6 cuidados para tomar na hora de visitar recém-nascidos

Bebê deitado em um berçoAlguns cuidados são essenciais na hora de visitar recém-nascidos. Um bebê com poucos dias de vida não tomou as principais vacinas e ainda está desenvolvendo as defesas do sistema imunológico. Por isso, é preciso evitar algumas práticas na hora de conhecê-lo. A primeira coisa que você precisa ter em mente é que a chegada de um bebê transforma a rotina de toda a família e é um momento de construção de elos entre pais e filho. Por isso, verifique antes se aquele é o momento ideal para a visita e se os pais estão confortáveis. E em todos os casos: não julgue a mãe por qualquer escolha, afinal, ela também está passando por diversas mudanças emocionais. Regras de etiqueta ou não, veja 6 cuidados que precisam ser tomados na visita a um recém-nascido!

#1 Nem pense em visitas surpresas

Seja em casa ou ainda na maternidade, sempre ligue e combine antes de visitar um recém-nascido. O bebê precisa de cuidados integrais nos primeiros dias e é normal que os pais queiram aproveitar esse momento entre eles. Portanto, não fique magoado se eles não puderem te receber – alguns casais preferem que a visita só ocorra depois de um tempo de adaptação.

#2 Faça visitas rápidas

Mesmo quando tiver um horário combinado, prefira visitas rápidas para não atrapalhar a rotina da família. A mãe e o bebê precisam de ambientes silenciosos e tranquilos para descansar. Além disso, esteja preparado para encontrar o recém-nascido dormindo – e não peça para acordá-lo. Caso você seja muito próximo, pode se oferecer para ajudar em alguma coisa da casa.

#3 Não beije e nem pegue na mão do bebê

Os adultos estão o tempo todo em contato com diferentes microorganismos espalhados pelo ar e nos objetos que tocam. Por isso, na hora de visitar um bebê que acabou de nascer, evite beijar ou pegar na mão dele. Um recém-nascido está mais propenso a contrair algum vírus ou bactéria, já que seu sistema imunológico está se formando e ainda não tomou as vacinas necessárias. Além disso, só pegue a criança no colo se a mãe estiver confortável com isso e oferecer.

#4 Não visite um recém-nascido se estiver doente

Não importa se é apenas uma tosse ou algo mais sério: nunca visite recém-nascidos se não estiver se sentindo bem. Um bebê ainda é muito sensível e está totalmente desprotegido de doenças. Por isso, todo cuidado é pouco! O melhor é esperar se recuperar para remarcar a visita.

#5 Faça uma boa higienização antes de chegar perto do bebê

Mesmo que você não pegue o bebê no colo durante a visita, é importante se prevenir e fazer uma boa higienização antes. Lave bem as mãos e braços com sabonetes neutros e aplique álcool em gel para finalizar a limpeza. Essa prática previne que o bebê tenha contato com germes e doenças que seu sistema imunológico ainda não é capaz de proteger. Evite também deixar seus objetos pessoais, como bolsa e celular, próximos das coisas do bebê.

#6 Não use perfumes e produtos com cheiros fortes

A sensibilidade de bebês com poucos dias de vida se estende aos sentidos, como a audição e o olfato. Quando for conhecer um recém-nascido, evite usar produtos com fragrâncias fortes (ou talvez nem os use) e nem pense em fumar. Os cheiros mais intensos podem desencadear reações alérgicas no bebê. Por último, se for levar um presente para a mãe, evite as flores ou as deixe em ambientes longes do quarto da criança.