Câncer de mama: aprenda como fazer o autoexame!
No Outubro Rosa, as campanhas pelo mundo alertam sobre a importância da prevenção do câncer de mama. Dentre algumas medidas, o autoexame é uma ferramenta de conhecimento do próprio corpo e que ajuda a identificar qualquer sinal de anormalidade nas mamas. Apesar de ser um assunto muito difundido, é comum que algumas mulheres (e homens também) tenham dificuldades e dúvidas na hora de observar essa área do corpo. O Cuidados Mil separou algumas dicas de como fazer o autoexame das mamas.
Autoexame ajuda na detecção precoce do câncer de mama
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o diagnóstico precoce do câncer de mama só é possível com a educação da população e dos próprios profissionais de saúde para conseguirem identificar qualquer sinal da doença. A campanha do Outubro Rosa tem um objetivo claro de conscientizar as mulheres para buscarem ajuda se for observada qualquer mudança nas mamas, independente da idade. O autoexame das mamas é uma estratégia acessível e muito eficaz de prevenção da doença!
Autoexame das mamas: com que regularidade fazer e o que observar?
Você pode fazer o autoexame das mamas todo mês. O recomendado é sete dias depois do início da menstruação, já que essa fase do ciclo pode deixar a região inchada e dolorida. Procure por qualquer anormalidade nas mamas e na área das axilas: caroços, manchas e texturas diferentes já são sinais que merecem atenção. Esse cuidado é complementado com as visitas regulares ao ginecologista e a mamografia a partir dos 40 anos. Se houver casos de câncer de mama na família, informe ao seu médico para entender melhor se há a necessidade de fazer outros tipos de rastreamento.
As alterações que se deve observar são: caroços perceptíveis na mama ou axila; inchaço anormal; secreção sem que esteja amamentando; feridas ou lesões; vermelhidão, coceira, ardência ou irritação ao redor do mamilo; região que se retrai ao toque; veias dilatadas; texturas diferentes na pele da mama; dores na região da mama e axila.
Como fazer o autoexame das mamas?
O autoexame das mamas é um procedimento rápido e indolor, que você pode fazer no banho ou antes de dormir. O exame pode ser feito deitada ou em pé, na frente do espelho ou no banho, por exemplo. Veja o passo a passo abaixo:
Autoexame das mamas deitada:
- Coloque uma almofada ou toalha dobrada abaixo do ombro esquerdo (ou no lado que será examinado);
- Posicione a mão esquerda na nuca;
- Com a outra mão, faça movimentos circulares na mama, pressionando de leve, mas com firmeza. Comece pelo mamilo e siga até a parte externa da mama;
- Durante o exame, observe se há qualquer caroço ou regiões que apresentam mais densidade;
- Apalpe a parte externa da mama e, em seguida, a área das axilas;
- Repita o procedimento do outro lado.
Autoexame das mamas em pé:
- Com a coluna ereta, levante o braço do lado que começará o exame e o apoie na nuca;
- Examine a mama com a outra mão utilizando a ponta dos dedos, fazendo movimentos circulares. Você pode começar pelo mamilo e seguir até a área da axila;
- Apalpe e sinta as mamas. Observe se há qualquer tipo de nódulo, mesmo que seja quase imperceptível;
- Troque a posição e repita o passo a passo na outra mama.
Você também pode incluir uma observação das mamas na frente do espelho. Basta se posicionar e, com os braços para baixo, observar o formato e o tamanho das mamas. Verifique se há manchas, inchaço e alterações na textura da pele, além de caroços visíveis. Caso observe qualquer coisa fora do normal, não deixe de procurar um mastologista o quanto antes para que ele faça uma análise mais profunda. Lembre-se: o diagnóstico precoce do câncer de mama aumenta consideravelmente as chances de cura.