Voltar para home page
Saúde

Saúde gestacional: os cuidados essenciais para mãe e bebê durante a gravidez

Alguns cuidados são fundamentais para uma gestação mais tranquila

Alguns cuidados são fundamentais para uma gestação mais tranquila

A gravidez é, ao mesmo tempo, um dos momentos mais delicados e fortes da vida de uma mulher. Além das mudanças físicas e emocionais que gerar uma vida causa, os cuidados necessários com a saúde da mãe e do bebê podem tornar os nove meses cansativos. Mesmo assim, são imprescindíveis para garantir que os dois cheguem ao final da contagem regressiva em sua melhor forma.

O pré-natal é imprescindível para o sucesso da saúde gestacional

Mesmo que a gravidez não seja considerada de risco, o acompanhamento periódico é necessário. Com as consultas e exames frequentes, é possível acompanhar o desenvolvimento do bebê e documentar o quadro da gestante — algo super importante em casos de emergência. Também são nas consultas de pré-natal que possíveis complicações na saúde do bebê são detectadas a tempo de serem tratadas, em muitos casos, antes mesmo do parto.

A alimentação deve ser repensada para beneficiar mãe e bebê

Uma alimentação balanceada e com grande variedade de tipos de alimentos é importante em todas as fases da vida, mas durante a gestação é ainda mais importante. Como os nutrientes ingeridos pela mãe influenciam diretamente no desenvolvimento e na saúde do bebê, vale a pena investir em combinações saudáveis e aumentar o consumo de frutas, vegetais, cereais integrais e proteínas. Alguns alimentos e bebidas devem ser evitados: como cafeína, chás, bebidas alcoólicas, refrigerantes, enlatados, proteínas cruas, doces e sal em excesso. O consumo constante de água também é essencial

Pratique exercícios para uma gestação mais tranquila e saudável

Assim como a alimentação saudável, a prática regular de esportes é super recomendada em todos os momentos da vida, inclusive durante a gravidez. Se movimentar, além de afastar o sedentarismo, ajuda a aliviar a fadiga, a tensão, melhora a circulação e ainda fortalece os músculos para aguentar o aumento de peso. A única diferença é que, nesse período, você precisa optar por atividades que sejam seguras e não ofereçam risco de quedas ou impactos, como natação, hidroginástica, pilates, yoga e caminhada. Todas elas devem ser liberadas por um médico, que vai avaliar o seu quadro e indicar as melhores atividades.

O repouso é a melhor distração para a gestante

Gravidez não é uma doença: manter a vida o mais normal possível é bom para a saúde mental da gestante, mas deve haver um cuidado. O corpo de uma grávida acaba tendo o dobro do trabalho para manter dois indivíduos bem durante nove meses — quanto mais perto do parto estiver, maior é o cansaço sentido pela mulher. Por isso, o repouso é importante tanto nos primeiros três meses, a fase mais delicada da gestação, quanto no restante da gravidez. É essencial que a mãe fique atenta aos sinais do seu corpo e não ultrapasse os limites: é bom evitar esforços desnecessários e descansar sempre que possível.

Últimas novidades

Como funciona a vacina contra HPV?

Saúde

Como funciona a vacina contra HPV?

A vacina contra HPV (Papilomavírus Humano) é uma das formas mais eficazes de prevenir a infecção, que pode ter vários tipos e níveis de gravidade. A transmissão ocorre pelo contato sexual ou de mãe para filho e pode atingir pele e mucosas. Além disso, algumas versões do vírus são agentes causadores de diversos cânceres, incluindo o do colo de útero - que, segundo a Organização Mundial da Saúde, afeta cerca de 290 milhões de mulheres no mundo inteiro. A vacina tem uma ação preventiva contra os tipos mais comuns da infecção e pode ser administrada ainda na adolescência.

Acidente Vascular Cerebral: o que é, causas e como prevenir

Emergência

Acidente Vascular Cerebral: o que é, causas e como prevenir

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma dos problemas mais comuns no mundo inteiro. Também conhecido com derrame cerebral, ele acontece por causas variadas e pode levar à morte - ou provocar consequências graves que afetam toda a vida do paciente. A junção de alguns sintomas ajudam a identificar o problema, que precisa de um atendimento médico imediato. O AVC ainda é cercado de mitos e dúvidas, mas uma coisa é certa: o problema pode ser evitado com atitudes simples no dia a dia.

4 benefícios cientificamente comprovados da meditação

Terapias

4 benefícios cientificamente comprovados da meditação

A meditação é um método milenar associado à saúde e ao bem-estar físico e mental. Não se sabe ao certo quando ou onde surgiu, já que a prática acompanha a humanidade desde os seus primórdios, mas uma coisa é certa: a meditação tem ganhado mais popularidade e, inclusive, é indicada no tratamento de diversos transtornos. O método pode ser resumido como um treinamento da mente para esvaziar ou redirecionar os pensamentos. Na prática, é muito mais do que isso e a ciência pode comprovar. Veja abaixo 4 benefícios da meditação com respaldo científico!

Vegetarianismo: o que você precisa considerar antes de fazer a transição?

Alimentação saudável

Vegetarianismo: o que você precisa considerar antes de fazer a transição?

Causa animal, saúde, cuidado com o meio ambiente ou consumo consciente: as motivações para uma pessoa se tornar vegetariana são muitas. O vegetarianismo consiste, basicamente, em não consumir produtos de origem animal (carnes, laticínios e ovos), com algumas variações. Uma pesquisa divulgada pelo Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística), em abril de 2018, mostrou o crescimento da prática no país: cerca de 14% dos brasileiros se consideram vegetarianos, um aumento de 75% em comparação a 2012. Não há contraindicação para esse tipo de dieta, mas é necessário que você faça um acompanhamento médico para adequar a alimentação sem prejudicar a sua saúde.

Ver mais