Voltar para home page
Exercício físico

Qual o impacto dos exercícios físicos na saúde mental?

Afinal, as atividades físicas são capazes de influenciar positivamente os quadros psicológicos?

Afinal, as atividades físicas são capazes de influenciar positivamente os quadros psicológicos?

A prática de exercício físico faz muito bem para saúde do corpo: regula as principais taxas do organismo, melhora o funcionamento do coração e previne várias doenças. Mas você sabia que também possui impactos na saúde mental? Se movimentar alivia o estresse, melhora a memória, ajuda a dormir melhor e ativa o bom humor. Se feito regularmente, as atividades físicas também têm impacto positivo no tratamento de transtornos psicológicos, como depressão e ansiedade. A liberação de hormônios que ocorre durante as práticas é um grande ativador de bem-estar.

Praticar atividades físicas ajuda a dormir melhor

Insônia e outros distúrbios do sono são grandes inimigos da saúde mental. A qualidade do sono pode ser extremamente influenciada pela prática de atividades físicas. Além de dormir mais rápido, pessoas ativas têm um sono mais profundo e de melhor qualidade. A prática regular de exercício físico também faz com que a pessoa se sinta mais disposta no dia seguinte, melhorando a produtividade e bem-estar. Isso ocorre porque quando uma pessoa pratica atividade física, o corpo fica em homeostase, que equilibra o corpo para realizar suas funções de forma mais adequada.

A prática de exercícios físicos ajuda a aliviar o estresse

Sofrer com estresse é cada vez mais comum em nossa sociedade. As atividades físicas feitas regularmente podem aliviar esse mal. A explicação para isso é que, durante a prática, o nosso organismo libera diversas substâncias na corrente sanguínea que aumentam a sensação de prazer e bem-estar. Entre elas está a endorfina, que é considerada um analgésico natural que é produzido pelo cérebro durante e após a prática de atividades físicas.

Como a atividade física pode ajudar na depressão e ansiedade?

Além da diminuição do estresse, as atividades físicas costumam ser recomendadas para tratamentos de depressão e ansiedade. Os exercícios físicos podem ser usados como terapia para casos de depressão leve, oferecendo benefícios semelhantes aos antidepressivos, mas sem os efeitos colaterais. Além da liberação de endorfina, que é uma substância que fará com que a pessoa se sinta bem, as atividades físicas podem também fazer com que a pessoa se distraia do ciclo de pensamentos negativos que alimentam a depressão.

No caso da ansiedade, a atenção na atividade pode ajudar. Ao fazer o exercício físico, tente prestar atenção na sensação dos pés batendo no chão, ritmo da respiração ou sensação do vento na sua pele. Isso ajuda a interromper o fluxo de preocupações constantes, já que a pessoa se concentrará no corpo e sua reações ao realizar a atividade física. Em todos os casos, é super importante que o tratamento seja integrado com as terapias tradicionais, com psiquiatras e psicólogos, e que os exercícios sejam apenas aliados para melhora do quadro.

Últimas novidades

Saúde mental na adolescência e juventude: há sempre uma saída!

Saúde

Saúde mental na adolescência e juventude: há sempre uma saída!

A saúde mental na adolescência e juventude é um assunto muito importante e que deve ser falado. Essa é uma fase de mudanças em todos os sentidos, que quase sempre vêm acompanhadas de dúvidas e cobranças.  Qual profissão devo seguir? Como conseguir emprego? Será que devo me casar? Está na hora de ter filhos? Aluguel ou casa própria? Se pudéssemos olhar dentro da mente de um jovem, certamente encontraremos mais perguntas do que respostas.

Psicólogo ou psiquiatra: entenda o papel dos especialistas em saúde mental

Terapias

Psicólogo ou psiquiatra: entenda o papel dos especialistas em saúde mental

Nem todo mundo sabe quais são as diferenças entre psicólogo e psiquiatra, mas cada profissional tem uma função bem específica dentro do campo da saúde mental. Tudo começa, inclusive, pela formação de cada profissional, já que são especializados em áreas diferentes. Em muitos casos, o psicólogo e o psiquiatra trabalham em conjunto e de forma complementar, cada um auxiliando em um aspecto da vida do paciente.

Como é feito o tratamento de canal?

Odontologia

Como é feito o tratamento de canal?

Cuidar da saúde dos dentes é fundamental para manter um sorriso bonito. Consultas regulares ao dentista são super importantes, pois alguns procedimentos de rotina são necessários e somente o especialista poderá avaliar, por exemplo, quando realizar o tratamento de canal.  Só de ouvir o nome, a maioria das pessoas tem receio de realizar esse procedimento. Para esclarecer como é realizado o tratamento de canal, quais são as etapas e quais os cuidados necessários após o procedimento, o Cuidados Mil preparou uma matéria com tudo o que você precisa saber sobre esse assunto.

Qual a importância das vacinas para prevenir doenças e garantir a saúde da população?

Saúde

Qual a importância das vacinas para prevenir doenças e garantir a saúde da população?

Com a pandemia do novo coronavírus, as vacinas voltaram a ser a prioridade entre a comunidade científica e a própria população. O que poucos sabem é que as vacinas fazem parte da realidade há séculos e são consideradas umas das principais medidas preventivas contra doenças graves. No Brasil, a vacina surgiu em 1804 para combater a varíola, um quadro contagioso e muito perigoso para a época, mas que já foi erradicado depois de uma campanha de vacinação em massa organizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) por volta de 1970. Ainda assim, muitas pessoas não entendem o processo de desenvolvimento de imunizações e nem a importância de não deixar de se vacinar.

Ver mais