Voltar para home page
Saúde

Telemedicina: o que é e para que serve? Entenda e saiba como usar o recurso

Entenda o que é a telemedicina e saiba como usar esse recurso do seu plano de saúde

Entenda o que é a telemedicina e saiba como usar esse recurso do seu plano de saúde

Em algumas situações como febre, gripe, cólica ou enjoos, muitas pessoas se perguntam se é necessário procurar um serviço de emergência, hospital ou médico especialista para averiguar a situação, ou até se seria o caso de tratar o problema de saúde em casa. Uma das alternativas para evitar desperdícios de recursos e de tempo, ajudando os pacientes a utilizar melhor os serviços de saúde, é a telemedicina. Confira como funciona esse serviço!

A telemedicina é um serviço 24h destinado a orientar os pacientes a navegar melhor pelo sistema de saúde

Hoje em dia, algumas operadoras de plano de saúde possuem canais especializados de telemedicina, onde por meio de plataformas online, você recebe a orientação de profissionais de saúde qualificados sobre a melhor forma de agir na sua situação. Seguindo protocolos clínicos, eles poderão responder questões sobre sintomas, como agir em caso de quedas, traumas, dúvidas sobre medicamentos e vários outros assuntos em tempo real e à distância.

Praticidade, agilidade e economia de tempo e recursos são os principais objetivos da telemedicina

Com estas plataformas, você não precisa sair de casa sem a certeza de que receberá o cuidado certo para o seu caso - em algumas situações, talvez nem seja necessário sair de casa. O profissional de saúde orienta e, se necessário, direciona o paciente para o local certo, evitando consultas desnecessárias e esperas longas nas emergências. Desta forma, você economiza seu tempo e também o dos pacientes nas filas de emergência, ao mesmo tempo que se poupa de correr riscos em ambientes hospitalares ou realizando exames sem necessidade.

Telelaudos e teleassistência são as principais áreas de atuação da telemedicina

Enquanto os telelaudos - laudo médico produzido à distância por meio de ferramentas tecnológicas, como a internet e plataformas de telemedicina, que reúne informações sobre o paciente, o exame realizado, sua hipótese diagnóstica, conduta médica utilizada, interpretação dos achados e conclusões - promovem o recebimento de exames para análise de especialistas, a teleassistência traz vários serviços da rotina clínica para o ambiente digital, como segunda opinião de diagnósticos, tudo por meio de plataformas digitais. Assim, sempre que você não tiver certeza de para onde se dirigir ou como proceder em caso de um problema de saúde, é só entrar em contato com a sua operadora – caso ela ofereça esse serviço - e seguir as orientações do especialista de plantão.

Últimas novidades

Vacina para o novo coronavírus: conheça 2 pesquisas promissoras em andamento

Saúde

Vacina para o novo coronavírus: conheça 2 pesquisas promissoras em andamento

Os resultados de uma vacina contra a Covid-19 podem estar próximos. A pandemia do novo coronavírus alterou o modo de vida da sociedade. O isolamento social trouxe novas formas de consumo, hábitos e trabalho, além da forma como lidamos com a saúde. Desde então, muitos institutos de pesquisa espalhados pelo mundo estão estudando os efeitos do vírus e possibilidades de imunização.

Formigamento nas mãos: 5 principais motivos por trás do incômodo

Saúde

Formigamento nas mãos: 5 principais motivos por trás do incômodo

A sensação de formigamento nas mãos é algo comum para muita gente e, embora seja um sintoma simples, precisa de atenção. Isso porque diversos motivos podem estar por trás do formigamento, desde um problema de circulação até um Acidente Vascular Cerebral (AVC). O indicado é observar o quadro e, dependendo da forma como se manifesta, o atendimento médico pode ser necessário.

Quais as principais causas de queda de cabelo?

Saúde

Quais as principais causas de queda de cabelo?

A queda de cabelo é um problema muito comum, mas quando identificar se está perdendo mais fios do que o considerado saudável? O normal é que uma pessoa perca de 100 a 150 fios por dia de forma natural para que o cabelo cresça novamente. Quando a quantidade ultrapassa isso, é sinal de que pode haver um problema clínico por trás. A queda excessiva de cabelo pode ser observada na escovação diária, durante a lavagem ou até mesmo depois de acordar, quando se percebe muitos fios no travesseiro.

Como lidar com os distúrbios do sono na quarentena?

Bem-estar

Como lidar com os distúrbios do sono na quarentena?

A quarentena tem afetado, em grande parte da população, o modo de viver e de interagir com o mundo. Viver numa situação de pandemia também trouxe muita preocupação, que se reflete em ansiedade e distúrbios do sono. Insônia, sono muito leve, acordar várias vezes, não conseguir manter uma rotina de sono ou se sentir extremamente cansado mesmo depois de dormir bem são os problemas mais comuns nesse período de isolamento social.

Ver mais