Saúde ocular: qual a diferença da miopia para o astigmatismo?

Os distúrbios oculares são problemas bem comuns, não à toa que é praticamente impossível não conhecer pelo menos uma pessoa que precise usar óculos de grau ou lentes de contato para conseguir enxergar bem. Dentre os problemas de visão mais comuns, podemos destacar a miopia e o astigmatismo, que podem ocorrer isoladamente ou em conjunto. Muitas pessoas ainda têm dúvidas e confundem os dois distúrbios, mesmo que eles sejam distintos. Veja a seguir quais são as diferenças entre miopia e astigmatismo para não errar mais!

Miopia: dificuldade para enxergar de longe é a principal característica

A miopia ocorre quando o globo ocular do paciente é um pouco mais longo do que o normal. Isso faz com que os raios de luz – e, consequentemente, as imagens – sejam focalizados antes de chegar na retina, e não diretamente nela, deixando a visão turva e com maior dificuldade para enxergar objetos que estão distantes. A vista borrada não é o único sintoma desta patologia: enxaquecas e fadiga ocular são outros sinais para ficar atento quando se trata da miopia. No geral, o paciente míope também costuma apertar os olhos como uma forma de ajustar a visão e aumentar a nitidez a longas distâncias, então se esse for o caso, é fundamental procurar um oftalmologista.

Astigmatismo pode deixar a visão embaçada e causar hipersensibilidade

Os pacientes diagnosticados com astigmatismo também sofrem com a visão embaçada, só que nesse caso não há nenhuma diferença entre objetos que estão longe ou perto. Ou seja, a pessoa que sofre com o problema tem dificuldade para enxergar independentemente da distância. Isso acontece devido às irregularidades no formato da córnea, cuja curvatura mais oval distorce os raios luminosos, formando vários pontos focais em múltiplas regiões do olho. O certo deveria ser o foco em apenas um ponto, que é na retina. Além da visão embaçada, outros possíveis sintomas do problema são dores de cabeça, dores nos olhos e hipersensibilidade à luz, podendo vir acompanhada de vertigem e enxaquecas em ambientes muito iluminados.

Tratamento da miopia e astigmatismo são bem parecidos

É normal que uma pessoa tenha esses dois problemas de visão em conjunto, mas nem sempre uma pessoa míope vai desenvolver astigmatismo ou vice-versa. Independente do problema ocular, o tratamento segue basicamente a mesma linha de raciocínio: em primeiro lugar, é necessário marcar uma consulta com um oftalmologista para identificar qual é o caso do paciente por meio de uma série de exames, como a acuidade visual e a medida da pressão intraocular. Com a confirmação do diagnóstico, o médico pode indicar tanto o uso de lentes de contato quanto o uso de óculos, que vai precisar de uma prescrição individualizada. Essa escolha, na verdade, vai de acordo com a preferência de cada pessoa e deve ser conversada com o oftalmologista.

Existem procedimentos cirúrgicos para a correção de ambos os problemas. No entanto, a recomendação é que tanto o grau da miopia quanto o grau do astigmatismo estejam estáveis há alguns anos antes de optar por essa alternativa.