Vacina contra Covid-19: quais hábitos devem ser mantidos após a imunização?

Mulher olhando cartão usando tablet Depois de muita espera e ansiedade, as vacinas contra a Covid-19 finalmente começaram a ser distribuídas no Brasil e em todo o mundo. Mas, embora esse seja um grande alívio para a população, alguns cuidados vão continuar sendo essenciais para garantir a segurança de todos. A vacina contra a Covid, assim como as demais, precisa de um tempo para fazer efeito no organismo. Alguns hábitos devem ser mantidos na rotina até que pelo menos 75% da população seja vacinada.

O uso de máscaras ainda vai ser necessário mesmo após a vacinação

Sair de casa com máscara se tornou algo obrigatório durante a pandemia do coronavírus, não importa se é para um trajeto mais longo ou mais curto, como buscar uma encomenda na calçada de casa. No entanto, muitas pessoas não veem a hora de se livrar desse acessório assim que possível. O problema é que isso ainda está distante da nossa realidade, visto que o uso de máscaras continua sendo imprescindível até mesmo para quem já foi vacinado.

O motivo é simples: as vacinas contra a Covid-19 ajudam a imunizar o indivíduo, mas não garantem que as pessoas vacinadas não serão capazes de transmitir o vírus em questão. Então, para dificultar a circulação e transmissão do coronavírus, a recomendação é que todas as pessoas continuem usando máscaras como forma de proteger aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de receber a vacina.

Higiene das mãos e de objetos: álcool em gel continua sendo um grande aliado

Aumentar o cuidado com a higiene foi necessário para evitar a propagação do novo coronavírus, mas é algo que deve permanecer no nosso cotidiano daqui para frente. Essa é uma medida preventiva que não serve apenas para combater a Covid-19, como também é uma forma de eliminar vírus, bactérias e outros germes das mãos e de outras superfícies de maneira bastante eficaz.

Como muita gente tem a mania de colocar a mão no rosto depois de ter contato com objetos que podem ou não estar contaminados, o ideal é continuar lavando as mãos com frequência e utilizando álcool em gel quando estiver na rua. Lembre-se: todo cuidado é pouco com a sua saúde, e os hábitos de higiene fazem muita diferença nesse aspecto.

Distanciamento social deve permanecer para garantir a segurança de todos

Depois de quase um ano de pandemia, é normal ter vontade de reunir todos os nossos amigos e familiares, mas é importante continuar evitando aglomerações. O relaxamento das medidas de distanciamento social pode acabar sendo prejudicial pelo fato de que muitas pessoas ainda não foram vacinadas e, portanto, não estão imunes ao coronavírus. Além disso, quem recebeu a vacina precisa esperar pelo menos 14 dias após a administração da segunda dose para o organismo produzir uma resposta imune e atingir a eficácia necessária. Por isso,  manter o distanciamento social é um cuidado muito importante nas fases iniciais de vacinação.