Coronavírus pode afetar a saúde cardíaca?

Inicialmente entendida como uma doença apenas ligada ao sistema pulmonar, a covid-19 é hoje vista como uma enfermidade sistêmica, que pode afetar vários órgãos do corpo. A saúde cardíaca merece total atenção, já que o coronavírus pode ter efeitos mais graves ainda em pessoas que já tenham problemas no coração. No entanto, a doença pode causar dano cardíaco não só naqueles que já possuem uma condição prévia. É o que apontou um estudo do Centro de Ciência e Saúde da Universidade do Texas, nos Estados Unidos. Entenda mais a seguir!

Como o coronavírus afeta a saúde do coração?

Os pesquisadores da Universidade do Texas indicaram que a infecção pela covid-19 pode causar ou agravar problemas como danos cardíacos, síndrome coronariana e arritmia. Segundo o estudo, estes danos estão ligados a pacientes com sintomas graves da doença causada pelo coronavírus.

Recentemente, a miocardite (inflamação do músculo cardíaco) também começou a ser observada e associada ao coronavírus. Muitos médicos começaram a notar com frequência o problema entre os pacientes da covid-19 menos graves e até assintomáticos. Apesar da miocardite não ser uma condição grave na maioria dos casos, ela pode levar à insuficiência cardíaca e arritmias em casos de maior repercussão.

Paciente com coronavírus precisa de uma avaliação completa da saúde

Dado o contexto da pandemia, os pacientes com covid-19 muitas vezes passam por avaliações mais rápidas, principalmente os assintomáticos ou com sintomas leves. A complexidade da doença exige uma análise mais completa da saúde cardiovascular, com ausculta do coração, eletrocardiograma e exames para verificar as enzimas cardíacas. O mais recomendado é fazer um check-up de saúde nos casos em que o organismo já desenvolveu resposta imunológica em função da exposição à doença (ou seja, quem já teve a doença). É importante procurar um cardiologista para exames de rotina, já que estudos identificaram que o coronavírus pode também afetar estruturas do coração, causando inflamação e até trombose.

Um estudo feito na Alemanha e publicado no periódico científico Jama Cardiology, em julho, mostrou como o coronavírus pode afetar o coração. Os pesquisadores observaram um grupo de cem pessoas que teve sintomas leves ou foi assintomática e se recuperou da doença A idade média dos participantes era de 49 anos. Após cerca de dois meses do diagnóstico, quando já estavam totalmente curados, os cientistas submeteram os pacientes a exames de ressonância magnética. O resultado dos exames apontou que cerca de 80% dos pacientes apresentavam anomalias cardíacas e 60% tinham miocardite.

Coronavírus precisa de um tratamento adequado

Esses estudos também indicam a importância de seguir as recomendações médicas ao ser diagnosticado com o coronavírus. Especialistas ressaltam que medicamentos que não apresentaram resultados comprovadamente efetivos no tratamento da Covid-19 podem gerar efeitos colaterais como arritmia cardíaca e taquicardia.