Voltar para home page
Bem-estar

Vitamina D: qual a importância do nutriente para a saúde?

A vitamina D é essencial no funcionamento de vários processos do corpo humano

A vitamina D é essencial no funcionamento de vários processos do corpo humano

A vitamina D é conhecida por aí como o nutriente que vem da exposição solar. Mas você sabe quais são os benefícios da substância para a nossa saúde? A vitamina D é essencial para a manutenção dos ossos, já que o nutriente participa ativamente do processo de metabolização de cálcio e fósforo no organismo, além de ser fundamental para o crescimento ósseo e para manter a densidade dos ossos em níveis saudáveis. Por outro lado, a vitamina D também auxilia no funcionamento do sistema nervoso e do sistema imune. Entenda abaixo porque o nutriente precisa estar na sua lista de prioridades!

Vitamina D é importante para o tratamento e prevenção de doenças autoimunes

De acordo com um artigo publicado pela Revista Brasileira de Reumatologia, a falta de vitamina D pode ter relação com algumas doenças crônicas. O nutriente atua na regulação do sistema imunológico, que é responsável pela defesa do corpo e, por isso, baixos níveis da vitamina no organismo podem favorecer o surgimento de doenças como diabetes mellitus insulino-dependente (DMID), esclerose múltipla (EM), doença inflamatória intestinal (DII), lúpus eritematoso sistêmico (LES) e artrite reumatoide (AR). O estudo afirma que os efeitos da vitamina poderiam ser benéficos tanto no tratamento quanto na prevenção de doenças autoimunes.

Vitamina D ajuda a prevenir doenças dos ossos

Estudos também apontam que altos níveis de vitamina D podem reduzir em até 30% os riscos de fraturas. As fraturas ósseas são causadas pelo processo de desgaste do tecido ósseo, geralmente provocadas pela osteoporose, e é um problema frequente na terceira idade. Outras pesquisas indicam idosos que suplementavam a vitamina diminuíram o risco de morte em cerca de 9%.

Deficiência de vitamina D pode aumentar os riscos de depressão

A vitamina D em quantidades insuficientes no corpo pode provocar sintomas como ansiedade, falta de concentração e tristeza. A relação do nutriente com a saúde mental pode ser comprovado por meio de um estudo publicado no Journal of Post-Acute and Long-Term Care Medicine. As evidências apontam que as chances de um adulto desenvolver depressão são aumentadas em cerca de 75% em casos de deficiência de vitamina D.

Vitamina D pode ser sintetizada pela exposição solar

Segundo o Ministério da Saúde, 80% das necessidades diárias de vitamina D podem ser obtidas pela exposição solar diária. Vale lembrar que o melhor horário para pegar sol é antes das 10 horas depois das 16 horas, durante cerca de 15 minutos, dessa forma diminui-se os riscos de problemas de pele provocados pelos raios ultravioletas. Os outros 20% são obtidos por meio da alimentação: a vitamina pode ser encontrada em alimentos como ovos, leite, fígado, peixes e outros frutos do mar.

Fonte: Ministério da Saúde

Últimas novidades

O que é autismo? Entenda mais sobre o Transtorno do Espectro Autista

Saúde

O que é autismo? Entenda mais sobre o Transtorno do Espectro Autista

O autismo (ou Transtorno do Espectro Autista, o TEA) é uma condição psiquiátrica que atinge aproximadamente 2 milhões de pessoas no Brasil. O transtorno leva a alcunha de “espectro” por interferir e dificultar várias áreas do desenvolvimento humano: socialização, comunicação verbal e não-verbal, aprendizagem e emoções. O TEA pode se manifestar em diferentes níveis e intensidade, o que define quais áreas serão mais afetadas.

O que 30 minutos de caminhada por dia fazem por você?

Exercício físico

O que 30 minutos de caminhada por dia fazem por você?

Além de garantir um corpo mais saudável, fazer exercícios físicos pode prevenir muitas doenças. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o sedentarismo o quarto maior fator de risco de morte no mundo, mas nem todos têm tempo ou dinheiro para, por exemplo, frequentar uma academia. Por outro lado, caminhar é uma alternativa simples, fácil e indicada para todas as idades. Descubra os benefícios que apenas 30 minutos de caminhada por dia podem fazer por você!

Quando a febre indica que é hora de procurar um médico?

Saúde

Quando a febre indica que é hora de procurar um médico?

A febre é um aumento da temperatura corporal e costuma ser um sinal de que algo não vai bem. Geralmente, é indicativo de que o organismo está combatendo alguma infecção causada por algum vírus ou bactéria. A febre pode ser um sintoma de uma simples gripe, mas também de doenças mais graves, como dengue, zika e chikungunya, por isso é muito importante saber a hora certa de trocar os cuidados caseiros pela ajuda médica.

7 sinais que indicam a depressão

Terapias

7 sinais que indicam a depressão

A depressão é uma doença psiquiátrica séria que atinge, em média, 2 milhões de pessoas por ano em todo o Brasil. Por muito tempo tratada como um momento breve de tristeza, a depressão está desenhando seus contornos na medicina e sendo considerada como realmente é: uma doença real, perigosa e que pode ser fatal se não tratada corretamente. Para isso, é necessário que o paciente receba o máximo de apoio de familiares e amigos, além de tratamento,. Se você suspeita que algum conhecido pode estar entrando em depressão, fique atento a 7 sinais que ele pode manifestar.

Ver mais