Voltar para home page
Bem-estar

Qualquer pessoa pode praticar lutas? Quais os benefícios para a saúde?

A prática de lutas, desde que aprovada pelo médico, pode ser feita por qualquer pessoa, de qualquer idade!

A prática de lutas, desde que aprovada pelo médico, pode ser feita por qualquer pessoa, de qualquer idade!

As atividades físicas são fundamentais para uma vida mais saudável. Os benefícios de uma vida não sedentária vão além dos fatores físicos: influenciam na saúde mental, previne doenças e aumenta a longevidade, podem ser diversos. No entanto, nem todo mundo se adapta às atividades de musculação e aeróbico fornecidas pelas maioria das academias. Diante dessa perspectiva, as lutas podem ser uma ótima opção de atividade física. Mas sempre fica o questionamento: qualquer pessoa pode praticar lutas? Posso começar com qualquer idade? Tire todas as suas dúvidas a seguir!

As lutas podem ser feitas por qualquer pessoa, independente da modalidade

As lutas são consideradas um esporte acessível e democrático. Por isso, a prática delas pode ser feita por qualquer pessoa que esteja apta após avaliação médica, independente da idade, gênero ou condicionamento físico. Não importa se seu objetivo for apenas praticar alguma atividade ou se tornar um atleta profissional, você com certeza vai usufruir dos benefícios desse tipo de atividade, que se relaciona não só com o corpo, mas também com a mente.

Boxe, karatê, jiu jitsu, muay thai, judô e capoeira são as lutas mais comuns, mas existem diversas modalidades com técnicas diferentes. Os resultados do treinamento são graduais - ou seja, o praticante vai subindo de nível à medida que avança na prática. As lutas também são conhecidas por estabelecer um senso de coletividade entre os praticantes.

Quais são os benefícios das lutas?

As lutas estimulam a flexibilidade, a oxigenação do corpo, além de regularem o metabolismo e melhorarem o condicionamento físico. Os praticantes também são beneficiados com o crescimento muscular. Nos aquecimentos que ocorrem antes das aulas, são realizados exercícios que estimulam a flexibilidade e aumentam a resistência. Durante a prática em si, todos os músculos são trabalhados de forma conjunta.

Benefícios das lutas vão muito além do condicionamento físico

Além dos proveitos físicos, as lutas são capazes de transmitir conceitos de hierarquia e disciplina. Os exercícios têm um processo pedagógico que promove princípios, valores e desafios que ajudam os praticantes com os mais variados temas da vida. As atividades também melhoram a autoestima e até mesmo aliviam o estresse, pois a prática ainda libera endorfina e serotonina no cérebro, substâncias que geram uma sensação de bem-estar e prazer.

Últimas novidades

Exercício físico em casa: a pandemia é mais um motivo para ele ser seu grande aliado

Exercício físico

Exercício físico em casa: a pandemia é mais um motivo para ele ser seu grande aliado

Fazer atividade física sempre foi importante - e isso não é segredo para ninguém. Durante a pandemia do coronavírus, a população teve que ajustar sua rotina de exercícios para uma nova realidade. As academias ficaram fechadas por um tempo e algumas pessoas ainda não se sentem seguras para correr ou fazer qualquer outra atividade nas ruas.

Como escovar os dentes corretamente? Veja o passo a passo para não errar!

Odontologia

Como escovar os dentes corretamente? Veja o passo a passo para não errar!

Cuidar da higiene bucal é algo que deve fazer parte da rotina. Além de garantir um sorriso mais limpo, bonito e saudável, essa é a maneira mais eficiente de evitar problemas como a cárie, o tártaro e a gengivite. De uma maneira geral, a recomendação é que a escovação dos dentes seja feita pelo menos três vezes ao dia após as principais refeições - café da manhã, almoço e jantar.

Acupuntura: entenda o que é essa terapia, indicações e efeitos na saúde

Terapias

Acupuntura: entenda o que é essa terapia, indicações e efeitos na saúde

A acupuntura é uma técnica oriental que consiste no uso de agulhas em partes específicas do corpo com o objetivo de melhorar o bem-estar individual e promover o equilíbrio do corpo. Inclusive, a acupuntura é tão benéfica que vem sendo cada vez mais indicada como terapia complementar para diversas doenças que afetam a parte física e psicológica. Para entender melhor como o procedimento funciona, para quem ele é indicado e quais são os benefícios da acupuntura para o corpo, o Cuidados Mil reuniu as principais informações sobre isso. Confira!

Como a endoscopia é feita e quais as recomendações?

Saúde

Como a endoscopia é feita e quais as recomendações?

Você já ouviu falar na endoscopia? Este exame médico coleta imagens em tempo real das cavidades do sistema digestivo, sendo fundamental para o diagnóstico de doenças e até alguns tratamentos. Ele é realizado com um nível de sedação que vai depender da complexidade do procedimento, que pode ser tanto para avaliar uma gastrite quanto retirar tumores. Veja abaixo como o exame é feito, para que serve e quais são os casos recomendados para se fazer a endoscopia.

Ver mais