Veja algumas dicas de como tornar a casa mais segura para idosos

Idoso mexendo no tablet com fones de ouvidoA melhor idade vem acompanhada de certas limitações que devem ser supridas não só com mudanças de hábitos, mas também com a adaptação da própria casa. É claro que nem todo idoso é dependente de cuidados, no entanto, a segurança em casa para a terceira idade é muito importante, visto que, as quedas são responsáveis por 56,6% das mortes acidentais de pessoas acima de 75 anos, segundo o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde. Por isso, evitar acidentes domésticos fazendo adaptações na casa para torná-la mais segura para os idosos é algo extremamente recomendado. Separamos algumas dicas para promover mais proteção aos idosos dentro de casa.

Promova a segurança na locomoção do idoso em casa

Para evitar quedas e permitir que os idosos se locomovam pela casa com segurança, algumas mudanças e adaptações serão bem-vindas. O ideal é que a casa disponha de um ambiente amplo e qualquer obstáculo que possa causar quedas deve ser retirado. Mesinhas de centro, cadeiras e outros móveis e objetos não devem estar no meio do caminho. É comum que em um cômodo com aparelhos eletrônicos, alguns fios fiquem espalhados pelo chão, mas para que o idoso não se enrosque neles e acabe tropeçando, é recomendado que os fios sejam fixados na parede.

O uso de tapetes deve ser evitado ao máximo e, caso seja indispensável, o tapete deve ser antiderrapante para evitar acidentes. Colocar um corrimão em todas as paredes que levam aos cômodos da casa também será benéfico para a locomoção, principalmente se o idoso já tiver algum problema de locomoção.

Adaptar o banheiro para a pessoa idosa é uma medida importante

O banheiro também é um local importante da casa que deve ser adaptado para manter a segurança dos idosos. Essa é uma das áreas com mais riscos, principalmente porque os azulejos lisos e molhados podem resultar em quedas graves até para os mais novos. Para prevenir acidentes com os idosos, é necessário colocar tapetes de borracha fixados no chão para evitar quedas. Colocar barras de apoio na parte de dentro do box, ao lado da pia e do vaso sanitário também são ótimas maneiras de dar mais comodidade para os idosos no banheiro. Outra mudança positiva é adaptar o assento do vaso sanitário, deixando na altura entre 43 e 45 cm, para facilitar o ato de sentar e levantar.

Mantenha as escadas seguras para os idosos

As escadas podem ser muito perigosas para quem não possui a mesma resistência e coordenação motora de antes, por isso, assegurar a segurança do idoso nesse local é indispensável. É importante que sejam implantados sinalizadores nos degraus para facilitar a visualização e que tenha um corrimão de apoio. O ideal é que todo degrau também possua fita antiderrapante e que o local da escada fique bem iluminado, assim como qualquer outro ambiente da casa.

Invista em móveis adequados para idosos

Opte sempre por mesas e demais móveis que tenham cantos arredondados para evitar lesões por atrito. A pele dos idosos é mais sensível, por isso, caso não tenha como trocar o móvel, coloque proteções nas partes pontiagudas. Outro ponto importante é que os móveis estejam sempre bem alocados e fixos no chão, caso o idoso necessite se apoiar neles. Certifique-se que as portas tenham uma largura mínima de 80 cm para que a passagem com andadores ou cadeiras de rodas seja fácil. A maçaneta deve ter a forma de alavanca, para evitar dificuldade para abrir a porta.

O ideal é que todos os móveis tenham a altura adequada para facilitar o sentar e o levantar. Opte sempre por cadeiras e poltronas com braço para oferecer um apoio maior. Uma mesa de cabeceira é importante para apoiar objetos e o ideal é ter sempre um telefone por perto contendo os números de emergência para facilitar o acesso em caso de acidentes.