Voltar para home page
Bem-estar

Qualquer pessoa pode praticar lutas? Quais os benefícios para a saúde?

A prática de lutas, desde que aprovada pelo médico, pode ser feita por qualquer pessoa, de qualquer idade!

A prática de lutas, desde que aprovada pelo médico, pode ser feita por qualquer pessoa, de qualquer idade!

As atividades físicas são fundamentais para uma vida mais saudável. Os benefícios de uma vida não sedentária vão além dos fatores físicos: influenciam na saúde mental, previne doenças e aumenta a longevidade, podem ser diversos. No entanto, nem todo mundo se adapta às atividades de musculação e aeróbico fornecidas pelas maioria das academias. Diante dessa perspectiva, as lutas podem ser uma ótima opção de atividade física. Mas sempre fica o questionamento: qualquer pessoa pode praticar lutas? Posso começar com qualquer idade? Tire todas as suas dúvidas a seguir!

As lutas podem ser feitas por qualquer pessoa, independente da modalidade

As lutas são consideradas um esporte acessível e democrático. Por isso, a prática delas pode ser feita por qualquer pessoa que esteja apta após avaliação médica, independente da idade, gênero ou condicionamento físico. Não importa se seu objetivo for apenas praticar alguma atividade ou se tornar um atleta profissional, você com certeza vai usufruir dos benefícios desse tipo de atividade, que se relaciona não só com o corpo, mas também com a mente.

Boxe, karatê, jiu jitsu, muay thai, judô e capoeira são as lutas mais comuns, mas existem diversas modalidades com técnicas diferentes. Os resultados do treinamento são graduais - ou seja, o praticante vai subindo de nível à medida que avança na prática. As lutas também são conhecidas por estabelecer um senso de coletividade entre os praticantes.

Quais são os benefícios das lutas?

As lutas estimulam a flexibilidade, a oxigenação do corpo, além de regularem o metabolismo e melhorarem o condicionamento físico. Os praticantes também são beneficiados com o crescimento muscular. Nos aquecimentos que ocorrem antes das aulas, são realizados exercícios que estimulam a flexibilidade e aumentam a resistência. Durante a prática em si, todos os músculos são trabalhados de forma conjunta.

Benefícios das lutas vão muito além do condicionamento físico

Além dos proveitos físicos, as lutas são capazes de transmitir conceitos de hierarquia e disciplina. Os exercícios têm um processo pedagógico que promove princípios, valores e desafios que ajudam os praticantes com os mais variados temas da vida. As atividades também melhoram a autoestima e até mesmo aliviam o estresse, pois a prática ainda libera endorfina e serotonina no cérebro, substâncias que geram uma sensação de bem-estar e prazer.

Últimas novidades

Câncer de ovário: causas, como identificar e tratamentos

Saúde

Câncer de ovário: causas, como identificar e tratamentos

O câncer de ovário é difícil de ser diagnosticado, sendo a segunda neoplasia ginecológica mais comum. Esse tipo de câncer é o mais letal entre os cânceres ginecológicos. Mais frequente em mulheres com mais de 40 anos, o câncer de ovário demora a apresentar sintomas, o que resulta no diagnóstico tardio. Estima-se que cerca de 75% dos casos são diagnosticados quando a doença já está avançada.

Como manter a diabetes controlada?

Saúde

Como manter a diabetes controlada?

A diabetes é uma doença metabólica em que o corpo não consegue produzir uma quantidade suficiente de insulina, hormônio responsável pelo controle da glicose no sangue. Com a falta da substância, o paciente diabético sofre com o aumento do nível de glicose na corrente sanguínea, que é o que chamamos de hiperglicemia. Segundo o Ministério da Saúde, estima-se que 9 milhões de pessoas têm diabetes, e infelizmente esse é um número que só cresce a cada ano. Então, o que fazer para manter a diabetes controlada? Separamos algumas dicas que podem ajudar no problema.

Escutar música alta pode comprometer a audição?

Saúde

Escutar música alta pode comprometer a audição?

Ouvir música é um hábito que faz parte da vida de muita gente. Basta ir às ruas e observar a quantidade de pessoas com fones de ouvido imersos em seu próprio universo para se dar conta de como a música está presente em todo lugar. No entanto, é importante ficar atento ao volume e a frequência desse hábito. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), quase 50% das pessoas entre 12 e 35 anos correm o risco de sofrer perda auditiva por causa da exposição prolongada e excessiva a sons muito altos, o que corresponde a 1,1 bilhão da população.

Exercícios físicos na gravidez: qual a importância e os cuidados durante a prática

Exercício físico

Exercícios físicos na gravidez: qual a importância e os cuidados durante a prática

Quando uma mulher está grávida, surgem muitas dúvidas sobre a realização de atividades físicas durante a gestação e como isso deve ser feito sem prejudicar a saúde da nova mamãe ou do bebê que está a caminho. É importante conversar com o obstetra antes de dar início a essa rotina, mas geralmente os exercícios físicos são bastante benéficos para o desenvolvimento da gestação. Para entender melhor quais são os benefícios dessa prática, quais são os exercícios físicos mais indicados para mulheres grávidas e que cuidados são necessários, o Cuidados Mil preparou uma matéria com tudo que você precisa saber sobre o assunto.

Ver mais