Saúde bucal: saiba como se prevenir das doenças que atingem a região da boca

A saúde bucal é feita no dia a diaHomem passando fio dental: cáries e infecções gengivais podem ser evitadas com hábitos saudáveis, como higiene bucal adequada e baixo consumo de alimentos ricos em açúcar. Quando esses comportamentos são deixados de lado, é normal que placas bacterianas se formem, causando doenças e problemas bucais.

Fatores de risco para problemas bucais

O risco fica ainda maior para aqueles que possuem patologias crônicas não controladas, como diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares – já que as infecções que acometem a boca podem influenciar diretamente no tratamento dessas condições. Nesses casos, o acompanhamento médico e cuidados diários devem ser ainda mais presentes.

Quando ir ao dentista?

Por isso, é muito importante ir ao dentista com frequência para uma avaliação odontológica. O dentista pode orientar sobre os cuidados específicos de cada caso e realizar tratamentos quando necessário. Se não tratadas no início, lesões simples podem evoluir para problemas maiores e afetar a saúde da boca e do organismo como um todo.