Voltar para home page
Saúde

6 cuidados para tomar na hora de visitar recém-nascidos

Regras de etiqueta ou não, alguns cuidados são primordiais para proteger a saúde dos recém-nascidos quando for visitá-los

Regras de etiqueta ou não, alguns cuidados são primordiais para proteger a saúde dos recém-nascidos quando for visitá-los

Alguns cuidados são essenciais na hora de visitar recém-nascidos. Um bebê com poucos dias de vida não tomou as principais vacinas e ainda está desenvolvendo as defesas do sistema imunológico. Por isso, é preciso evitar algumas práticas na hora de conhecê-lo. A primeira coisa que você precisa ter em mente é que a chegada de um bebê transforma a rotina de toda a família e é um momento de construção de elos entre pais e filho. Por isso, verifique antes se aquele é o momento ideal para a visita e se os pais estão confortáveis. E em todos os casos: não julgue a mãe por qualquer escolha, afinal, ela também está passando por diversas mudanças emocionais. Regras de etiqueta ou não, veja 6 cuidados que precisam ser tomados na visita a um recém-nascido!

#1 Nem pense em visitas surpresas

Seja em casa ou ainda na maternidade, sempre ligue e combine antes de visitar um recém-nascido. O bebê precisa de cuidados integrais nos primeiros dias e é normal que os pais queiram aproveitar esse momento entre eles. Portanto, não fique magoado se eles não puderem te receber - alguns casais preferem que a visita só ocorra depois de um tempo de adaptação.

#2 Faça visitas rápidas

Mesmo quando tiver um horário combinado, prefira visitas rápidas para não atrapalhar a rotina da família. A mãe e o bebê precisam de ambientes silenciosos e tranquilos para descansar. Além disso, esteja preparado para encontrar o recém-nascido dormindo - e não peça para acordá-lo. Caso você seja muito próximo, pode se oferecer para ajudar em alguma coisa da casa.

#3 Não beije e nem pegue na mão do bebê

Os adultos estão o tempo todo em contato com diferentes microorganismos espalhados pelo ar e nos objetos que tocam. Por isso, na hora de visitar um bebê que acabou de nascer, evite beijar ou pegar na mão dele. Um recém-nascido está mais propenso a contrair algum vírus ou bactéria, já que seu sistema imunológico está se formando e ainda não tomou as vacinas necessárias. Além disso, só pegue a criança no colo se a mãe estiver confortável com isso e oferecer.

#4 Não visite um recém-nascido se estiver doente

Não importa se é apenas uma tosse ou algo mais sério: nunca visite recém-nascidos se não estiver se sentindo bem. Um bebê ainda é muito sensível e está totalmente desprotegido de doenças. Por isso, todo cuidado é pouco! O melhor é esperar se recuperar para remarcar a visita.

#5 Faça uma boa higienização antes de chegar perto do bebê

Mesmo que você não pegue o bebê no colo durante a visita, é importante se prevenir e fazer uma boa higienização antes. Lave bem as mãos e braços com sabonetes neutros e aplique álcool em gel para finalizar a limpeza. Essa prática previne que o bebê tenha contato com germes e doenças que seu sistema imunológico ainda não é capaz de proteger. Evite também deixar seus objetos pessoais, como bolsa e celular, próximos das coisas do bebê.

#6 Não use perfumes e produtos com cheiros fortes

A sensibilidade de bebês com poucos dias de vida se estende aos sentidos, como a audição e o olfato. Quando for conhecer um recém-nascido, evite usar produtos com fragrâncias fortes (ou talvez nem os use) e nem pense em fumar. Os cheiros mais intensos podem desencadear reações alérgicas no bebê. Por último, se for levar um presente para a mãe, evite as flores ou as deixe em ambientes longes do quarto da criança.

Últimas novidades

Diabetes I e II: qual a diferença entre os dois tipos da doença?

Saúde

Diabetes I e II: qual a diferença entre os dois tipos da doença?

Diabetes é uma das doenças mais comuns e que mais matam no mundo. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), existem mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença no Brasil e os números não param de crescer. Em muitos casos, uma pessoa pode ser diabética sem saber. A diabetes pode se manifestar nos tipos I e II: com ações diferentes no organismo, cada uma demanda um cuidado específico. Entenda mais e veja como evitar as complicações graves.

Quarentena: 5 práticas de autocuidado para deixar seus dias mais leves

Bem-estar

Quarentena: 5 práticas de autocuidado para deixar seus dias mais leves

As recomendações dos principais órgãos de saúde são claras: é preciso ficar em casa para se proteger do novo coronavírus. A quarentena, no entanto, pode ser muito estressante: afinal, estamos no meio de uma pandemia e longe dos amigos e família. Nesse momento, se promover alguns momentos de autocuidado e relaxamento podem ajudar. Pensando nisso, separamos 5 práticas para você cuidar do seu bem-estar físico e emocional e deixar os seus dias mais leves durante esse período difícil. Confira!

Candidíase: o que causa e como aliviar o desconforto?

Saúde

Candidíase: o que causa e como aliviar o desconforto?

A candidíase é uma doença causada por fungos que, em geral, atinge mais a região genital do corpo. Apesar da infecção poder afetar ambos os sexos, as mulheres são as que mais sofrem com o incômodo. A candidíase causa muito desconforto e pode ser desencadeada por desequilíbrios no sistema imunológico, estresse e uso de roupas muito apertadas. Os sintomas mais comuns são ardência, coceira, inchaço, corrimento, dor ao urinar e durante as relações sexuais. Entenda mais sobre o problema e como aliviar!

Como manter o sono regulado na quarentena?

Bem-estar

Como manter o sono regulado na quarentena?

A má qualidade de sono pode trazer diversos prejuízos para a saúde do corpo e da mente. É durante a noite que o organismo passa por processos metabólicos importantes para o seu funcionamento. Dormir a quantidade de horas recomendadas é fundamental para que o corpo se recupere energeticamente. Durante a quarentena, no entanto, as mudanças de rotina, associadas com o estresse e alimentação, podem desregular o sono e até mesmo contribuir para a insônia. Confira algumas dicas de como combater esse problema e dormir melhor nesse período complicado!

Ver mais