Vegetarianismo: o que você precisa considerar antes de fazer a transição?

Prato com vegetaisCausa animal, saúde, cuidado com o meio ambiente ou consumo consciente: as motivações para uma pessoa se tornar vegetariana são muitas. O vegetarianismo consiste, basicamente, em não consumir produtos de origem animal (carnes, laticínios e ovos), com algumas variações. Uma pesquisa divulgada pelo Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) , em abril de 2018, mostrou o crescimento da prática no país: cerca de 14% dos brasileiros se consideram vegetarianos, um aumento de 75% em comparação a 2012. Não há contraindicação para esse tipo de dieta, mas é necessário que você faça um acompanhamento médico para adequar a alimentação sem prejudicar a sua saúde.

Quais os tipos de dietas vegetarianas?

Dentro da filosofia do vegetarianismo há algumas variações que podem ser seguidas por quem deseja parar de consumir produtos de origem animal. Essa é a classificação proposta pela Sociedade Brasileira de Vegetarianismo:

  • Ovolactovegetarianismo: dieta sem nenhum tipo de carne, mas que utiliza ovos, leite e derivados;
  • Lactovegetarianismo: leite e laticínios são permitidos na alimentação;
  • Ovovegetarianismo: ovos são utilizados nessa dieta;
  • Vegetarianismo estrito: nenhum alimento de origem animal é utilizado na dieta.

Há, ainda, o veganismo – que se trata mais de um estilo de vida. Além de não se alimentar com nenhum produto de origem animal, a pessoa estende essa filosofia para todas as áreas da vida: cosméticos, vestuário, produtos de limpeza e outros tipos de consumo.

Transição alimentar precisa ser gradual e acompanhada por um profissional

Como qualquer mudança de alimentação, o acompanhamento de um profissional é imprescindível. Independente do tipo, a transição para o vegetarianismo precisa ser gradual e com a retirada dos alimentos aos poucos. O nutricionista vai te ajudar a definir um plano alimentar com substituições e indicando o momento certo para tirar completamente um alimento do seu cardápio. Isso também tornará a adaptação mais fácil, já que se trata de mudanças de hábitos que você seguiu a vida inteira.

Você também pode dividir a transição completa em ciclos. Por exemplo, primeiro se torna ovolactovegetariano e, quando estiver totalmente adaptado, retira outros itens. Em caso de gestantes, lactantes, idosos e pessoas que tenham alguma doença, o acompanhamento médico precisa ser mais específico para não prejudicar a saúde.

Dietas vegetarianas precisam de atenção com os nutrientes

A maior preocupação de saúde dos vegetarianos é em relação ao déficit de nutrientes. Isso porque a dieta pode ser pobre em vitaminas e minerais se não for feita corretamente (vitamina B12, vitamina D, cálcio, zinco, iodo e ferro, entre outros). A absorção de algumas substâncias pelo organismo também pode ser prejudicada.

É muito importante não se cobrar e respeitar o próprio corpo ao tomar a decisão de se tornar vegetariano. Como qualquer tipo de alimentação, o vegetarianismo precisa estar acompanhado de um estilo de vida saudável. Evite alimentos gordurosos e com muita quantidade de açúcares, aposte em pratos equilibrados e pratique atividades físicas.

Fonte: Sociedade Vegetariana Brasileira