Voltar para home page
Exercício físico

Veja os benefícios do ciclismo e como começar a praticar com segurança

Andar de bicicleta é uma atividade que pode ajudar a melhorar a qualdiade de vida

Andar de bicicleta é uma atividade que pode ajudar a melhorar a qualdiade de vida

O ciclismo é um esporte muito prazeroso e que traz diversos benefícios para a saúde física e mental. Podendo ser realizada de diversos jeitos, a atividade física é praticada de forma competitiva, recreativa ou até mesmo como um meio de transporte. Na hora de pedalar, o corpo e a mente trabalham juntos promovendo um bem-estar geral. Mas como começar a praticar esse exercício com segurança? Reunimos informações sobre isso e todas as vantagens do ciclismo. Dá só uma olhada!

Quais as vantagens da prática do ciclismo?

O ciclismo é um exercício aeróbico que acelera o metabolismo, auxilia na perda de calorias, fortalece os músculos inferiores, melhora as funções cardiovasculares, ajuda na circulação sanguínea, reduz o colesterol ruim e diminui o estresse, liberando endorfina e hormônios que ajudam a promover o bem-estar do indivíduo. Além dessa série de vantagens para a mente e o corpo, a bicicleta pode ser usada como meio de transporte sustentável: além de contribuir para o meio ambiente, pedalar para chegar nos compromissos também pode te ajudar a economizar, já que não precisará pagar passagem ou combustível.

Veja como começar a praticar ciclismo com segurança

Nunca é tarde para começar a pedalar e não existe idade para usufruir dos benefícios do ciclismo. Assim como qualquer exercício físico, é preciso não exagerar na intensidade logo de primeira. Os iniciantes devem começar aos poucos, aumentando a frequência e intensidade de forma gradual, para introduzir a prática do ciclismo no dia a dia. É importante se atentar aos sinais do corpo ao exercer a atividade para evitar lesões e cansaço extremo.

A segurança nunca deve ser deixada de lado, por isso, não se esqueça de investir nos equipamentos para pedalar. As roupas específicas para a prática de ciclismo, além de te ajudar na aerodinâmica durante a atividade, protegem contra o vento e mudanças de temperatura. Além disso, o capacete e outros equipamentos de segurança, como luvas, joelheira e cotoveleira, são essenciais. Invista também faróis e equipamentos de luz caso planeje pedalar à noite. Não se esqueça também de separar uma garrafinha de água para levar sempre com você.

Como aprender a andar de bicicleta?

Muita gente desiste de praticar o ciclismo por acreditar que passou da idade de aprender a andar de bicicleta. Como dito acima, nunca é tarde para aprender. Se você não tem ideia de como começar a aprender, escolha locais com terrenos planos ou parques pouco movimentados. Chame uma pessoa para te ajudar nessa missão e segurar a bicicleta para você nos momentos em que não conseguir se equilibrar. Caso esteja sozinho, use um dos pés para se segurar nos momentos de desequilíbrio. Tente permanecer estável por pelo menos 10 minutos na bicicleta.

É preciso persistir até pegar o ritmo. Não desista nas primeiras quedas, pois com o tempo você pegará o hábito e entenderá como funciona o exercício. E o principal: só pedale em vias públicas e locais mais movimentados quando estiver completamente confiante na bicicleta.

Últimas novidades

Câncer de ovário: causas, como identificar e tratamentos

Saúde

Câncer de ovário: causas, como identificar e tratamentos

O câncer de ovário é difícil de ser diagnosticado, sendo a segunda neoplasia ginecológica mais comum. Esse tipo de câncer é o mais letal entre os cânceres ginecológicos. Mais frequente em mulheres com mais de 40 anos, o câncer de ovário demora a apresentar sintomas, o que resulta no diagnóstico tardio. Estima-se que cerca de 75% dos casos são diagnosticados quando a doença já está avançada.

Como manter a diabetes controlada?

Saúde

Como manter a diabetes controlada?

A diabetes é uma doença metabólica em que o corpo não consegue produzir uma quantidade suficiente de insulina, hormônio responsável pelo controle da glicose no sangue. Com a falta da substância, o paciente diabético sofre com o aumento do nível de glicose na corrente sanguínea, que é o que chamamos de hiperglicemia. Segundo o Ministério da Saúde, estima-se que 9 milhões de pessoas têm diabetes, e infelizmente esse é um número que só cresce a cada ano. Então, o que fazer para manter a diabetes controlada? Separamos algumas dicas que podem ajudar no problema.

Escutar música alta pode comprometer a audição?

Saúde

Escutar música alta pode comprometer a audição?

Ouvir música é um hábito que faz parte da vida de muita gente. Basta ir às ruas e observar a quantidade de pessoas com fones de ouvido imersos em seu próprio universo para se dar conta de como a música está presente em todo lugar. No entanto, é importante ficar atento ao volume e a frequência desse hábito. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), quase 50% das pessoas entre 12 e 35 anos correm o risco de sofrer perda auditiva por causa da exposição prolongada e excessiva a sons muito altos, o que corresponde a 1,1 bilhão da população.

Exercícios físicos na gravidez: qual a importância e os cuidados durante a prática

Exercício físico

Exercícios físicos na gravidez: qual a importância e os cuidados durante a prática

Quando uma mulher está grávida, surgem muitas dúvidas sobre a realização de atividades físicas durante a gestação e como isso deve ser feito sem prejudicar a saúde da nova mamãe ou do bebê que está a caminho. É importante conversar com o obstetra antes de dar início a essa rotina, mas geralmente os exercícios físicos são bastante benéficos para o desenvolvimento da gestação. Para entender melhor quais são os benefícios dessa prática, quais são os exercícios físicos mais indicados para mulheres grávidas e que cuidados são necessários, o Cuidados Mil preparou uma matéria com tudo que você precisa saber sobre o assunto.

Ver mais