Como cuidar de outras doenças crônicas, como a diabetes e hipertensão, durante a pandemia?
A pandemia do coronavírus pegou a população de surpresa e todos tiveram que se adaptar a uma rotina totalmente diferente – principalmente quando falamos de pessoas que se enquadram no grupo de risco da Covid-19. Pacientes com doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e problemas renais, precisaram entender como prosseguir com tratamentos contínuos ou mesmo evitar crises no período. Além disso, o próprio diagnóstico dessas doenças foi prejudicado durante a pandemia, já que o ambiente hospitalar é um local propício para infecção do vírus. Veja abaixo algumas dicas de como cuidar das doenças crônicas durante a pandemia!
Não interrompa tratamentos e uso de medicamentos contínuos
Se você faz o tratamento de alguma doença crônica, é muito importante que não interrompa o uso de medicamentos e siga as orientações do seu médico. Além disso, as consultas e exames não podem ser deixados de lado, já que ajudam a acompanhar o estado geral da doença e fazer a manutenção da sua saúde.
Uma alternativa são as consultas via telemedicina. Os médicos estão autorizados a atenderem pacientes durante a pandemia de forma remota, ou seja, por videoconferência. Verifique com a clínica ou hospital a melhor forma de agendar a sua consulta.
Se alimente bem e faça exercícios físicos para evitar crises
Mesmo seguindo todas as normas higiênicas, o hospital é um local com mais probabilidade de circulação do coronavírus. A melhor forma de não ter que entrar em contato com ambientes hospitalares é prevenindo as crises de doenças crônicas. Além de seguir todas as recomendações do seu médico em relação ao tratamento, é fundamental manter o estilo de vida mais saudável possível para não correr riscos. Siga uma dieta equilibrada e nutritiva, consumindo os alimentos liberados para a sua condição de saúde, e não deixe de se movimentar: mesmo dentro de casa é possível fazer exercícios leves que vão evitar o sedentarismo.
Por outro lado, é importante também cuidar da saúde mental, já que o estresse pode desencadear crises hipertensivas ou mesmo quadros de ansiedade. Mesmo com o isolamento social, faça atividades prazerosas e relaxantes para passar o tempo. Evite se envolver tanto com as notícias e, se for o caso, busque um atendimento psicológico (que também pode ser feito via telemedicina) para lidar melhor com o momento.
Mantenha os cuidados para diminuir os riscos de contrair a Covid-19
Muitas doenças crônicas têm relação com o sistema imunológico e podem prejudicar as defesas do organismo. Por isso, é importante redobrar os cuidados nesse período para evitar a infecção da Covid-19. O uso de máscaras é recomendado ao sair na rua ou ter contato com pessoas que não moram na mesma casa. A higienização das mãos também deve ser feita com frequência – com água e sabão ou com álcool gel 70% quando não for possível lavar as mãos. Além disso, o isolamento social ainda é a melhor forma de evitar a proliferação do vírus: fique em casa e só saia quando for extremamente necessário. Se você apresentar sintomas da Covid-19, busque um atendimento de emergência e informe sobre os medicamentos e tratamentos que segue.