Qualquer pessoa pode praticar lutas? Quais os benefícios para a saúde?

As atividades físicas são fundamentais para uma vida mais saudável. Os benefícios de uma vida não sedentária vão além dos fatores físicos: influenciam na saúde mental, previne doenças e aumenta a longevidade, podem ser diversos. No entanto, nem todo mundo se adapta às atividades de musculação e aeróbico fornecidas pelas maioria das academias. Diante dessa perspectiva, as lutas podem ser uma ótima opção de atividade física. Mas sempre fica o questionamento: qualquer pessoa pode praticar lutas? Posso começar com qualquer idade? Tire todas as suas dúvidas a seguir!

As lutas podem ser feitas por qualquer pessoa, independente da modalidade

As lutas são consideradas um esporte acessível e democrático. Por isso, a prática delas pode ser feita por qualquer pessoa que esteja apta após avaliação médica, independente da idade, gênero ou condicionamento físico. Não importa se seu objetivo for apenas praticar alguma atividade ou se tornar um atleta profissional, você com certeza vai usufruir dos benefícios desse tipo de atividade, que se relaciona não só com o corpo, mas também com a mente.

Boxe, karatê, jiu jitsu, muay thai, judô e capoeira são as lutas mais comuns, mas existem diversas modalidades com técnicas diferentes. Os resultados do treinamento são graduais – ou seja, o praticante vai subindo de nível à medida que avança na prática. As lutas também são conhecidas por estabelecer um senso de coletividade entre os praticantes.

Quais são os benefícios das lutas?

As lutas estimulam a flexibilidade, a oxigenação do corpo, além de regularem o metabolismo e melhorarem o condicionamento físico. Os praticantes também são beneficiados com o crescimento muscular. Nos aquecimentos que ocorrem antes das aulas, são realizados exercícios que estimulam a flexibilidade e aumentam a resistência. Durante a prática em si, todos os músculos são trabalhados de forma conjunta.

Benefícios das lutas vão muito além do condicionamento físico

Além dos proveitos físicos, as lutas são capazes de transmitir conceitos de hierarquia e disciplina. Os exercícios têm um processo pedagógico que promove princípios, valores e desafios que ajudam os praticantes com os mais variados temas da vida. As atividades também melhoram a autoestima e até mesmo aliviam o estresse, pois a prática ainda libera endorfina e serotonina no cérebro, substâncias que geram uma sensação de bem-estar e prazer.