Saúde gestacional: os cuidados essenciais para mãe e bebê durante a gravidez

Mulher grávida sentada e sorrindoA gravidez é, ao mesmo tempo, um dos momentos mais delicados e fortes da vida de uma mulher. Além das mudanças físicas e emocionais que gerar uma vida causa, os cuidados necessários com a saúde da mãe e do bebê podem tornar os nove meses cansativos. Mesmo assim, são imprescindíveis para garantir que os dois cheguem ao final da contagem regressiva em sua melhor forma.

O pré-natal é imprescindível para o sucesso da saúde gestacional

Mesmo que a gravidez não seja considerada de risco, o acompanhamento periódico é necessário. Com as consultas e exames frequentes, é possível acompanhar o desenvolvimento do bebê e documentar o quadro da gestante — algo super importante em casos de emergência. Também são nas consultas de pré-natal que possíveis complicações na saúde do bebê são detectadas a tempo de serem tratadas, em muitos casos, antes mesmo do parto.

A alimentação deve ser repensada para beneficiar mãe e bebê

Uma alimentação balanceada e com grande variedade de tipos de alimentos é importante em todas as fases da vida, mas durante a gestação é ainda mais importante. Como os nutrientes ingeridos pela mãe influenciam diretamente no desenvolvimento e na saúde do bebê, vale a pena investir em combinações saudáveis e aumentar o consumo de frutas, vegetais, cereais integrais e proteínas. Alguns alimentos e bebidas devem ser evitados: como cafeína, chás, bebidas alcoólicas, refrigerantes, enlatados, proteínas cruas, doces e sal em excesso. O consumo constante de água também é essencial

Pratique exercícios para uma gestação mais tranquila e saudável

Assim como a alimentação saudável, a prática regular de esportes é super recomendada em todos os momentos da vida, inclusive durante a gravidez. Se movimentar, além de afastar o sedentarismo, ajuda a aliviar a fadiga, a tensão, melhora a circulação e ainda fortalece os músculos para aguentar o aumento de peso. A única diferença é que, nesse período, você precisa optar por atividades que sejam seguras e não ofereçam risco de quedas ou impactos, como natação, hidroginástica, pilates, yoga e caminhada. Todas elas devem ser liberadas por um médico, que vai avaliar o seu quadro e indicar as melhores atividades.

O repouso é a melhor distração para a gestante

Gravidez não é uma doença: manter a vida o mais normal possível é bom para a saúde mental da gestante, mas deve haver um cuidado. O corpo de uma grávida acaba tendo o dobro do trabalho para manter dois indivíduos bem durante nove meses — quanto mais perto do parto estiver, maior é o cansaço sentido pela mulher. Por isso, o repouso é importante tanto nos primeiros três meses, a fase mais delicada da gestação, quanto no restante da gravidez. É essencial que a mãe fique atenta aos sinais do seu corpo e não ultrapasse os limites: é bom evitar esforços desnecessários e descansar sempre que possível.