Voltar para home page
Saúde

Saúde gestacional: os cuidados essenciais para mãe e bebê durante a gravidez

Alguns cuidados são fundamentais para uma gestação mais tranquila

Alguns cuidados são fundamentais para uma gestação mais tranquila

A gravidez é, ao mesmo tempo, um dos momentos mais delicados e fortes da vida de uma mulher. Além das mudanças físicas e emocionais que gerar uma vida causa, os cuidados necessários com a saúde da mãe e do bebê podem tornar os nove meses cansativos. Mesmo assim, são imprescindíveis para garantir que os dois cheguem ao final da contagem regressiva em sua melhor forma.

O pré-natal é imprescindível para o sucesso da saúde gestacional

Mesmo que a gravidez não seja considerada de risco, o acompanhamento periódico é necessário. Com as consultas e exames frequentes, é possível acompanhar o desenvolvimento do bebê e documentar o quadro da gestante — algo super importante em casos de emergência. Também são nas consultas de pré-natal que possíveis complicações na saúde do bebê são detectadas a tempo de serem tratadas, em muitos casos, antes mesmo do parto.

A alimentação deve ser repensada para beneficiar mãe e bebê

Uma alimentação balanceada e com grande variedade de tipos de alimentos é importante em todas as fases da vida, mas durante a gestação é ainda mais importante. Como os nutrientes ingeridos pela mãe influenciam diretamente no desenvolvimento e na saúde do bebê, vale a pena investir em combinações saudáveis e aumentar o consumo de frutas, vegetais, cereais integrais e proteínas. Alguns alimentos e bebidas devem ser evitados: como cafeína, chás, bebidas alcoólicas, refrigerantes, enlatados, proteínas cruas, doces e sal em excesso. O consumo constante de água também é essencial

Pratique exercícios para uma gestação mais tranquila e saudável

Assim como a alimentação saudável, a prática regular de esportes é super recomendada em todos os momentos da vida, inclusive durante a gravidez. Se movimentar, além de afastar o sedentarismo, ajuda a aliviar a fadiga, a tensão, melhora a circulação e ainda fortalece os músculos para aguentar o aumento de peso. A única diferença é que, nesse período, você precisa optar por atividades que sejam seguras e não ofereçam risco de quedas ou impactos, como natação, hidroginástica, pilates, yoga e caminhada. Todas elas devem ser liberadas por um médico, que vai avaliar o seu quadro e indicar as melhores atividades.

O repouso é a melhor distração para a gestante

Gravidez não é uma doença: manter a vida o mais normal possível é bom para a saúde mental da gestante, mas deve haver um cuidado. O corpo de uma grávida acaba tendo o dobro do trabalho para manter dois indivíduos bem durante nove meses — quanto mais perto do parto estiver, maior é o cansaço sentido pela mulher. Por isso, o repouso é importante tanto nos primeiros três meses, a fase mais delicada da gestação, quanto no restante da gravidez. É essencial que a mãe fique atenta aos sinais do seu corpo e não ultrapasse os limites: é bom evitar esforços desnecessários e descansar sempre que possível.

Últimas novidades

Câncer de ovário: causas, como identificar e tratamentos

Saúde

Câncer de ovário: causas, como identificar e tratamentos

O câncer de ovário é difícil de ser diagnosticado, sendo a segunda neoplasia ginecológica mais comum. Esse tipo de câncer é o mais letal entre os cânceres ginecológicos. Mais frequente em mulheres com mais de 40 anos, o câncer de ovário demora a apresentar sintomas, o que resulta no diagnóstico tardio. Estima-se que cerca de 75% dos casos são diagnosticados quando a doença já está avançada.

Como manter a diabetes controlada?

Saúde

Como manter a diabetes controlada?

A diabetes é uma doença metabólica em que o corpo não consegue produzir uma quantidade suficiente de insulina, hormônio responsável pelo controle da glicose no sangue. Com a falta da substância, o paciente diabético sofre com o aumento do nível de glicose na corrente sanguínea, que é o que chamamos de hiperglicemia. Segundo o Ministério da Saúde, estima-se que 9 milhões de pessoas têm diabetes, e infelizmente esse é um número que só cresce a cada ano. Então, o que fazer para manter a diabetes controlada? Separamos algumas dicas que podem ajudar no problema.

Escutar música alta pode comprometer a audição?

Saúde

Escutar música alta pode comprometer a audição?

Ouvir música é um hábito que faz parte da vida de muita gente. Basta ir às ruas e observar a quantidade de pessoas com fones de ouvido imersos em seu próprio universo para se dar conta de como a música está presente em todo lugar. No entanto, é importante ficar atento ao volume e a frequência desse hábito. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), quase 50% das pessoas entre 12 e 35 anos correm o risco de sofrer perda auditiva por causa da exposição prolongada e excessiva a sons muito altos, o que corresponde a 1,1 bilhão da população.

Exercícios físicos na gravidez: qual a importância e os cuidados durante a prática

Exercício físico

Exercícios físicos na gravidez: qual a importância e os cuidados durante a prática

Quando uma mulher está grávida, surgem muitas dúvidas sobre a realização de atividades físicas durante a gestação e como isso deve ser feito sem prejudicar a saúde da nova mamãe ou do bebê que está a caminho. É importante conversar com o obstetra antes de dar início a essa rotina, mas geralmente os exercícios físicos são bastante benéficos para o desenvolvimento da gestação. Para entender melhor quais são os benefícios dessa prática, quais são os exercícios físicos mais indicados para mulheres grávidas e que cuidados são necessários, o Cuidados Mil preparou uma matéria com tudo que você precisa saber sobre o assunto.

Ver mais