Voltar para home page
Exercício físico

Veja os benefícios do ciclismo e como começar a praticar com segurança

Andar de bicicleta é uma atividade que pode ajudar a melhorar a qualdiade de vida

Andar de bicicleta é uma atividade que pode ajudar a melhorar a qualdiade de vida

O ciclismo é um esporte muito prazeroso e que traz diversos benefícios para a saúde física e mental. Podendo ser realizada de diversos jeitos, a atividade física é praticada de forma competitiva, recreativa ou até mesmo como um meio de transporte. Na hora de pedalar, o corpo e a mente trabalham juntos promovendo um bem-estar geral. Mas como começar a praticar esse exercício com segurança? Reunimos informações sobre isso e todas as vantagens do ciclismo. Dá só uma olhada!

Quais as vantagens da prática do ciclismo?

O ciclismo é um exercício aeróbico que acelera o metabolismo, auxilia na perda de calorias, fortalece os músculos inferiores, melhora as funções cardiovasculares, ajuda na circulação sanguínea, reduz o colesterol ruim e diminui o estresse, liberando endorfina e hormônios que ajudam a promover o bem-estar do indivíduo. Além dessa série de vantagens para a mente e o corpo, a bicicleta pode ser usada como meio de transporte sustentável: além de contribuir para o meio ambiente, pedalar para chegar nos compromissos também pode te ajudar a economizar, já que não precisará pagar passagem ou combustível.

Veja como começar a praticar ciclismo com segurança

Nunca é tarde para começar a pedalar e não existe idade para usufruir dos benefícios do ciclismo. Assim como qualquer exercício físico, é preciso não exagerar na intensidade logo de primeira. Os iniciantes devem começar aos poucos, aumentando a frequência e intensidade de forma gradual, para introduzir a prática do ciclismo no dia a dia. É importante se atentar aos sinais do corpo ao exercer a atividade para evitar lesões e cansaço extremo.

A segurança nunca deve ser deixada de lado, por isso, não se esqueça de investir nos equipamentos para pedalar. As roupas específicas para a prática de ciclismo, além de te ajudar na aerodinâmica durante a atividade, protegem contra o vento e mudanças de temperatura. Além disso, o capacete e outros equipamentos de segurança, como luvas, joelheira e cotoveleira, são essenciais. Invista também faróis e equipamentos de luz caso planeje pedalar à noite. Não se esqueça também de separar uma garrafinha de água para levar sempre com você.

Como aprender a andar de bicicleta?

Muita gente desiste de praticar o ciclismo por acreditar que passou da idade de aprender a andar de bicicleta. Como dito acima, nunca é tarde para aprender. Se você não tem ideia de como começar a aprender, escolha locais com terrenos planos ou parques pouco movimentados. Chame uma pessoa para te ajudar nessa missão e segurar a bicicleta para você nos momentos em que não conseguir se equilibrar. Caso esteja sozinho, use um dos pés para se segurar nos momentos de desequilíbrio. Tente permanecer estável por pelo menos 10 minutos na bicicleta.

É preciso persistir até pegar o ritmo. Não desista nas primeiras quedas, pois com o tempo você pegará o hábito e entenderá como funciona o exercício. E o principal: só pedale em vias públicas e locais mais movimentados quando estiver completamente confiante na bicicleta.

Últimas novidades

Saúde mental na adolescência e juventude: há sempre uma saída!

Saúde

Saúde mental na adolescência e juventude: há sempre uma saída!

A saúde mental na adolescência e juventude é um assunto muito importante e que deve ser falado. Essa é uma fase de mudanças em todos os sentidos, que quase sempre vêm acompanhadas de dúvidas e cobranças.  Qual profissão devo seguir? Como conseguir emprego? Será que devo me casar? Está na hora de ter filhos? Aluguel ou casa própria? Se pudéssemos olhar dentro da mente de um jovem, certamente encontraremos mais perguntas do que respostas.

Psicólogo ou psiquiatra: entenda o papel dos especialistas em saúde mental

Terapias

Psicólogo ou psiquiatra: entenda o papel dos especialistas em saúde mental

Nem todo mundo sabe quais são as diferenças entre psicólogo e psiquiatra, mas cada profissional tem uma função bem específica dentro do campo da saúde mental. Tudo começa, inclusive, pela formação de cada profissional, já que são especializados em áreas diferentes. Em muitos casos, o psicólogo e o psiquiatra trabalham em conjunto e de forma complementar, cada um auxiliando em um aspecto da vida do paciente.

Como é feito o tratamento de canal?

Odontologia

Como é feito o tratamento de canal?

Cuidar da saúde dos dentes é fundamental para manter um sorriso bonito. Consultas regulares ao dentista são super importantes, pois alguns procedimentos de rotina são necessários e somente o especialista poderá avaliar, por exemplo, quando realizar o tratamento de canal.  Só de ouvir o nome, a maioria das pessoas tem receio de realizar esse procedimento. Para esclarecer como é realizado o tratamento de canal, quais são as etapas e quais os cuidados necessários após o procedimento, o Cuidados Mil preparou uma matéria com tudo o que você precisa saber sobre esse assunto.

Qual a importância das vacinas para prevenir doenças e garantir a saúde da população?

Saúde

Qual a importância das vacinas para prevenir doenças e garantir a saúde da população?

Com a pandemia do novo coronavírus, as vacinas voltaram a ser a prioridade entre a comunidade científica e a própria população. O que poucos sabem é que as vacinas fazem parte da realidade há séculos e são consideradas umas das principais medidas preventivas contra doenças graves. No Brasil, a vacina surgiu em 1804 para combater a varíola, um quadro contagioso e muito perigoso para a época, mas que já foi erradicado depois de uma campanha de vacinação em massa organizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) por volta de 1970. Ainda assim, muitas pessoas não entendem o processo de desenvolvimento de imunizações e nem a importância de não deixar de se vacinar.

Ver mais