Como higienizar as compras corretamente ao chegar do mercado?

Mulher fazendo compras

Com o surgimento do novo coronavírus, fazer compras no mercado ou até mesmo receber pedidos em delivery pode ser um grande perigo para a saúde. Você sabia que o vírus pode permanecer em superfícies por longos períodos de tempo? Estudos demonstraram que, além da transmissão de pessoa para pessoa, o contágio também pode ocorrer por meio de embalagens de produtos infectadas. Por isso, é preciso uma atenção especial na hora de higienizar os alimentos. Confira algumas dicas de como fazer isso corretamente.

O vírus pode sobreviver em embalagens por até três dias

De acordo com uma pesquisa divulgada pelo jornal de medicina The New England, apesar da principal forma de transmissão da Covid-19 ser por meio do contato direto com uma pessoa infectada, o vírus pode permanecer em alguns materiais por até três dias. Em embalagens de plástico, vidro e aço inoxidável o vírus foi detectado mesmo após 72 horas depois da sua aplicação e em superfícies porosas, como papelão, papel e tecido, em até 24 horas.

Como higienizar produtos embalados em plástico, latinhas e vidro?

A água e sabão são grandes aliados na hora de higienizar itens que vêm em embalagens de plástico, metal e vidro. Para limpar produtos como garrafas, pacotes de biscoito e latinhas de refrigerante, também podem ser usados álcool 70% e uma esponja para remover outros resíduos de sujeiras. Lembre-se de sempre separar os produtos e lavá-los antes de serem guardados para não infectar os armários e outros alimentos.

Use álcool 70% em caixas de papelão

Algumas compras vêm em embalagens menos resistentes, como as de papel e papelão, por isso não é indicado molhar essas superfícies. Nesses casos, é recomendado usar um pano umedecido com álcool 70%. É importante destinar um pano especificamente apenas para esse uso ou lavá-lo, deixando de molho em água sanitária, após a higienização dos produtos.

E as frutas, verduras e legumes?

Os alimentos que não vêm em embalagens, como as frutas, legumes e verduras, também devem ser lavados antes de ir para a geladeira. O procedimento é o mesmo que a higienização antes do consumo: deixá-los por alguns minutos de molho em uma solução bem diluída de água sanitária e água e depois lavar em água corrente. Vale lembrar que, caso sejam utilizadas sacolas retornáveis para carregar esses alimentos, elas também devem ser lavadas após o uso.

Se possível, descarte as embalagens

Assim como as comidas pedidas por delivery, alguns produtos, como carnes e peixes, podem ter suas embalagens descartadas. Por esse motivo, a recomendação é colocar os alimentos em outro recipiente, se lembrando de sempre lavar as mãos com água em sabão após ter contato com esses materiais.