Como proteger os idosos do novo coronavírus?
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os idosos correm altos riscos de desenvolver complicações decorrentes da contaminação pelo novo coronavírus. Devido ao processo de envelhecimento do corpo, o sistema imunológico vai se tornando menos resistente e mais vulnerável a doenças, por isso muitos casos de Covid-19 entre esse grupo podem levar à morte. Saiba como proteger os idosos seguindo as medidas recomendadas pelos principais órgãos de saúde.
Vacinação em dia pode ajudar a proteger os idosos de infecções
Ter uma gripe durante a pandemia pode enfraquecer ainda mais o sistema imune dos idosos. Por isso, de acordo com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), é fundamental que os idosos mantenham o calendário de vacinas em dia, especialmente para as infecções respiratórias mais comuns. Vale lembrar que os idosos formam o grupo prioritário nas campanhas de vacinação realizadas no país.
Visitas devem ser evitadas
Mesmo que a saudade seja grande durante o período de quarentena, a recomendação é manter o isolamento. As visitas aparentemente inofensivas podem representar grandes riscos à saúde dos idosos, porque muitas pessoas podem não apresentar os sintomas e transmitir a doença mesmo nos menores contatos físicos. Se o encontro for inevitável, siga as medidas de proteção recomendadas como o uso de máscaras e álcool em gel.
É importante seguir as orientações de higiene
Nesse momento, os cuidados com a higiene são indispensáveis e devem ser seguido tanto por idosos quanto pelos outros integrantes da família. As recomendações são claras: se precisar sair, use máscara, lave sempre as mãos com água e sabão, use álcool em gel 70% e tire sapatos e troque de roupas ao chegar em casa. É muito importante também evitar beijos, abraços e o compartilhamento de itens de uso pessoal, como copos e talheres.
Cuidados com a alimentação e com o controle de doenças são fundamentais
Se o idoso é portador de alguma doença crônica, como diabetes e hipertensão, é fundamental que ele continue tomando as medicações de forma correta, seguindo sempre as orientações médicas. Também é muito importante garantir uma boa alimentação, já que uma dieta equilibrada e mais natural possível pode fortalecer o sistema imune e prevenir muitas doenças.