Tratamentos homeopáticos: entenda como funciona e quais são as aplicações da terapia

Mulher realizando tratamento homeopáticoA homeopatia é uma terapia reconhecida que funciona de forma diferente das medicações tradicionais. Os tratamentos homeopáticos não provocam uma reação do organismo para combater as doenças. Nesse caso, agem incentivando que o próprio corpo seja ativo nesse processo e estimula todo organismo a restabelecer um bom funcionamento. Os tratamentos homeopáticos foram desenvolvidos pelo médico alemão Samuel Hahnemann há mais de 220 anos, tornando- se o segundo sistema de saúde mais utilizado no mundo.

Como funciona a homeopatia?

A homeopatia parte do princípio de que “semelhante cura semelhante”. Dessa forma, o princípio dos tratamentos homeopáticos é de que uma doença específica é capaz de ser tratada a partir da mesma substância que provoca os sintomas. Esse sistema medicinal alternativo contempla toda a totalidade do ser humano para tratar doenças isoladas. Os medicamentos homeopáticos partem do princípio da lei dos semelhantes para reequilibrar a energia vital dos pacientes. O tratamento homeopático compreende que, além da doença, o indivíduo carrega um desequilíbrio que faz com que os sintomas se manifestem. Sendo assim, a homeopatia tem o objetivo de restaurar o organismo ao estágio saudável, podendo ser um tratamento preventivo e de cura.

A origem do medicamento homeopático pode ser mineral, vegetal, de preparações complexas a partir de substâncias naturais – ou de produtos químicos, farmacêuticos e de origem biológica. Essas substâncias têm seu princípio ativo extraído e diluído. O tratamento pode ser feito por via oral ou tópica (com pomadas, géis, etc).

Para que servem os tratamentos homeopáticos?

O recurso terapêutico homeopático pode ser usado para o tratamento de diversas doenças. Sendo os problemas respiratórios, gastrointestinais e ginecológicos os mais comuns. Além disso, a homeopatia pode tratar problemas psicológicos como a ansiedade e a depressão. O uso da homeopatia é liberado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para quase todas as doenças, mas seu uso não é recomendado para complicações graves como diarreia infantil, tuberculose, câncer, malária e Aids.

Os tratamentos homeopáticos não substituem os métodos da medicina tradicional, sendo utilizados como uma técnica para estimular o reequilíbrio do corpo. No Brasil, a homeopatia é reconhecida como especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina e é utilizada pelo Sistema único de Saúde (SUS) desde 2006.

Como é a consulta com o homeopata?

Ao se consultar com um homeopata, o profissional fará a avaliação do paciente, solicitando exames que vão identificar qualquer problema de saúde. O médico também vai questionar de que forma os sintomas estão afetando o cotidiano do paciente e por quais outros problemas ele está passando (seja de ordem física ou psicológica). Após essa avaliação, o homeopata indicará o tratamento homeopático, com a diluição mais adequada para o caso. Deste modo, é criado um plano terapêutico com doses, horários e duração de tratamento. Somente o médico especialista em homeopatia pode prescrever esse tipo de tratamento.