Voltar para home page
Saúde

Raios UV: entenda os cuidados com os olhos para não danificar a visão

O cuidado com os olhos demanda mais atenção nos dias de calor. Veja como proteger a sua visão!

O cuidado com os olhos demanda mais atenção nos dias de calor. Veja como proteger a sua visão!

Os tão esperados dias de sol já estão chegando, mas para que a diversão seja completa, alguns cuidados com os olhos são necessários. O uso de óculos com proteção solar, tanto para adultos quanto crianças, é fundamental. Segundo o oftalmologista Hallim Feres Neto, apesar de a luz solar ser benéfica e necessária, a exposição excessiva aos raios UV pode causar problemas oculares como catarata, degeneração macular relacionada à idade, pterígio e ceratite.

Cuidados com a visão: como escolher o óculos adequado?

Quem já faz uso de óculos não consegue identificar apenas a olho nu se há proteção na lente. Para evitar dúvidas e problemas oculares, escolha estabelecimentos de confiança na hora de fazer seus óculos - sejam eles de sol ou de grau. Além disso, existem alguns incômodos que podem indicar a falta de proteção UV adequada, como dor de cabeça, ardência nos olhos e sensibilidade à luz. É importante ficar atento a esses desconfortos e procurar um oftalmologista.

Cuidados com os olhos das crianças

A proteção solar deve ser redobrada com as crianças, já que sua estrutura ocular é mais sensível e o cristalino, mais transparente que o dos adultos. Essa sensibilidade facilita a radiação na área interna dos olhos e pode causar danos de maior proporção. Por isso, vale investir em óculos de grau e de sol com proteção UV também para crianças. Os bebês ainda não têm formação completa da estrutura do nariz e das orelhas, impossibilitando a sustentação correta dos óculos. Nesses casos, o melhor acessório para proteção é o chapéu com aba que cubra os olhos.

Diferença entre UVA e UVB

A principal distinção entre os raios solares é a profundidade com que penetram na região dos olhos. Enquanto os raios UVB chegam até a córnea e o cristalino - podendo danificá-los -, os raios UVA penetram ainda mais profundamente, podendo gerar alterações na visão central, como a degeneração da mácula. Ainda que em menor proporção, esses raios solares também causam danos em dias nublados. Por isso, não deixe para proteger seus olhos apenas em dias ensolarados. Esse cuidado deve se estender por todo o ano.

Fonte: Dr. Hallim Feres Neto

Últimas novidades

Aprenda a comer melhor com 7 dicas para aproveitar a hora das refeições [Infográfico]

Alimentação saudável

Aprenda a comer melhor com 7 dicas para aproveitar a hora das refeições [Infográfico]

A alimentação carrega muitos significados em diferentes fases da vida e é essencial para a nossa saúde. Aprender a comer melhor é uma forma de absorver os nutrientes da forma correta e tem impactos diretos no seu dia a dia: ajuda a dormir melhor, ter mais disposição e evitar doenças. Com a correria do dia a dia e acúmulo de responsabilidades, o piloto automático acaba virando o estado normal sempre que é possível, principalmente na hora das tarefas que se repetem todos os dias, como o momento das refeições. Mudar sua relação com a comida nesse momento tão importante só trará benefícios para a sua vida. Veja como é simples!

Veja como adaptar seu treino de acordo com cada fase do ciclo menstrual

Exercício físico

Veja como adaptar seu treino de acordo com cada fase do ciclo menstrual

O corpo feminino passa por diferentes transformações ao longo da vida. A menarca (primeira menstruação), a gravidez, a menopausa… todos esses ciclos sofrem influência de um mecanismo hormonal que sabe exatamente onde precisa atuar em cada fase. A mulher adulta, portanto, passa por diferentes momentos ao longo do mês que determinam a sua rotina, humor e até a energia para realizar as atividades do cotidiano. É por isso que é muito normal estar mais ou menos disposta dependendo do dia. Acontece que a intensidade dos hormônios liberados em cada parte do ciclo podem alterar todo o corpo da mulher.

Hipotireoidismo e Hipertireoidismo: descubra as diferenças e os perigos de cada tipo de alteração da tireoide

Consulta

Hipotireoidismo e Hipertireoidismo: descubra as diferenças e os perigos de cada tipo de alteração da tireoide

Cansaço, sono desregulado e alterações no peso são alguns sinais que podem indicar problemas na tireoide. A glândula, que tem um formato parecido com uma borboleta e está localizada na parte da frente do pescoço, libera hormônios fundamentais para diferentes mecanismos do corpo humano. A baixa ou elevada produção dessas substâncias podem afetar muito a saúde e a qualidade de vida dos indivíduos.

5 sinais do seu corpo que indicam imunidade baixa

Saúde

5 sinais do seu corpo que indicam imunidade baixa

A imunidade baixa é, na maioria das vezes, associada a quadros de gripes, mas há muitos outros sinais que indicam problemas no sistema imunológico. Responsável pela defesa do organismo contra bactérias, vírus e fungos, esse sistema está presente em todo o corpo humano em forma de células e moléculas. A ação imunológica é capaz de manter o organismo livre de tumores, infecções e outras doenças graves.

Ver mais