Voltar para home page
Odontologia

Saúde bucal: saiba como se prevenir das doenças que atingem a região da boca

Quando ir no dentista e quais os principais cuidados no dia a dia? Descubra!

Quando ir no dentista e quais os principais cuidados no dia a dia? Descubra!

A saúde bucal é feita no dia a dia: cáries e infecções gengivais podem ser evitadas com hábitos saudáveis, como higiene bucal adequada e baixo consumo de alimentos ricos em açúcar. Quando esses comportamentos são deixados de lado, é normal que placas bacterianas se formem, causando doenças e problemas bucais.

Fatores de risco para problemas bucais

O risco fica ainda maior para aqueles que possuem patologias crônicas não controladas, como diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares – já que as infecções que acometem a boca podem influenciar diretamente no tratamento dessas condições. Nesses casos, o acompanhamento médico e cuidados diários devem ser ainda mais presentes.

Quando ir ao dentista?

Por isso, é muito importante ir ao dentista com frequência para uma avaliação odontológica. O dentista pode orientar sobre os cuidados específicos de cada caso e realizar tratamentos quando necessário. Se não tratadas no início, lesões simples podem evoluir para problemas maiores e afetar a saúde da boca e do organismo como um todo.

Últimas novidades

Mês das crianças: veja os cuidados de saúde importantes na primeira e segunda infância

Bem-estar

Mês das crianças: veja os cuidados de saúde importantes na primeira e segunda infância

No mês de outubro é comemorado o Dia das Crianças. Conhecido como um momento para presentear os pequenos e incentivar as brincadeiras, a data também é uma oportunidade para falar sobre saúde. Na primeira e segunda infância (do nascimento até os 6 anos de idade e dos 6 anos até a puberdade, respectivamente), a criança passa por diversos níveis de aprendizado e desenvolvimento.

Outubro rosa: 5 formas de se proteger contra o câncer de mama

Saúde

Outubro rosa: 5 formas de se proteger contra o câncer de mama

Outubro é o mês de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama. Causado pela multiplicação desequilibrada das células da mama, dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer) apontam que esse tipo de câncer deve atingir cerca de 66 mil pessoas no Brasil em 2020. O câncer de mama é um dos mais comuns que atinge as mulheres no Brasil e no mundo, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Apesar de raro, o câncer de mama também pode atingir homens.

5 doenças, além da Covid-19, que precisam da sua atenção em 2020

Saúde

5 doenças, além da Covid-19, que precisam da sua atenção em 2020

A pandemia do novo coronavírus impactou a vida das pessoas e sua relação com a própria saúde. Cuidados como o isolamento social, higienização constante das mãos com água e sabão ou álcool em gel e uso de máscara se tornaram a nova rotina para se manter longe da Covid-19. Entretanto, apesar de protegido contra o novo vírus, outras doenças podem ser tão preocupantes quanto e que necessitam de atenção, com uma vantagem: elas podem ser evitadas com os cuidados necessários.

Como incluir as oleaginosas na alimentação?

Alimentação saudável

Como incluir as oleaginosas na alimentação?

Castanhas, nozes, amêndoas, avelãs… o que esses alimentos têm em comum? Além de estarem no grupo das oleaginosas, ele são ricos em diversas substâncias que fazem muito bem para a saúde em geral, como antioxidantes e minerais. As oleaginosas estão associadas à diminuição dos riscos de ter doenças no coração, melhor funcionamento do sistema nervoso e ação anti-inflamatória, dentre outros benefícios comprovados.

Ver mais