Voltar para home page
Odontologia

Saúde bucal infantil: aprenda a cultivar bons hábitos odontológicos com as crianças

Qual a relação entre alimentação e saúde bucal infantil?

Qual a relação entre alimentação e saúde bucal infantil?

Você sabia que a alimentação já é importante para a saúde bucal desde a fase intrauterina? Acontece que, por volta do 5º mês de gestação, o paladar da criança já começa a ser desenvolvido. E se a futura mamãe consumir doces em excesso, por exemplo, a probabilidade de o bebê já nascer com preferência por esses alimentos é maior. A alimentação saudável na gestação, com boa quantidade de proteínas, vitaminas e sais minerais, com moderada quantidade de gorduras e carboidratos influencia na dentição mais saudável dos filhos.

Cárie de mamadeira precisa da sua atenção

A cárie de mamadeira, um problema bucal associado ao uso prolongado de leite ou líquidos açucarados (chás e sucos, por exemplo), apresenta um desenvolvimento rápido. Portanto, caso a criança faça uso frequente desse tipo de alimento na mamadeira, principalmente no período noturno, o ideal é eliminar o hábito o quanto antes.
Outra dica importante é não acostumar o pequeno a ir para a cama com a mamadeira. O problema desse comportamento é que a criança passa a associar o sono com as refeições.

Assim que os dentes de leite nascem, é desejável que a criança elimine o hábito de alimentação antes de dormir. Caso isso não aconteça, a sugestão é substituir o leite pela água, diminuindo gradativamente a quantidade ingerida até que o pequeno abandone esse comportamento.

Introdução alimentar: incluindo as refeições na dieta

Quando a criança passar a se alimentar junto com a família, é importante que os pais deem bons exemplos de alimentação. Lembre-se: na escola, o pequeno tem acesso à diversos alimentos diferentes, incluindo balas e outros açúcares, que são difíceis de serem controlados pelos pais. Por isso, é ainda mais importante que os bons hábitos sejam cultivados de forma natural.

Os doces devem ser dados à criança de forma esporádica. E nunca esqueça da higienização logo após consumir as guloseimas!

Fonte: Dra. Glenda Nahás Bergamasco Dreuzzo
Especialista em Odontopediatria
Consultora Científica do Amil Dental Kids

Últimas novidades

Saúde mental na adolescência e juventude: há sempre uma saída!

Saúde

Saúde mental na adolescência e juventude: há sempre uma saída!

A saúde mental na adolescência e juventude é um assunto muito importante e que deve ser falado. Essa é uma fase de mudanças em todos os sentidos, que quase sempre vêm acompanhadas de dúvidas e cobranças.  Qual profissão devo seguir? Como conseguir emprego? Será que devo me casar? Está na hora de ter filhos? Aluguel ou casa própria? Se pudéssemos olhar dentro da mente de um jovem, certamente encontraremos mais perguntas do que respostas.

Psicólogo ou psiquiatra: entenda o papel dos especialistas em saúde mental

Terapias

Psicólogo ou psiquiatra: entenda o papel dos especialistas em saúde mental

Nem todo mundo sabe quais são as diferenças entre psicólogo e psiquiatra, mas cada profissional tem uma função bem específica dentro do campo da saúde mental. Tudo começa, inclusive, pela formação de cada profissional, já que são especializados em áreas diferentes. Em muitos casos, o psicólogo e o psiquiatra trabalham em conjunto e de forma complementar, cada um auxiliando em um aspecto da vida do paciente.

Como é feito o tratamento de canal?

Odontologia

Como é feito o tratamento de canal?

Cuidar da saúde dos dentes é fundamental para manter um sorriso bonito. Consultas regulares ao dentista são super importantes, pois alguns procedimentos de rotina são necessários e somente o especialista poderá avaliar, por exemplo, quando realizar o tratamento de canal.  Só de ouvir o nome, a maioria das pessoas tem receio de realizar esse procedimento. Para esclarecer como é realizado o tratamento de canal, quais são as etapas e quais os cuidados necessários após o procedimento, o Cuidados Mil preparou uma matéria com tudo o que você precisa saber sobre esse assunto.

Qual a importância das vacinas para prevenir doenças e garantir a saúde da população?

Saúde

Qual a importância das vacinas para prevenir doenças e garantir a saúde da população?

Com a pandemia do novo coronavírus, as vacinas voltaram a ser a prioridade entre a comunidade científica e a própria população. O que poucos sabem é que as vacinas fazem parte da realidade há séculos e são consideradas umas das principais medidas preventivas contra doenças graves. No Brasil, a vacina surgiu em 1804 para combater a varíola, um quadro contagioso e muito perigoso para a época, mas que já foi erradicado depois de uma campanha de vacinação em massa organizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) por volta de 1970. Ainda assim, muitas pessoas não entendem o processo de desenvolvimento de imunizações e nem a importância de não deixar de se vacinar.

Ver mais