Voltar para home page
Saúde

Vacina para o novo coronavírus: conheça 2 pesquisas promissoras em andamento

Algumas pesquisas de vacinas contra o coronavírus já estão na fase de testes clínicos

Algumas pesquisas de vacinas contra o coronavírus já estão na fase de testes clínicos

Os resultados de uma vacina contra a Covid-19 podem estar próximos. A pandemia do novo coronavírus alterou o modo de vida da sociedade. O isolamento social trouxe novas formas de consumo, hábitos e trabalho, além da forma como lidamos com a saúde. Desde então, muitos institutos de pesquisa espalhados pelo mundo estão estudando os efeitos do vírus e possibilidades de imunização. Já são pelo menos 160 pesquisas em andamento. Alguns estudos já estão em fase de teste e apresentam boas perspectivas, inclusive no Brasil. Entenda a seguir!

Vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford está em fase de testes

Estudos divulgados nas últimas semanas mostram que a vacina contra o coronavírus desenvolvida pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, têm resultados promissores. Entre abril e maio, os pesquisadores fizeram duas etapas de testes com mais de 1.000 pessoas no país e observaram que elas produziram anticorpos e glóbulos brancos contra o novo vírus. Por outro lado, os voluntários não tiveram efeitos colaterais. A última fase de testes consiste na observação dos voluntários por cerca de 12 meses para entender a duração dos anticorpos e eficácia da imunização. No entanto, os cientistas e a empresa farmacêutica responsável pelos testes esperam novos resultados positivos ainda em setembro deste ano. Desta forma, a vacina já poderia começar a ser distribuída logo em seguida.

A Fundação Oswaldo Cruz e o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz) firmaram um acordo com a Universidade de Oxford para transferência da tecnologia antes do término dos testes clínicos. A iniciativa vai permitir a produção da vacina, caso os testes sejam aprovados, para distribuição no Brasil.

Vacina chinesa já está sendo testada no Brasil pelo Instituto Butantan

A vacina produzida pela empresa Sinovac, da China, também está em fase de ensaios clínicos e têm resultados promissores no combate ao novo coronavírus. No Brasil, o Instituto Butantan será o responsável pelos testes. Desde 20 de julho, a instituição começou a colocar em prática um estudo clínico, que terá cerca de 9 mil voluntários em diversas localidades do país. Essa fase vai analisar se há a produção de anticorpos ou não contra o vírus. Dependendo do resultado da análise, será possível chegar a uma imunização eficaz para distribuir à população. A expectativa do Butantan é que a vacina contra a Covid-19 esteja pronta até o fim do ano ou, no máximo, no início de 2021. A vacina chinesa, chamada de CoronaVac, é desenvolvida a partir de cepas inativadas do coronavírus.

Últimas novidades

Acupuntura: entenda o que é essa terapia, indicações e efeitos na saúde

Terapias

Acupuntura: entenda o que é essa terapia, indicações e efeitos na saúde

A acupuntura é uma técnica oriental que consiste no uso de agulhas em partes específicas do corpo com o objetivo de melhorar o bem-estar individual e promover o equilíbrio do corpo. Inclusive, a acupuntura é tão benéfica que vem sendo cada vez mais indicada como terapia complementar para diversas doenças que afetam a parte física e psicológica. Para entender melhor como o procedimento funciona, para quem ele é indicado e quais são os benefícios da acupuntura para o corpo, o Cuidados Mil reuniu as principais informações sobre isso. Confira!

Como a endoscopia é feita e quais as recomendações?

Saúde

Como a endoscopia é feita e quais as recomendações?

Você já ouviu falar na endoscopia? Este exame médico coleta imagens em tempo real das cavidades do sistema digestivo, sendo fundamental para o diagnóstico de doenças e até alguns tratamentos. Ele é realizado com um nível de sedação que vai depender da complexidade do procedimento, que pode ser tanto para avaliar uma gastrite quanto retirar tumores. Veja abaixo como o exame é feito, para que serve e quais são os casos recomendados para se fazer a endoscopia.

O que é a segunda onda de Covid-19 e o que a população pode fazer para evitá-la?

Saúde

O que é a segunda onda de Covid-19 e o que a população pode fazer para evitá-la?

O termo “segunda onda” é utilizado quando novos surtos começam a ocorrer após uma queda na taxa de transmissão do vírus. No caso da Covid-19, os especialistas alertaram sobre a possibilidade, mesmo que houvesse um achatamento significativo na curva de infectados. Historicamente, das oito pandemias que já ocorreram no mundo desde 1700, pelo menos sete tiveram mais de uma onda em alguma parte do mundo.

6 hábitos saudáveis para incluir na rotina no próximo ano

Bem-estar

6 hábitos saudáveis para incluir na rotina no próximo ano

Com o fim do ano se aproximando, nada mais justo do que rever alguns hábitos e pensar nas mudanças que desejamos implementar na nossa rotina no ano que se inicia. Embora muitos já estejam cientes do que é saudável ou não, é importante ter um momento de reflexão com a saúde do corpo e da mente. O que podemos fazer para melhorar isso? Quais hábitos devem ser adotados ou aperfeiçoados no nosso cotidiano? O Cuidados Mil preparou uma pequena lista para te guiar nessa missão durante o próximo ano. Veja a seguir!

Ver mais