Voltar para home page
Saúde

5 dicas para tirar mais proveito da sua consulta médica

Saiba como aproveitar melhor cada minuto da sua consulta médica / Foto: Getty Images

Saiba como aproveitar melhor cada minuto da sua consulta médica / Foto: Getty Images

Muitas vezes, depois de uma consulta, é comum voltar cheio de dúvidas. Mesmo que sejam questões pequenas, é importante que o paciente se informe mais sobre o seu quadro de saúde e tenha um bom relacionamento com seu médico. Por isso, o Cuidados Mil separou 5 dicas para você tirar o máximo de proveito da sua consulta. Acompanhe!

Tenha em mente tudo o que você quer perguntar

Antes de qualquer coisa, é bom anotar todas as dúvidas que você já tem. Também tenha em mãos informações como quais sintomas você sente, com que frequência eles aparecem e quando eles começaram. Quanto mais preparado você for, sua consulta será mais proveitosa.

Dê o máximo de informação ao seu médico

Uma atitude importante é levar exames anteriores que possam ajudar o profissional a entender o seu quadro geral e concluir um diagnóstico. Outros dados relevantes para o médico são seus hábitos de vida: dizer se pratica algum exercício físico, se consome bebidas alcoólicas com frequência, entre outros. Qualquer informação pode fazer a diferença e ajudar num diagnóstico mais preciso.

Não tenha vergonha de perguntar

Se durante a consulta não estiver entendendo o que o seu médico está dizendo ou não tiver a menor ideia dos termos que estão sendo usados, pergunte. A melhor coisa a se fazer é pedir que o profissional explique até que você compreenda completamente. Não se sinta envergonhado em perguntar para que servem os exames e medicamentos ou quanto o tratamento poderá custar. Aproveite o tempo no consultório para esclarecer todas as dúvidas.

Invista nas consultas presenciais

Não há dúvidas de que a tecnologia contribui para uma melhor relação entre o médico e o paciente. Muitas vezes, uma dúvida ou outra pode ser resolvida por uma simples mensagem ou ligação de celular, mas prefira sempre atendimentos presenciais em vez de falar pelo telefone.

Lembre-se que você é o cliente!

É importante que o paciente saiba que não tem que concordar com tudo ou aceitar tudo o que é receitado pelo médico sem questionamentos. Não se sinta constrangido de conversar e junto ao seu médico escolher qual a melhor forma de cuidar da sua saúde até que se sinta confortável e seguro.

Últimas novidades

Mitos e verdades sobre o reajuste de plano de saúde

Saúde

Mitos e verdades sobre o reajuste de plano de saúde

Algumas dúvidas podem surgir quando o assunto é reajuste do plano de saúde. Afinal, quem calcula o valor? É possível ficar acima do IPCA? Posso ser cobrado duas vezes? Saiba a resposta para essas e outras perguntas no conteúdo que preparamos para você. Confira!

Saiba mais sobre o reajuste de plano de saúde para planos individuais

Plano de saúde

Saiba mais sobre o reajuste de plano de saúde para planos individuais

A taxa de reajuste no valor dos planos de saúde ocorre todos os anos. Essa porcentagem nem sempre é a mesma da inflação e, por isso, muitos ficam em dúvida sobre como esse cálculo é feito. Para ajudar, confira o conteúdo que preparamos com as regras para planos de Pessoa Física.

Vacinação: quais são as vacinas recomendadas para adultos e a importância de se proteger

Saúde

Vacinação: quais são as vacinas recomendadas para adultos e a importância de se proteger

Assim como as crianças, os adultos também têm um calendário de vacinação a cumprir. Além da vacina anual contra gripe, o Ministério da Saúde recomenda quatro imunizações para pessoas entre 20 e 59 anos que possuem o esquema vacinal completo (quem não tem o calendário atualizado precisa procurar um serviço para atualização). Parte da população, porém, só toma vacinas em grandes campanhas ou em caso de epidemias - O CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica) alerta que os índices de cobertura vacinal estão abaixo do nível ideal de cobertura. Estima-se uma média de apenas 4,7%.

Conheça os alimentos mais ricos em Vitamina C

Alimentação saudável

Conheça os alimentos mais ricos em Vitamina C

A vitamina C é um nutriente essencial para a saúde e bom funcionamento do corpo humano. Reconhecida pelo alto poder antioxidante, ela é capaz de melhorar a imunidade e deixar o organismo mais forte para agir contra doenças causadas por microorganismos. Por isso a vitamina C é muito associada com a prevenção de problemas respiratórios, que aparecem com mais frequência no inverno. Encontrada em frutas cítricas e outros vegetais, o nutriente também é responsável pela produção do colágeno: essa proteína muito associada à beleza é fundamental para a sustentação dos tecidos, ossos, dentes e parede dos vasos sanguíneos.

Ver mais