Veja os benefícios do ciclismo e como começar a praticar com segurança

Homem andando de bicicletaO ciclismo é um esporte muito prazeroso e que traz diversos benefícios para a saúde física e mental. Podendo ser realizada de diversos jeitos, a atividade física é praticada de forma competitiva, recreativa ou até mesmo como um meio de transporte. Na hora de pedalar, o corpo e a mente trabalham juntos promovendo um bem-estar geral. Mas como começar a praticar esse exercício com segurança? Reunimos informações sobre isso e todas as vantagens do ciclismo. Dá só uma olhada!

Quais as vantagens da prática do ciclismo?

O ciclismo é um exercício aeróbico que acelera o metabolismo, auxilia na perda de calorias, fortalece os músculos inferiores, melhora as funções cardiovasculares, ajuda na circulação sanguínea, reduz o colesterol ruim e diminui o estresse, liberando endorfina e hormônios que ajudam a promover o bem-estar do indivíduo. Além dessa série de vantagens para a mente e o corpo, a bicicleta pode ser usada como meio de transporte sustentável: além de contribuir para o meio ambiente, pedalar para chegar nos compromissos também pode te ajudar a economizar, já que não precisará pagar passagem ou combustível.

Veja como começar a praticar ciclismo com segurança

Nunca é tarde para começar a pedalar e não existe idade para usufruir dos benefícios do ciclismo. Assim como qualquer exercício físico, é preciso não exagerar na intensidade logo de primeira. Os iniciantes devem começar aos poucos, aumentando a frequência e intensidade de forma gradual, para introduzir a prática do ciclismo no dia a dia. É importante se atentar aos sinais do corpo ao exercer a atividade para evitar lesões e cansaço extremo.

A segurança nunca deve ser deixada de lado, por isso, não se esqueça de investir nos equipamentos para pedalar. As roupas específicas para a prática de ciclismo, além de te ajudar na aerodinâmica durante a atividade, protegem contra o vento e mudanças de temperatura. Além disso, o capacete e outros equipamentos de segurança, como luvas, joelheira e cotoveleira, são essenciais. Invista também faróis e equipamentos de luz caso planeje pedalar à noite. Não se esqueça também de separar uma garrafinha de água para levar sempre com você.

Como aprender a andar de bicicleta?

Muita gente desiste de praticar o ciclismo por acreditar que passou da idade de aprender a andar de bicicleta. Como dito acima, nunca é tarde para aprender. Se você não tem ideia de como começar a aprender, escolha locais com terrenos planos ou parques pouco movimentados. Chame uma pessoa para te ajudar nessa missão e segurar a bicicleta para você nos momentos em que não conseguir se equilibrar. Caso esteja sozinho, use um dos pés para se segurar nos momentos de desequilíbrio. Tente permanecer estável por pelo menos 10 minutos na bicicleta.

É preciso persistir até pegar o ritmo. Não desista nas primeiras quedas, pois com o tempo você pegará o hábito e entenderá como funciona o exercício. E o principal: só pedale em vias públicas e locais mais movimentados quando estiver completamente confiante na bicicleta.