Voltar para home page
Saúde

Raios UV: entenda os cuidados com os olhos para não danificar a visão

O cuidado com os olhos demanda mais atenção nos dias de calor. Veja como proteger a sua visão!

O cuidado com os olhos demanda mais atenção nos dias de calor. Veja como proteger a sua visão!

Os tão esperados dias de sol já estão chegando, mas para que a diversão seja completa, alguns cuidados com os olhos são necessários. O uso de óculos com proteção solar, tanto para adultos quanto crianças, é fundamental. Segundo o oftalmologista Hallim Feres Neto, apesar de a luz solar ser benéfica e necessária, a exposição excessiva aos raios UV pode causar problemas oculares como catarata, degeneração macular relacionada à idade, pterígio e ceratite.

Cuidados com a visão: como escolher o óculos adequado?

Quem já faz uso de óculos não consegue identificar apenas a olho nu se há proteção na lente. Para evitar dúvidas e problemas oculares, escolha estabelecimentos de confiança na hora de fazer seus óculos - sejam eles de sol ou de grau. Além disso, existem alguns incômodos que podem indicar a falta de proteção UV adequada, como dor de cabeça, ardência nos olhos e sensibilidade à luz. É importante ficar atento a esses desconfortos e procurar um oftalmologista.

Cuidados com os olhos das crianças

A proteção solar deve ser redobrada com as crianças, já que sua estrutura ocular é mais sensível e o cristalino, mais transparente que o dos adultos. Essa sensibilidade facilita a radiação na área interna dos olhos e pode causar danos de maior proporção. Por isso, vale investir em óculos de grau e de sol com proteção UV também para crianças. Os bebês ainda não têm formação completa da estrutura do nariz e das orelhas, impossibilitando a sustentação correta dos óculos. Nesses casos, o melhor acessório para proteção é o chapéu com aba que cubra os olhos.

Diferença entre UVA e UVB

A principal distinção entre os raios solares é a profundidade com que penetram na região dos olhos. Enquanto os raios UVB chegam até a córnea e o cristalino - podendo danificá-los -, os raios UVA penetram ainda mais profundamente, podendo gerar alterações na visão central, como a degeneração da mácula. Ainda que em menor proporção, esses raios solares também causam danos em dias nublados. Por isso, não deixe para proteger seus olhos apenas em dias ensolarados. Esse cuidado deve se estender por todo o ano.

Fonte: Dr. Hallim Feres Neto

Últimas novidades

Diabetes I e II: qual a diferença entre os dois tipos da doença?

Saúde

Diabetes I e II: qual a diferença entre os dois tipos da doença?

Diabetes é uma das doenças mais comuns e que mais matam no mundo. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), existem mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença no Brasil e os números não param de crescer. Em muitos casos, uma pessoa pode ser diabética sem saber. A diabetes pode se manifestar nos tipos I e II: com ações diferentes no organismo, cada uma demanda um cuidado específico. Entenda mais e veja como evitar as complicações graves.

Quarentena: 5 práticas de autocuidado para deixar seus dias mais leves

Bem-estar

Quarentena: 5 práticas de autocuidado para deixar seus dias mais leves

As recomendações dos principais órgãos de saúde são claras: é preciso ficar em casa para se proteger do novo coronavírus. A quarentena, no entanto, pode ser muito estressante: afinal, estamos no meio de uma pandemia e longe dos amigos e família. Nesse momento, se promover alguns momentos de autocuidado e relaxamento podem ajudar. Pensando nisso, separamos 5 práticas para você cuidar do seu bem-estar físico e emocional e deixar os seus dias mais leves durante esse período difícil. Confira!

Candidíase: o que causa e como aliviar o desconforto?

Saúde

Candidíase: o que causa e como aliviar o desconforto?

A candidíase é uma doença causada por fungos que, em geral, atinge mais a região genital do corpo. Apesar da infecção poder afetar ambos os sexos, as mulheres são as que mais sofrem com o incômodo. A candidíase causa muito desconforto e pode ser desencadeada por desequilíbrios no sistema imunológico, estresse e uso de roupas muito apertadas. Os sintomas mais comuns são ardência, coceira, inchaço, corrimento, dor ao urinar e durante as relações sexuais. Entenda mais sobre o problema e como aliviar!

Como manter o sono regulado na quarentena?

Bem-estar

Como manter o sono regulado na quarentena?

A má qualidade de sono pode trazer diversos prejuízos para a saúde do corpo e da mente. É durante a noite que o organismo passa por processos metabólicos importantes para o seu funcionamento. Dormir a quantidade de horas recomendadas é fundamental para que o corpo se recupere energeticamente. Durante a quarentena, no entanto, as mudanças de rotina, associadas com o estresse e alimentação, podem desregular o sono e até mesmo contribuir para a insônia. Confira algumas dicas de como combater esse problema e dormir melhor nesse período complicado!

Ver mais