Vacina Tríplice Viral: entenda como a imunização age e quais doenças protege

Criança tomando vacina

A vacina tríplice viral é a forma mais eficaz de proteger a população contra três doenças bem graves: o sarampo, a caxumba e a rubéola. Altamente contagiosas, essas enfermidades atingem mais as crianças, mas adultos também podem contraí-las. O sarampo, por exemplo, é uma doença que chegou a ser erradicada do Brasil, mas voltou a atingir a população: de acordo com o Ministério da Saúde, em 2019 foram confirmados 18.200 casos de sarampo no país, em 526 municípios – com registros de mortes provocadas pela doença.

Quando tomar a vacina tríplice viral?

A vacina tríplice viral é composta por vírus mais fracos contra as três doenças e é capaz de promover proteção durante toda a vida. Ela começa seu efeito cerca de duas semanas depois da imunização. A primeira dose deve ser feita na infância, aos 12 meses. Uma nova dose precisa ser aplicada aos 15 meses de vida. É possível, ainda, combinar a imunização tetra viral que, além de proteger contra sarampo, caxumba e rubéola, também tem ação para a catapora. A tetra viral entra como a segunda dose.

Adultos que nunca tomaram a vacina precisam ser imunizados com as duas doses, respeitando um intervalo específico. Em caso de surtos da doença, como o atual de sarampo, vale se informar com o agente de saúde da sua região se é necessário tomar uma dose adicional – mesmo que já tenha tomado a vacina na infância.

Quais os sintomas das doenças que a vacina tríplice viral protege?

Sarampo: com fácil contaminação, a doença se manifesta com manchas vermelhas que começam na região do rosto e se espalham pelo corpo. Outros sintomas são: febre, tosse, irritação nos olhos, coriza, manchas na parte interna da boca e dores de cabeça. O sarampo pode desencadear problemas no sistema nervoso central e evoluir para uma pneumonia.

Caxumba: trata-se de uma doença por infecção viral que atinge as glândulas parótidas, responsáveis pela produção de saliva, e outras que ficam na região do ouvido. Conhecida pelo inchaço no pescoço, a caxumba tem sintomas semelhantes aos da gripe e dengue, como febre, dores de cabeça e musculares, fraqueza e perda de apetite. Raramente a doença causa morte, mas em casos mais graves pode provocar surdez, meningite e esterilidade.

Rubéola: altamente contagiosa, a doença também se caracteriza por erupções vermelhas na pele. Outros sintomas da rubéola são: febre baixa, dores de cabeça e musculares, olhos avermelhados e congestão nasal. Também podem aparecer nódulos na nuca e atrás das orelhas.

Por que você e seus filhos não devem deixar de tomar vacina?

As vacinas são a forma mais segura de proteger a população contra doenças gravíssimas e que podem gerar uma contaminação disseminada. Todas as principais vacinas são feitas na infância, algumas com reforços ao longo da vida, então é importante se atentar ao calendário de imunização e não deixar de vacinar as crianças. Se na fase adulta você sabe que não tomou ou não tem o histórico de vacinas, também é possível buscar uma unidade de saúde e se informar sobre a melhor forma de atualizar a carteira de vacinação.

Fonte: Ministério da Saúde