Voltar para home page
Bem-estar

Vitamina D: qual a importância do nutriente para a saúde?

A vitamina D é essencial no funcionamento de vários processos do corpo humano

A vitamina D é essencial no funcionamento de vários processos do corpo humano

A vitamina D é conhecida por aí como o nutriente que vem da exposição solar. Mas você sabe quais são os benefícios da substância para a nossa saúde? A vitamina D é essencial para a manutenção dos ossos, já que o nutriente participa ativamente do processo de metabolização de cálcio e fósforo no organismo, além de ser fundamental para o crescimento ósseo e para manter a densidade dos ossos em níveis saudáveis. Por outro lado, a vitamina D também auxilia no funcionamento do sistema nervoso e do sistema imune. Entenda abaixo porque o nutriente precisa estar na sua lista de prioridades!

Vitamina D é importante para o tratamento e prevenção de doenças autoimunes

De acordo com um artigo publicado pela Revista Brasileira de Reumatologia, a falta de vitamina D pode ter relação com algumas doenças crônicas. O nutriente atua na regulação do sistema imunológico, que é responsável pela defesa do corpo e, por isso, baixos níveis da vitamina no organismo podem favorecer o surgimento de doenças como diabetes mellitus insulino-dependente (DMID), esclerose múltipla (EM), doença inflamatória intestinal (DII), lúpus eritematoso sistêmico (LES) e artrite reumatoide (AR). O estudo afirma que os efeitos da vitamina poderiam ser benéficos tanto no tratamento quanto na prevenção de doenças autoimunes.

Vitamina D ajuda a prevenir doenças dos ossos

Estudos também apontam que altos níveis de vitamina D podem reduzir em até 30% os riscos de fraturas. As fraturas ósseas são causadas pelo processo de desgaste do tecido ósseo, geralmente provocadas pela osteoporose, e é um problema frequente na terceira idade. Outras pesquisas indicam idosos que suplementavam a vitamina diminuíram o risco de morte em cerca de 9%.

Deficiência de vitamina D pode aumentar os riscos de depressão

A vitamina D em quantidades insuficientes no corpo pode provocar sintomas como ansiedade, falta de concentração e tristeza. A relação do nutriente com a saúde mental pode ser comprovado por meio de um estudo publicado no Journal of Post-Acute and Long-Term Care Medicine. As evidências apontam que as chances de um adulto desenvolver depressão são aumentadas em cerca de 75% em casos de deficiência de vitamina D.

Vitamina D pode ser sintetizada pela exposição solar

Segundo o Ministério da Saúde, 80% das necessidades diárias de vitamina D podem ser obtidas pela exposição solar diária. Vale lembrar que o melhor horário para pegar sol é antes das 10 horas depois das 16 horas, durante cerca de 15 minutos, dessa forma diminui-se os riscos de problemas de pele provocados pelos raios ultravioletas. Os outros 20% são obtidos por meio da alimentação: a vitamina pode ser encontrada em alimentos como ovos, leite, fígado, peixes e outros frutos do mar.

Fonte: Ministério da Saúde

Últimas novidades

Entenda como funciona o sistema linfático do corpo humano

Saúde

Entenda como funciona o sistema linfático do corpo humano

O sistema linfático engloba um complexo conjunto de órgãos, tecidos, vasos e dutos que se distribuem por todo o corpo. Sua principal função é a produção de células de defesa do organismo, o que fortalece o nosso sistema imunológico. Além disso, o sistema linfático também é responsável por filtrar e drenar o excesso de líquido do corpo, eliminando impurezas e “devolvendo” o sangue purificado para o nosso organismo. Ou seja, na prática isso quer dizer que qualquer parte do corpo que possua circulação sanguínea tem também a circulação linfática (embora não usem os mesmos vasos, eles “dialogam”). Para facilitar a compreensão desse complexo sistema, reunimos algumas informações sobre o assunto.

6 perguntas e respostas sobre a doação de sangue

Saúde

6 perguntas e respostas sobre a doação de sangue

Doar sangue é um ato voluntário e solidário que pode ajudar a salvar muitas vidas. Em uma única doação, cerca de 450 ml de sangue são coletados, o que, na prática, consegue ajudar até quatro pacientes que precisam do material para sobreviver. Contudo, é comum que algumas dúvidas apareçam ao longo do caminho para quem quer ser um doador e nunca realizou a doação antes. Quem pode doar sangue? O que é necessário para ser um doador? Quantas vezes por ano é possível fazer isso? Para esclarecer o que você precisa saber sobre o assunto, separamos as principais perguntas sobre doação de sangue e respondemos a seguir.

Beber água promove benefícios para a saúde que você nem imagina. Veja alguns!

Alimentação saudável

Beber água promove benefícios para a saúde que você nem imagina. Veja alguns!

A água é uma substância essencial na vida de qualquer ser vivo. Com o verão se aproximando, a ingestão desse líquido se torna ainda mais necessária na nossa rotina: seja para nos manter hidratados ou para matar a nossa sede nos dias mais quentes. O melhor de tudo é que, além de não ter calorias, a água é capaz de promover diversos benefícios para o nosso corpo, alguns já conhecidos; outros nem tanto. Ficou curioso? O Cuidados Mil te conta as vantagens que esse líquido pode trazer para a nossa vida a seguir!

Novembro azul: entenda a importância da conscientização sobre o câncer de próstata

Saúde

Novembro azul: entenda a importância da conscientização sobre o câncer de próstata

O câncer de próstata é um dos tipos mais comuns quando o assunto é a saúde do homem. A doença atinge o órgão masculino que é responsável pela produção do sêmen (próstata) e raramente apresenta sintomas iniciais, e é justamente por isso que a detecção precoce é tão importante. Logo, o Novembro Azul é uma campanha de conscientização sobre o câncer de próstata bastante necessária, principalmente para homens com idade superior a 50 anos, que são as principais vítimas dessa doença. A seguir, separamos as principais informações sobre o câncer de próstata, como sintomas, tratamento e a melhor forma de preveni-lo.

Ver mais