Crianças devem ser levadas para tomar vacina durante a pandemia?
A vacina contra a Covid-19 ainda está em fase de testes em várias partes do mundo, inclusive aqui no Brasil, mas ainda não foi liberada para imunizar a população. No entanto, ainda existe um calendário extenso de vacinação contra diversas outras doenças – que podem ser bem graves – e que devem ser tomadas principalmente durante a infância. Fica a dúvida na maioria dos pais e responsáveis: com o isolamento, é seguro ir até um posto de saúde para vacinar as crianças? É melhor esperar o fim da pandemia para atualizar a carteira de vacinação? Entenda mais sobre o assunto abaixo!
Crianças (e adultos) devem tomar vacinas para evitar outras epidemias
De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e de Imunizações, o isolamento social pode até ser eficaz na prevenção contra o Covid-19, mas não cumprir o calendário de vacinações disponibilizado pelo Ministério da Saúde acaba por expor a população a outras epidemias, como sarampo, febre amarela e coqueluche, colocando não só a saúde da criança em risco como de toda a população. A imunização dos pequenos deve ser cumprida à risca para evitar a contaminação e transmissão de doenças que podem até mesmo matar. O mesmo vale para os adultos: não deixe de atualizar suas vacinas.
Sarampo é exemplo do quanto a vacina é importante
O isolamento social acaba deixando a todos com uma sensação de segurança: afinal, se você não sai de casa, o risco de se contaminar com qualquer doença é muito menor. O grande problema é que quando a quarentena acabar, todas as crianças não vacinadas estarão expostas e se expondo ao mesmo tempo, o que pode gerar outras epidemias sérias.
Recentemente, o Brasil sofreu com o retorno do sarampo, uma doença geralmente contraída na infância e caracterizada por pequenas manchinhas vermelhas no corpo, que causa febre e mal-estar, mas que em seus casos mais graves pode gerar cegueira e até mesmo morte. O retorno da doença revelou a baixa adesão da vacina tríplice viral (que também protege contra caxumba e rubéola) e evidenciou a gravidade da ausência das vacinas.
Como proteger a criança no dia da vacinação?
Algumas sugestões foram implementadas pela SBP e pela Sociedade Brasileira de Imunizações para que a vacinação durante a pandemia fosse o mais segura possível. Uso de máscara, o distanciamento de no mínimo 1 metro de uma pessoa para a outra nas filas dos postos de saúde, horários diferentes para crianças e imunizações em outros ambientes coletivos são algumas das medidas. O importante é manter a criança imunizada e protegida de todas as doenças – não apenas da Covid-19.