10 curiosidades sobre o pulmão
O pulmão é um dos órgãos mais importantes do corpo. Vital para a nossa sobrevivência, é ele o epicentro do sistema respiratório, que oxigena o sangue e converte o tipo venoso (sangue rico em dióxido de carbono) em sangue arterial (rico em oxigênio). Por sua importância, ele deve ser muito bem preservado, não é mesmo? Para que você entenda melhor sobre essa parte tão importante do seu corpo e descubra algumas coisas bem peculiares, separamos 10 curiosidades sobre o pulmão. Confira!
1) O pulmão esquerdo é sempre menor
Não, os seus dois pulmões não têm o mesmo tamanho! Para comportar e acomodar melhor o coração, que fica no lado esquerdo da região torácica, o pulmão esquerdo é só um pouco menor do que o direito. Normalmente, o órgão tem cerca de 27 centímetros e 700 gramas.
2) A cor do pulmão vai escurecendo com o passar do tempo
Quando estudamos biologia, é comum que vejamos um pulmão com a coloração rosada, mas não é bem assim – pelo menos não durante toda a vida. Quando o ser humano ainda é recém-nascido, o pulmão apresenta esse tom, mas ele vai mudando para um vermelho mais escuro à medida que se desenvolve. Isso se deve ao fato de o pulmão acumular mais impurezas e poluição, principalmente em grandes cidades.
3) Pulmão fica localizado na parte de trás do tórax
Essa é uma curiosidade bem intrigante, pois a maioria das pessoas acredita que o pulmão se localiza no peitoral, parte frontal da caixa torácica, o que é um engano: o pulmão fica um pouco mais para trás, inclusive deixando o coração à frente.
4) O pulmão é capaz de armazenar até 5 mil litros de ar
Nem os tanques mais potentes de gasolina conseguem armazenar tantos litros quanto o nosso pulmão! O órgão consegue armazenar até 5 mil litros de ar no seu interior. Obviamente, a gente não usa toda essa capacidade.
5) A água limpa os pulmões
A água tem efeitos em todo o organismo. Mas você sabia que ela também purifica os pulmões? Beber a quantidade de água recomendada ajuda e muito a remover as impurezas que o pulmão acaba acumulando durante o dia.
6) Corpo humano transporta, em média, 10 mil litros de ar em 24h
Em todo o exercício respiratório, um pulmão adulto consegue transportar até 10 mil litros de ar em um dia de atividade.
7) Podemos sobreviver sem uma parte dos pulmões
Os pulmões não são um órgão inteiro, pois se subdividem em um alguns gomos. Por isso, se alguma parte do pulmão estiver comprometida a ponto de necessitar uma intervenção cirúrgica, é possível removê-la e ainda assim conseguimos sobreviver com as partes restantes.
8) Nosso pulmão produz secreção todos os dias
Você sabia que o nosso sistema respiratório produz cerca de 100 ml de secreção por dia? Parte dele é produzido no pulmão, o catarro, e nem sempre quer dizer algo ruim. Porém, se ele é percebido em excesso no corpo, pode ser sinal de alguma inflamação ou infecção respiratória.
9) A tosse é uma autodefesa do pulmão
Tossir é um processo de defesa dos pulmões, você sabia? Quando tossimos, o pulmão é capaz de expelir as impurezas e possíveis germes que se acumularam durante um tempo. Mas cuidado! Tosse excessiva pode ser sinal de alguma doença, principalmente em fumantes.
10) Os alvéolos pulmonares podem chegar a 70 metros de comprimento
Os alvéolos pulmonares, que são as partes do pulmão que bombeiam o oxigênio, são extremamente flexíveis. Esticados em sua capacidade máxima, eles podem chegar a 70 metros de comprimento!