Vacinas para viagens: você sabe como se preparar para as férias?
Com a chegada de mais um período de férias, uma preocupação que não pode faltar na sua lista de preparação são as recomendações de vacinas para viagens. No Brasil, a depender do destino, é fundamental estar com o calendário de vacinas atualizado e ficar atento a possíveis epidemias. O mesmo vale para viagens internacionais: alguns países exigem imunizações específicas e também podem apresentar surtos de doenças.
Quais as vacinas recomendadas para viagens?
A vacinação é a principal forma de prevenir determinadas doenças – algumas muito graves. Antes de viajar, é preciso verificar o cartão de vacinas e se programar para tomar aquelas que não estão atualizadas. Entre as orientações básicas ao viajante, também é recomendado marcar uma consulta médica entre quatro e oito semanas antes da viagem para uma avaliação geral de saúde. Veja abaixo as vacinas obrigatórias para viagens nacionais e internacionais e o tempo que precisa estar imunizado antes de viajar:
#1 Febre Amarela
Endêmica na região amazônica e com algumas ocorrências de surtos em outras capitais, a vacina de febre amarela é a melhor forma de prevenir e controlar a doença. O vírus é transmitido pelo Aedes aegypti, também responsável pela contaminação de dengue, zika e chikungunya. Alguns países exigem a vacina para a entrada de estrangeiros por meio do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) – para verificar a lista de países com risco de transmissão e aqueles que exigem o certificado, consulte os sites da Anvisa ou da Organização Mundial da Saúde. A dose padrão da vacina deve ser recebida com pelo menos 10 dias de antecedência.
#2 Poliomielite
Sem casos registrados no Brasil desde 1990, a poliomielite ainda se mantém endêmica em alguns países (Afeganistão, Paquistão e Nigéria) e com incidências de surtos ou em risco de reinfecção em outras regiões – para verificar a lista, acesse o site da Polio Eradication . Adultos e crianças não imunizadas que vão viajar para esses países precisam tomar a vacina pelo menos quatro semanas antes da viagem.
#3 Tríplice Viral – sarampo, caxumba e rubéola
A vacina tríplice viral é o único meio de proteção contra sarampo, caxumba e rubéola. Muitos países permanecem na lista de regiões endêmicas ou apresentam surtos – atualmente, os estados do Amazonas e Roraima enfrentam surtos de sarampo, por exemplo. Se nunca vacinada, a pessoa precisa tomar duas doses. Nas férias, se programe com pelo menos 15 dias de antecedência para atualizar o cartão de vacinas.
#4 Dupla adulto – Difteria e tétano
Ambas prevenidas com a vacinação, difteria e tétano são doenças muito graves que podem levar à morte. Muitos países enfrentam surtos de difteria, infecção que atinge nariz, garganta, faringe e pode chegar ao sangue. Já o tétano afeta o sistema nervoso central. A vacina precisa ser reforçada a cada dez anos para se manter eficaz. Antes de viajar, verifique seu cartão de vacinas.
#5 Hepatites A e B
Alguns países recomendam a vacinação contra as hepatites A e B, inflamações que atingem o fígado. No caso da hepatite B, crianças precisam tomar quatro doses, enquanto adultos que nunca foram imunizados necessitam de três etapas de vacinação – fique atento com os prazos, pois as doses precisam ser aplicadas em intervalos de 30 e 180 dias.
Fonte: Ministério da Saúde