Qual o impacto dos exercícios físicos na saúde mental?

A prática de exercício físico faz muito bem para saúde do corpo: regula as principais taxas do organismo, melhora o funcionamento do coração e previne várias doenças. Mas você sabia que também possui impactos na saúde mental? Se movimentar alivia o estresse, melhora a memória, ajuda a dormir melhor e ativa o bom humor. Se feito regularmente, as atividades físicas também têm impacto positivo no tratamento de transtornos psicológicos, como depressão e ansiedade. A liberação de hormônios que ocorre durante as práticas é um grande ativador de bem-estar.

Praticar atividades físicas ajuda a dormir melhor

Insônia e outros distúrbios do sono são grandes inimigos da saúde mental. A qualidade do sono pode ser extremamente influenciada pela prática de atividades físicas. Além de dormir mais rápido, pessoas ativas têm um sono mais profundo e de melhor qualidade. A prática regular de exercício físico também faz com que a pessoa se sinta mais disposta no dia seguinte, melhorando a produtividade e bem-estar. Isso ocorre porque quando uma pessoa pratica atividade física, o corpo fica em homeostase, que equilibra o corpo para realizar suas funções de forma mais adequada.

A prática de exercícios físicos ajuda a aliviar o estresse

Sofrer com estresse é cada vez mais comum em nossa sociedade. As atividades físicas feitas regularmente podem aliviar esse mal. A explicação para isso é que, durante a prática, o nosso organismo libera diversas substâncias na corrente sanguínea que aumentam a sensação de prazer e bem-estar. Entre elas está a endorfina, que é considerada um analgésico natural que é produzido pelo cérebro durante e após a prática de atividades físicas.

Como a atividade física pode ajudar na depressão e ansiedade?

Além da diminuição do estresse, as atividades físicas costumam ser recomendadas para tratamentos de depressão e ansiedade. Os exercícios físicos podem ser usados como terapia para casos de depressão leve, oferecendo benefícios semelhantes aos antidepressivos, mas sem os efeitos colaterais. Além da liberação de endorfina, que é uma substância que fará com que a pessoa se sinta bem, as atividades físicas podem também fazer com que a pessoa se distraia do ciclo de pensamentos negativos que alimentam a depressão.

No caso da ansiedade, a atenção na atividade pode ajudar. Ao fazer o exercício físico, tente prestar atenção na sensação dos pés batendo no chão, ritmo da respiração ou sensação do vento na sua pele. Isso ajuda a interromper o fluxo de preocupações constantes, já que a pessoa se concentrará no corpo e sua reações ao realizar a atividade física. Em todos os casos, é super importante que o tratamento seja integrado com as terapias tradicionais, com psiquiatras e psicólogos, e que os exercícios sejam apenas aliados para melhora do quadro.