Sopas para o inverno: veja opções nutritivas para se aquecer

Pessoa fazendo sopaDurante os dias mais frios, sempre surge a dificuldade de pensar em cardápios variados e quentinhos: as sopas para o inverno são a melhor opção. Nesse período, é normal a vontade de comer alimentos calóricos aumentar. É a chamada “fome de inverno”, que a ciência pode explicar: nessa época fria, é preciso produzir ainda mais energia para manter o corpo aquecido – e boa parte dessa produção vem da comida.

Sopas e caldos para o inverno: por que evitar consumir alimentos calóricos?

Juntando a fome com a vontade de comer, é no inverno que muitas comidas calóricas entram em alta: fondue, chocolate quente, massas… Mas, apesar de difícil, é preciso resistir a essas tentações. O consumo de alimentos pouco nutritivos não é o melhor caminho para manter o corpo aquecido – e os riscos envolvidos são altos.

Além de um possível ganho de peso, a gordura e o açúcar presentes em doces e comidas gordurosas podem causar problemas sérios de saúde, como aumento das taxas de colesterol, impacto no fígado e um descompasso nos níveis de glicose.

Sopas de inverno: receitas para se aquecer com saúde

A boa notícia é que há opções saudáveis que podem ajudar o corpo a se manter aquecido – e a sopa é uma excelente alternativa. Além de quentinha, há muitas receitas práticas e nutritivas que podem e devem ser adicionados na dieta alimentar.

Mas é importante ficar atento aos ingredientes do prato. O segredo é caprichar nos legumes e evitar a adição de creme de leite ou massas. Tudo fica ainda melhor se acrescentarmos um pouco de fibras, como o farelo de aveia. Assim, além de ser benéfico para a saúde, a sensação de saciedade aumenta.

Conheça duas receitas ótimas para acrescentar nesse cardápio de inverno.

Sopa cremosa de batata e brócolis

Ingredientes:
600 g de batata
2 litros de água
Sal a gosto
1 colher (chá) de azeite
2 dentes de alho amassados
2 xícaras (chá) de brócolis
1 colher (sopa) de amido de milho
1 copo de leite desnatado
Noz-moscada e pimenta-do-reino a gosto
1 colher (sopa) de cebolinha picada

Modo de preparo:
Cozinhe a batata com a água e sal por 30 minutos e depois bata o alimento no liquidificador. Em uma panela, refogue o brócolis picado com azeite e alho. Após esse passo, coloque a batata batida. Com o amido de milho dissolvido no leite, misture com o restante dos ingredientes. Por último, coloque sal, noz moscada e pimenta-do-reino a gosto. Polvilhe a cebolinha, desligue o fogo e sirva.

Sopa de lentilha com carne

Ingredientes:
500g de lentilha seca
3 colheres (sopa) de azeite
200g de músculo em cubos pequenos
1 cebola picada
3 dentes de alho picados
1 folha de louro
1 cubo de caldo de carne caseiro
2,5l de água
Sal, pimenta-do-reino e azeite a gosto
1/2 xícara (chá) de cheiro-verde picado

Modo de preparo:
Em uma tigela, coloque a lentilha, cubra com água e deixe de molho por 30 minutos. Escorra e reserve. Em uma panela de pressão, aqueça o azeite e doure a carne. Adicione a cebola, o alho e o louro e refogue por 3 minutos. Acrescente o caldo de carne, a lentilha e a água. Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo por 25 minutos (após iniciada a pressão). Retire a pressão com cuidado, abra a panela, tempere com sal e pimenta, transfira para uma sopeira. Polvilhe o cheiro-verde, regue com azeite e sirva em seguida.

Fonte: Dra. Denise de Barros Pinto