Outubro rosa: 5 formas de se proteger contra o câncer de mama

Mulher segurando símbolo do outubro rosaOutubro é o mês de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama. Causado pela multiplicação desequilibrada das células da mama, dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer) apontam que esse tipo de câncer deve atingir cerca de 66 mil pessoas no Brasil em 2020 . O câncer de mama é um dos mais comuns que atinge as mulheres no Brasil e no mundo, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Apesar de raro, o câncer de mama também pode atingir homens.

A campanha do Outubro Rosa promove conhecimento sobre a doença e fala da importância de se prevenir, já que o diagnóstico na fase inicial aumenta as possibilidades de tratamentos menos invasivos e até mesmo de cura. Mulheres de todas as idades devem se prevenir. Veja abaixo as 5 formas de diminuir as chances de desenvolvimento da doença.

1) Faça o auto exame das mamas

O autoexame das mamas é uma das melhores formas de conhecer o próprio corpo e identificar alguma anormalidade na região. Seja um caroço de qualquer tamanho, alguma mancha ou mesmo uma textura diferente, qualquer sinal deve ligar o seu alerta. A recomendação é fazer o autoexame sete dias depois do início da menstruação, já que o período deixa as mamas naturalmente mais inchadas. Caso identifique qualquer alteração, procure o seu médico o quanto antes.

2) Visitas anuais ao ginecologista ajudam a identificar o câncer de mama e outras doenças

As consultas de rotina com o ginecologista não devem ser ignoradas. É importante que toda mulher vá ao ginecologista pelo menos uma vez ao ano para exames de rotina. O médico vai avaliar as mamas e pode pedir exames complementares, como ultrassonografias. Além do câncer de mama, o hábito ajuda a prevenir outras doenças graves, como o câncer de colo do útero. Lembre-se: a prevenção e o diagnóstico precoce são as melhores formas de se proteger contra a doença.

3) Mamografia a partir dos 40 anos

Mulheres a partir dos 40 anos ou que têm histórico de câncer de mama na família precisam fazer um mapeamento mais específico. A mamografia, que também pode ser feita em homens, ajuda a identificar qualquer alteração nas mamas, mesmo caroços super pequenos. O exame também fornece características do nódulo, quando encontrado, como tamanho e tipo.

4) Boa alimentação ao longo da vida diminui os riscos do câncer de mama

Não há dúvidas de que uma alimentação equilibrada e nutritiva é capaz de afastar muitas doenças. Em conjunto com as outras práticas já citadas, ter hábitos saudáveis pode diminuir as chances de desenvolvimento do câncer de mama. Consuma frutas e vegetais, priorize alimentos frescos e evite gorduras saturadas e ultraprocessados. Sua saúde agradece!

5) Estilo de vida saudável também ajuda a prevenir o câncer de mama

Segundo o Inca, uma média de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com hábitos saudáveis. Além da alimentação, outro fator que ajuda a prevenir a doença é a prática de exercícios físicos regulares. Musculação, natação ou mesmo caminhadas podem fazer parte da rotina. Evitar o abuso de bebidas alcóolicas e de hormônios sintéticos também são importantes para prevenir a doença.