Voltar para home page
Bem-estar

Tempo seco: veja dicas para amenizar os efeitos da baixa umidade do ar

O tempo seco pode trazer uma série de incômodos para o corpo

O tempo seco pode trazer uma série de incômodos para o corpo

O tempo seco é um período que requer bastante atenção. Mais comum entre os meses de julho a outubro, a baixa umidade do ar pode causar alguns incômodos. Além de diminuir consideravelmente a qualidade do ar, o tempo seco provoca ressecamento do nariz (em alguns casos pode ocorrer até sangramento), irritação nos olhos, garganta seca e até dificuldade para respirar. Pessoas que já têm problemas respiratórios, como rinite, asma e bronquite, podem observar piora no quadro durante esse período. Alguns cuidados na rotina ajudam a reduzir os efeitos da baixa umidade. Veja 4 dicas abaixo!

1) Deixe o ar da sua casa mais úmido

Nos dias muito secos, é importante buscar formas de deixar os ambientes mais úmidos. Os umidificadores, aparelhos que liberam minúsculas gotas de água no ar, são ótimos para isso, mas existem outras formas de aliviar o desconforto. Especialistas indicam colocar uma bacia de água ou uma toalha molhada no ambiente, principalmente na hora de dormir. É bom evitar o uso de ar condicionado no período, pois a tendência é que ele deixe o clima mais seco ainda.

2) Mantenha o seu corpo bem hidratado

O cuidado com a hidratação do corpo deve ser redobrado quando o tempo estiver mais seco. Tomar bastante água é a principal recomendação e, inclusive, pode ajudar a aliviar incômodos como a garganta seca. Sucos naturais de frutas e água de coco também são opções indicadas. É importante beber pelo menos 2 litros de água por dia, mas essa quantidade varia para mais ou menos de acordo com o seu peso corporal. A baixa umidade do ar também pode deixar a pele e lábios ressecados, então invista em hidratações mais frequentes nessas áreas do corpo.

3) Olhos e nariz precisam de cuidados

O tempo seco costuma deixar os olhos irritados e mais ressecados. Além do desconforto causado, a baixa umidade deixa os olhos mais expostos a infecções, como a conjuntivite, ou outras alergias. No período, é importante utilizar lubrificantes oculares, colírios que ajudam a manter os olhos hidratados. O nariz é outra área que pode sofrer bastante com a baixa umidade do ar. Ressecamento e coceira são os problemas mais comuns, mas também pode haver sangramento nasal quando a secura é mais intensa. Uma dica é lavar as narinas com soro fisiológico.

4) Redobre a atenção com a limpeza da casa

Para aliviar os efeitos do tempo seco, mantenha a limpeza do ambiente sempre em dia. Isso porque a poeira pode agravar os sintomas, principalmente se um dos moradores tiver problemas respiratórios. Nesses casos, o ambiente precisa ser bem arejado e com boa iluminação natural. Evite tapetes e mantas no período - ou lave-as com mais frequência. As cortinas, estofados e colchões também precisam de higienização regular.

Últimas novidades

Entenda como funciona o sistema linfático do corpo humano

Saúde

Entenda como funciona o sistema linfático do corpo humano

O sistema linfático engloba um complexo conjunto de órgãos, tecidos, vasos e dutos que se distribuem por todo o corpo. Sua principal função é a produção de células de defesa do organismo, o que fortalece o nosso sistema imunológico. Além disso, o sistema linfático também é responsável por filtrar e drenar o excesso de líquido do corpo, eliminando impurezas e “devolvendo” o sangue purificado para o nosso organismo. Ou seja, na prática isso quer dizer que qualquer parte do corpo que possua circulação sanguínea tem também a circulação linfática (embora não usem os mesmos vasos, eles “dialogam”). Para facilitar a compreensão desse complexo sistema, reunimos algumas informações sobre o assunto.

6 perguntas e respostas sobre a doação de sangue

Saúde

6 perguntas e respostas sobre a doação de sangue

Doar sangue é um ato voluntário e solidário que pode ajudar a salvar muitas vidas. Em uma única doação, cerca de 450 ml de sangue são coletados, o que, na prática, consegue ajudar até quatro pacientes que precisam do material para sobreviver. Contudo, é comum que algumas dúvidas apareçam ao longo do caminho para quem quer ser um doador e nunca realizou a doação antes. Quem pode doar sangue? O que é necessário para ser um doador? Quantas vezes por ano é possível fazer isso? Para esclarecer o que você precisa saber sobre o assunto, separamos as principais perguntas sobre doação de sangue e respondemos a seguir.

Beber água promove benefícios para a saúde que você nem imagina. Veja alguns!

Alimentação saudável

Beber água promove benefícios para a saúde que você nem imagina. Veja alguns!

A água é uma substância essencial na vida de qualquer ser vivo. Com o verão se aproximando, a ingestão desse líquido se torna ainda mais necessária na nossa rotina: seja para nos manter hidratados ou para matar a nossa sede nos dias mais quentes. O melhor de tudo é que, além de não ter calorias, a água é capaz de promover diversos benefícios para o nosso corpo, alguns já conhecidos; outros nem tanto. Ficou curioso? O Cuidados Mil te conta as vantagens que esse líquido pode trazer para a nossa vida a seguir!

Novembro azul: entenda a importância da conscientização sobre o câncer de próstata

Saúde

Novembro azul: entenda a importância da conscientização sobre o câncer de próstata

O câncer de próstata é um dos tipos mais comuns quando o assunto é a saúde do homem. A doença atinge o órgão masculino que é responsável pela produção do sêmen (próstata) e raramente apresenta sintomas iniciais, e é justamente por isso que a detecção precoce é tão importante. Logo, o Novembro Azul é uma campanha de conscientização sobre o câncer de próstata bastante necessária, principalmente para homens com idade superior a 50 anos, que são as principais vítimas dessa doença. A seguir, separamos as principais informações sobre o câncer de próstata, como sintomas, tratamento e a melhor forma de preveni-lo.

Ver mais