Pneumonia: sintomas, como tratar e prevenção

Mulher assoando o narizA pneumonia é uma doença que atinge os pulmões e é provocada por agentes infecciosos ou irritantes (bactérias, vírus, fungos e reações alérgicas) no espaço alveolar, onde ocorre a troca gasosa no sistema respiratório. Mas o que causa pneumonia? Geralmente, essa condição é resultado de uma gripe ou resfriado que não foram corretamente tratados. Com a imunidade do corpo comprometida, esses agentes podem encontrar mais facilidade para se alocar nos alvéolos pulmonares e desencadear a inflamação.

Apesar do número de casos fatais estar em queda nos últimos anos, a pneumonia ainda é a infecção que mais leva a óbitos no mundo. Ela é especialmente perigosa para idosos e crianças menores de cinco anos – mas todos devem estar atentos aos sintomas e cuidados preventivos.

Pneumonia é contagiosa? Entenda como a transmissão ocorre

A pneumonia é contagiosa, mas ao contrário de gripes e resfriados, a taxa de contágio não é alta, principalmente quando causada por bactérias – a forma mais comum de ser encontrada. Tudo vai depender da imunidade de quem tem contato com o paciente. Nesse quesito, alguns comportamentos fazem toda diferença.

O tabagismo é um dos principais fatores de risco. Isso porque as substâncias tóxicas do cigarro provocam uma reação inflamatória nos pulmões que podem facilitar a entrada de agentes infecciosos.

O consumo de álcool e o uso excessivo de ar-condicionado também influenciam: o primeiro diminui a imunidade do corpo e o segundo pode impactar a qualidade do ar respirado – deixando-o muito seco e facilitando a infecção por vírus e bactérias. Além disso, é importante ficar atento às mudanças bruscas de temperatura e resfriados mal cuidados.

Os sintomas de pneumonia mais comuns. Veja o infográfico!

O diagnóstico precoce faz toda a diferença no tratamento para pneumonia. Na maioria dos casos, o uso de medicamentos é o suficiente para reverter o quadro. A exceção acontece em casos avançados ou quando o paciente é de risco, como os idosos. Nesse caso, a internação pode ser necessária. Para ajudar a entender os sinais do corpo, confira o infográfico para entender quais os sintomas da pneumonia.