Voltar para home page
Bem-estar

Vitamina D: qual a importância do nutriente para a saúde?

A vitamina D é essencial no funcionamento de vários processos do corpo humano

A vitamina D é essencial no funcionamento de vários processos do corpo humano

A vitamina D é conhecida por aí como o nutriente que vem da exposição solar. Mas você sabe quais são os benefícios da substância para a nossa saúde? A vitamina D é essencial para a manutenção dos ossos, já que o nutriente participa ativamente do processo de metabolização de cálcio e fósforo no organismo, além de ser fundamental para o crescimento ósseo e para manter a densidade dos ossos em níveis saudáveis. Por outro lado, a vitamina D também auxilia no funcionamento do sistema nervoso e do sistema imune. Entenda abaixo porque o nutriente precisa estar na sua lista de prioridades!

Vitamina D é importante para o tratamento e prevenção de doenças autoimunes

De acordo com um artigo publicado pela Revista Brasileira de Reumatologia, a falta de vitamina D pode ter relação com algumas doenças crônicas. O nutriente atua na regulação do sistema imunológico, que é responsável pela defesa do corpo e, por isso, baixos níveis da vitamina no organismo podem favorecer o surgimento de doenças como diabetes mellitus insulino-dependente (DMID), esclerose múltipla (EM), doença inflamatória intestinal (DII), lúpus eritematoso sistêmico (LES) e artrite reumatoide (AR). O estudo afirma que os efeitos da vitamina poderiam ser benéficos tanto no tratamento quanto na prevenção de doenças autoimunes.

Vitamina D ajuda a prevenir doenças dos ossos

Estudos também apontam que altos níveis de vitamina D podem reduzir em até 30% os riscos de fraturas. As fraturas ósseas são causadas pelo processo de desgaste do tecido ósseo, geralmente provocadas pela osteoporose, e é um problema frequente na terceira idade. Outras pesquisas indicam idosos que suplementavam a vitamina diminuíram o risco de morte em cerca de 9%.

Deficiência de vitamina D pode aumentar os riscos de depressão

A vitamina D em quantidades insuficientes no corpo pode provocar sintomas como ansiedade, falta de concentração e tristeza. A relação do nutriente com a saúde mental pode ser comprovado por meio de um estudo publicado no Journal of Post-Acute and Long-Term Care Medicine. As evidências apontam que as chances de um adulto desenvolver depressão são aumentadas em cerca de 75% em casos de deficiência de vitamina D.

Vitamina D pode ser sintetizada pela exposição solar

Segundo o Ministério da Saúde, 80% das necessidades diárias de vitamina D podem ser obtidas pela exposição solar diária. Vale lembrar que o melhor horário para pegar sol é antes das 10 horas depois das 16 horas, durante cerca de 15 minutos, dessa forma diminui-se os riscos de problemas de pele provocados pelos raios ultravioletas. Os outros 20% são obtidos por meio da alimentação: a vitamina pode ser encontrada em alimentos como ovos, leite, fígado, peixes e outros frutos do mar.

Fonte: Ministério da Saúde

Últimas novidades

Os 10 alimentos mais ricos em fibras e os efeitos no seu organismo

Bem-estar

Os 10 alimentos mais ricos em fibras e os efeitos no seu organismo

Para manter a saúde em dia, é essencial ter cuidado com a alimentação. Uma dieta equilibrada e rica em nutrientes pode prevenir diversas doenças e ajudar a tratar outras. As fibras, por exemplo, não são nutrientes, mas são elementos essenciais para o sistema digestivo e que melhoram a função intestinal, prevenindo diversas doenças. Por isso, é muito importante ter uma alimentação abundante nessa substância. Descubra aqui 10 alimentos ricos em fibras para incluir na sua dieta.

Câncer de pele: tipos mais comuns, sintomas e tratamentos

Saúde

Câncer de pele: tipos mais comuns, sintomas e tratamentos

O câncer de pele é um dos mais frequentes no Brasil. Segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer), esse tipo de câncer representa 25% dos tumores malignos identificados no país, o que significa que cerca de 180 mil brasileiros são diagnosticados por ano com a doença. A principal causa desse tipo de câncer é o excesso de exposição solar, que resulta no crescimento descontrolado das células presentes na pele. O câncer de pele é discreto e normalmente se manifesta com pequenas pintas que crescem devagar, que às vezes nem parecem preocupantes. Por isso, é importante ficar atento a qualquer irregularidade na pele. Confira abaixo tudo sobre o câncer de pele!

Infarto do miocárdio: como identificar um ataque cardíaco?

Saúde

Infarto do miocárdio: como identificar um ataque cardíaco?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 17 milhões de pessoas morrem de problemas cardiovasculares, como o infarto do miocárdio, todos os anos no mundo. Em casos de ataque cardíaco, receber os cuidados médicos necessários o quanto antes pode salvar muitas vidas. Por isso, é fundamental ser capaz de identificar um infarto e saber o que fazer de imediato. Veja algumas dicas abaixo!

Quais as causas mais comuns das pedras na vesícula?

Saúde

Quais as causas mais comuns das pedras na vesícula?

As pedras na vesícula são mais comuns do que se imagina e podem aparecer por diferentes razões. A principal função da vesícula é servir de recipiente para a bile, um líquido produzido no tecido hepático que auxilia na digestão dos alimentos e seus nutrientes. Mas o que acontece quando esse órgão é afetado por um desequilíbrio? A bile começa a empedrar - e é aí que surgem os cálculos biliares, popularmente conhecidos como pedras na vesícula. Entenda mais abaixo!

Ver mais