Voltar para home page
Saúde

5 dicas para tirar mais proveito da sua consulta médica

Saiba como aproveitar melhor cada minuto da sua consulta médica / Foto: Getty Images

Saiba como aproveitar melhor cada minuto da sua consulta médica / Foto: Getty Images

Muitas vezes, depois de uma consulta, é comum voltar cheio de dúvidas. Mesmo que sejam questões pequenas, é importante que o paciente se informe mais sobre o seu quadro de saúde e tenha um bom relacionamento com seu médico. Por isso, o Cuidados Mil separou 5 dicas para você tirar o máximo de proveito da sua consulta. Acompanhe!

Tenha em mente tudo o que você quer perguntar

Antes de qualquer coisa, é bom anotar todas as dúvidas que você já tem. Também tenha em mãos informações como quais sintomas você sente, com que frequência eles aparecem e quando eles começaram. Quanto mais preparado você for, sua consulta será mais proveitosa.

Dê o máximo de informação ao seu médico

Uma atitude importante é levar exames anteriores que possam ajudar o profissional a entender o seu quadro geral e concluir um diagnóstico. Outros dados relevantes para o médico são seus hábitos de vida: dizer se pratica algum exercício físico, se consome bebidas alcoólicas com frequência, entre outros. Qualquer informação pode fazer a diferença e ajudar num diagnóstico mais preciso.

Não tenha vergonha de perguntar

Se durante a consulta não estiver entendendo o que o seu médico está dizendo ou não tiver a menor ideia dos termos que estão sendo usados, pergunte. A melhor coisa a se fazer é pedir que o profissional explique até que você compreenda completamente. Não se sinta envergonhado em perguntar para que servem os exames e medicamentos ou quanto o tratamento poderá custar. Aproveite o tempo no consultório para esclarecer todas as dúvidas.

Invista nas consultas presenciais

Não há dúvidas de que a tecnologia contribui para uma melhor relação entre o médico e o paciente. Muitas vezes, uma dúvida ou outra pode ser resolvida por uma simples mensagem ou ligação de celular, mas prefira sempre atendimentos presenciais em vez de falar pelo telefone.

Lembre-se que você é o cliente!

É importante que o paciente saiba que não tem que concordar com tudo ou aceitar tudo o que é receitado pelo médico sem questionamentos. Não se sinta constrangido de conversar e junto ao seu médico escolher qual a melhor forma de cuidar da sua saúde até que se sinta confortável e seguro.

Últimas novidades

Saúde mental na adolescência e juventude: há sempre uma saída!

Saúde

Saúde mental na adolescência e juventude: há sempre uma saída!

A saúde mental na adolescência e juventude é um assunto muito importante e que deve ser falado. Essa é uma fase de mudanças em todos os sentidos, que quase sempre vêm acompanhadas de dúvidas e cobranças.  Qual profissão devo seguir? Como conseguir emprego? Será que devo me casar? Está na hora de ter filhos? Aluguel ou casa própria? Se pudéssemos olhar dentro da mente de um jovem, certamente encontraremos mais perguntas do que respostas.

Psicólogo ou psiquiatra: entenda o papel dos especialistas em saúde mental

Terapias

Psicólogo ou psiquiatra: entenda o papel dos especialistas em saúde mental

Nem todo mundo sabe quais são as diferenças entre psicólogo e psiquiatra, mas cada profissional tem uma função bem específica dentro do campo da saúde mental. Tudo começa, inclusive, pela formação de cada profissional, já que são especializados em áreas diferentes. Em muitos casos, o psicólogo e o psiquiatra trabalham em conjunto e de forma complementar, cada um auxiliando em um aspecto da vida do paciente.

Como é feito o tratamento de canal?

Odontologia

Como é feito o tratamento de canal?

Cuidar da saúde dos dentes é fundamental para manter um sorriso bonito. Consultas regulares ao dentista são super importantes, pois alguns procedimentos de rotina são necessários e somente o especialista poderá avaliar, por exemplo, quando realizar o tratamento de canal.  Só de ouvir o nome, a maioria das pessoas tem receio de realizar esse procedimento. Para esclarecer como é realizado o tratamento de canal, quais são as etapas e quais os cuidados necessários após o procedimento, o Cuidados Mil preparou uma matéria com tudo o que você precisa saber sobre esse assunto.

Qual a importância das vacinas para prevenir doenças e garantir a saúde da população?

Saúde

Qual a importância das vacinas para prevenir doenças e garantir a saúde da população?

Com a pandemia do novo coronavírus, as vacinas voltaram a ser a prioridade entre a comunidade científica e a própria população. O que poucos sabem é que as vacinas fazem parte da realidade há séculos e são consideradas umas das principais medidas preventivas contra doenças graves. No Brasil, a vacina surgiu em 1804 para combater a varíola, um quadro contagioso e muito perigoso para a época, mas que já foi erradicado depois de uma campanha de vacinação em massa organizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) por volta de 1970. Ainda assim, muitas pessoas não entendem o processo de desenvolvimento de imunizações e nem a importância de não deixar de se vacinar.

Ver mais