Saúde mental na adolescência e juventude: há sempre uma saída!

A saúde mental na adolescência e juventude é um assunto muito importante e que deve ser falado. Essa é uma fase de mudanças em todos os sentidos, que quase sempre vêm acompanhadas de dúvidas e cobranças. Qual profissão devo seguir? Como conseguir emprego? Será que devo me casar? Está na hora de ter filhos? Aluguel ou casa própria? Se pudéssemos olhar dentro da mente de um jovem, certamente encontraremos mais perguntas do que respostas.

Exatamente por isso, essa fase da vida é tão especial – é um período de descobertas e onde começamos a construir o futuro que queremos. Mas é exatamente por isso também que muitos jovens passam a questionar sua história e suas habilidades. E, quando isso acontece, é preciso atenção.

Saúde mental na adolescência e juventude é uma pauta que não pode ser deixada de lado

Saúde mental não é frescura e muito menos algo que pode ser deixado para depois. Assim como uma diabetes mal tratada pode colocar a vida do paciente em risco, o mesmo acontece com a nossa mente. Hoje, infelizmente, o suicídio é a segunda principal causa de morte entre pessoas de 15 a 29 anos.

Questões socioeconômicas e familiares e o uso de drogas são alguns dos principais fatores de risco, mas eles não são determinantes. É preciso superar o tabu e pedir ajuda sempre que precisar – sem medo ou vergonha. Com acompanhamento especializado e mudanças de hábitos, a vida pode ser muito diferente.