Voltar para home page
Saúde

Quando a febre indica que é hora de procurar um médico?

Entenda os estágios da febre e quando ela indica algo mais grave

Entenda os estágios da febre e quando ela indica algo mais grave

A febre é um aumento da temperatura corporal e costuma ser um sinal de que algo não vai bem. Geralmente, é indicativo de que o organismo está combatendo alguma infecção causada por algum vírus ou bactéria. A febre pode ser um sintoma de uma simples gripe, mas também de doenças mais graves, como dengue, zika e chikungunya, por isso é muito importante saber a hora certa de trocar os cuidados caseiros pela ajuda médica.

É recomendado procurar um médico em quadros de febre a partir de 38ºC

A temperatura normal do corpo humano costuma variar entre 36,1ºC e 37,2ºC, mas durante um quadro de febre alta ela pode chegar até aproximadamente 40ºC. Os infectologistas estabelecem alguns parâmetros para classificar a febre: temperaturas entre 37,3ºC até 37,8ºC são consideradas febrícula e não representam grandes preocupações, no entanto, as medições acima de 38ºC são consideradas como febre e é recomendada a assistência médica.

Febre acompanhada de outros sintomas pode indicar doenças mais sérias

A febre não é uma doença e sim uma reação do corpo a patógenos, por isso, em muitos casos a assistência médica é fundamental. Caso a febre esteja acompanhada de outros sintomas como dor de cabeça intensa e persistente, dor no peito, dor de garganta, vômitos, vermelhidão na pele, dor abdominal e ao urinar, rigidez na nuca e sensibilidade à luz procure imediatamente um médico.

Verifique a temperatura várias vezes ao dia

É essencial para o controle do quadro febril verificar a temperatura cerca de três ou quatro vezes por dia, sempre anotando os valores e os horários. Desta forma, é possível identificar se os picos febris são frequentes ou não e ajudar no diagnóstico de doenças que possam estar relacionadas.

Banho quente ou frio para controlar a temperatura?

A temperatura da água para aliviar o mal estar da febre deve ser morna ou fria, nunca gelada ou quente. O objetivo do banho é abaixar a alta temperatura do corpo, por isso alguns minutos embaixo da água fria já são suficientes. No entanto, é preciso atenção para não agravar o quadro clínico: se a pessoa tiver muitos tremores durante o banho é recomendado que ele seja interrompido imediatamente.

Como é feito o tratamento?

O tratamento está diretamente relacionado à doença que originou a febre. Repouso, hidratação e o uso de medicamentos analgésicos são sempre indicados para aliviar o quadro febril e o desconforto do paciente. Vale lembrar que o uso de qualquer medicação deve ser feito com orientação médica.

Últimas novidades

Herpes labial: descubra o que é e como buscar tratamento

Saúde

Herpes labial: descubra o que é e como buscar tratamento

A herpes labial é causada pelo vírus HSV (Herpes Simplex Virus) e se divide em dois tipos, o HSV-1, que geralmente fica alocado na cavidade bucal, e o HSV-2, que atinge os genitais. Ambos são extremamente contagiosos, mas o primeiro é o mais comum. Para se ter uma ideia, a Organização Mundial da Saúde estima que 67% da população está infectada por ele.

6 dicas para fazer exercício físico em casa de forma segura

Exercício físico

6 dicas para fazer exercício físico em casa de forma segura

A quarentena fez muita gente aderir aos exercícios físicos caseiros - e isso é um bom sinal. Ficar em casa sem se movimentar pode gerar diversos problemas de saúde típicos do sedentarismo. As dores na coluna são um dos principais exemplos. No entanto, para que a atividade física renda os benefícios desejados, é preciso cuidado e respeito aos limites do corpo.

5 dicas para voltar à rotina depois da pandemia

Bem-estar

5 dicas para voltar à rotina depois da pandemia

Os meses de isolamento por causa da pandemia do coronavírus podem deixar algumas consequências na vida da população mesmo quando a rotina voltar ao normal. As pessoas tiveram que se adaptar a um novo modo de vida em meio à incertezas sobre a saúde. A volta à vida normal, mesmo quando os casos da doença diminuírem consideravelmente, pode ser difícil para algumas pessoas.

Quais os benefícios das leguminosas para a saúde?

Alimentação saudável

Quais os benefícios das leguminosas para a saúde?

Você consome feijão todos os dias? Apesar de ser um item muito consumido no Brasil, pouca gente sabe da importância não apenas do feijão, mas de todas as leguminosas, para a saúde do nosso corpo. Assim como os legumes, verduras, frutas e hortaliças, as leguminosas devem fazer parte das refeições diariamente. Ricas em fibras, proteínas, carboidratos, também são uma fonte poderosa de ferro.

Ver mais