Crossfit: como funciona, os benefícios e cuidados que você deve ter com a prática
O crossfit é uma modalidade esportiva que se tornou muito popular nos últimos anos. Os treinos levam elementos do atletismo, levantamento de peso e até algumas técnicas de ginástica olímpica, o que resulta em uma atividade de alta intensidade capaz de contribuir para perda de peso, crescimento muscular, aumento da força e mais resistência. Nas academias, é comum ver pessoas treinando com cordas, bolas, pneus e outros objetos inusitados. Mas, atenção! É preciso alguns cuidados antes de inserir o exercício físico na sua vida, como sua condição física e se tem alguma doença. Explicamos abaixo as principais coisas que você precisa saber sobre o crossfit!
Crossfit: de onde surgiu e como consiste o treinamento?
O crossfit nasceu na década de 1990, nos Estados Unidos. Inspirado em treinamentos militares, Greg Glassman desenvolveu o método que basearia a modalidade: um exercício funcional que não se prende a nenhuma modalidade específica, mas a uma combinação de várias técnicas. O treinamento segue uma dinâmica mais explosiva com saltos, corrida, agachamentos, levantamento de peso e movimentos que usam o peso corporal do praticante.
O treino de crossfit geralmente é composto por três partes: aquecimento, alongamento e preparo e, por último, o chamado WOD (Workout of the Day), que é a execução do exercício com mais intensidade e menos intervalos.
Veja 3 benefícios do crossfit para a saúde
Assim como qualquer outra atividade física, o crossfit praticado com responsabilidade pode garantir muitos benefícios à saúde. Veja alguns
- Combate a obesidade
A alta intensidade do crossfit é um aliado no emagrecimento e ajuda a combater a obesidade e sobrepeso. A estimativa é que um treino queime entre 800 e 1500 calorias. Isso ocorre porque esse tipo de exercício precisa queimar as reservas de energia do corpo (armazenadas como gordura). A obesidade é um dos principais causadores de doenças cardiovasculares e outros problemas graves de saúde. Além disso, o crossfit leva a resultados mais rápidos que outras modalidades.
- Fortalece os ossos
Silenciosa, a osteoporose é uma doença que se desenvolve ao longo da vida e geralmente só se manifesta na velhice. Por isso, é muito importante começar a fortalecer músculos e ossos desde cedo. A diversidade de atividades dentro de um treino de crossfit contribui muito para isso, já que é possível trabalhar vários grupos musculares em cada execução.
- Melhora diversas aptidões físicas
Um dos benefícios do crossfit é a pluralidade de aptidões trabalhadas durante um treino. Resistência muscular, força, sistemas cardiovascular e respiratório, coordenação, equilíbrio, flexibilidade, entre outros. A alta intensidade do exercício ajudará a potencializar a performance nessas áreas.
Cuidados essenciais para praticar crossfit
O dinamismo do crossfit funciona bem com pessoas que não se adaptam muito bem a um treino fechado, como geralmente ocorre com a musculação, por exemplo. Como qualquer atividade física, é fundamental visitar o seu médico para uma avaliação geral de saúde. O médico vai avaliar sua resistência e se há alguma doença que impede a prática.
Por mais que seja uma atividade que exige muita resistência física, é possível começar do zero com um treinamento mais leve, que vai ajudar o praticante a evoluir aos poucos. Por isso, também é importante buscar academias confiáveis e com profissionais qualificados que te acompanharão em todas as fases do treino. Por último (e não menos importante, é preciso respeitar os próprios limites e só avançar na intensidade e cargas de peso quando estiver pronto. Essa atitude preventiva evitará lesões e outros problemas decorrentes da prática inadequada.