O protetor facial é eficaz na prevenção da Covid-19? O acessório substitui a máscara convencional?
No início da pandemia do coronavírus, pouco se sabia sobre os métodos mais eficazes para evitar a contaminação. Depois de um tempo, máscaras, álcool gel, luvas e outros acessórios passaram a fazer parte da rotina da população para evitar o contato com o novo vírus. Outro acessório que se tornou muito procurado foi o protetor facial (ou “face shield”). Afinal, esse acessório é eficaz na prevenção da Covid-19? Ele pode ser utilizado sem a tradicional máscara por baixo? Veja essa e outras respostas sobre o assunto!
Como o face shield funciona? O acessório protege contra o novo coronavírus?
O protetor facial é um acessório feito com um plástico mais firme e transparente e que cobre todo o rosto. Na teoria, funciona como uma barreira e impede que gotículas entrem em contato com a face, incluindo os olhos, que não são protegidos pela máscara convencional. O face shield é um equipamento de segurança para profissionais de saúde e se mostrou eficaz nesse propósito, já que esse público tem um contato mais próximo com pessoas infectadas pela doença.
Pode usar somente o protetor facial sem máscara por baixo?
A Universidade Atlântica da Flórida, nos Estados Unidos, realizou alguns testes com o protetor facial a partir da simulação de tosses e espirros. O estudo concluiu que a máscara convencional ainda é mais eficaz para proteger o contato com fluidos e secreções contaminadas. Os testes mostraram que as gotículas passam pelo visor do protetor facial com facilidade, inclusive se espalhando por todo o rosto.
A máscara ainda é a proteção mais recomendada, se utilizada da maneira correta. Nada te impede de usar o protetor facial em conjunto com a máscara, embora não seja totalmente recomendado pelas autoridades de saúde. Isso porque o acessório exige um cuidado maior ainda em relação à higienização. Além disso, pode embaçar com facilidade, o que vai demandar um cuidado maior. Se ainda assim você optar pelo uso, deve evitar tocar no acessório com as mãos sujas e continuar mantendo o distanciamento social, práticas que se mostraram eficazes no combate ao vírus. A face shield precisa ser higienizada antes e depois do uso com água e sabão ou com álcool 70%.
Máscara, distanciamento social e higienização das mãos ainda são as práticas mais recomendadas
Mesmo com a flexibilização da quarentena em grande parte do país, o coronavírus ainda é uma ameaça à saúde pública. Por isso é importante continuar se protegendo: utilize máscaras sempre que precisar sair de casa, mantenha o distanciamento social e higienize as mãos com frequência.