promover o equilíbrio do corpo. Inclusive, a acupuntura é tão benéfica que vem sendo cada vez mais indicada como terapia complementar para diversas doenças que afetam a parte física e psicológica. Para entender melhor como o procedimento funciona, para quem ele é indicado e quais são os benefícios da acupuntura para o corpo, o Cuidados Mil reuniu as principais informações sobre isso. Confira!

Como a endoscopia é feita e quais as recomendações?

Saúde

Como a endoscopia é feita e quais as recomendações?

Você já ouviu falar na endoscopia? Este exame médico coleta imagens em tempo real das cavidades do sistema digestivo, sendo fundamental para o diagnóstico de doenças e até alguns tratamentos. Ele é realizado com um nível de sedação que vai depender da complexidade do procedimento, que pode ser tanto para avaliar uma gastrite quanto retirar tumores. Veja abaixo como o exame é feito, para que serve e quais são os casos recomendados para se fazer a endoscopia.

Ver mais