Infarto do miocárdio: como identificar um ataque cardíaco?

Infarto do miocárdio

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 17 milhões de pessoas morrem de problemas cardiovasculares, como o infarto do miocárdio, todos os anos no mundo. Em casos de ataque cardíaco, receber os cuidados médicos necessários o quanto antes pode salvar muitas vidas. Por isso, é fundamental ser capaz de identificar um infarto e saber o que fazer de imediato. Veja algumas dicas abaixo!

Quais os sintomas de um ataque cardíaco?

O principal sintoma de um infarto no miocárdio é a dor fixa ou desconforto no peito. Trata-se de uma sensação de compressão que pode variar entre fraca e forte intensidade e costuma durar 30 minutos. A dor pode ainda irradiar para outras áreas do corpo, como as costas, rosto e braço esquerdo. O sintoma também pode vir acompanhado de suor excessivo, falta de ar, tontura, vômitos, náuseas e desfalecimento.

Algumas pessoas podem não sentir dor no peito

Em aproximadamente 33% dos casos não há a dor característica de um infarto do miocárdio. Em geral, é um grupo de pacientes que pode ser composto por mulheres, idosos, negros, diabéticos ou pessoas com insuficiência cardíaca. A recomendação é que esses grupos fiquem atentos aos mínimos sinais e não hesitem em procurar auxílio médico. Vale lembrar que durante um ataque cardíaco ou em uma suspeita não se deve dirigir e carregar peso, o ideal é pedir ajuda e evitar andar.

O que fazer ao suspeitar que está tendo um infarto?

Ao surgirem os sintomas, procure ajuda imediatamente pelo Samu, ligando 192. É mais seguro seguir as orientações do serviço de atendimento que tentar ir até a um hospital por conta própria. Caso possa engolir sem dificuldade e não seja alérgico ao medicamento, é recomendado tomar, ou mastigar, dois comprimidos de aspirina. Eles ajudam a dissolver coágulos que podem estar causando a obstrução das artérias. É muito importante também não beber ou comer nessas circunstâncias.

Quais são as causas de um infarto?

O infarto do miocárdio é causado quando há um bloqueio de uma das artérias coronárias que irrigam o coração. Essa obstrução do fluxo sanguíneo, que é responsável pelo transporte de oxigênio e nutrientes, provoca a morte das células de uma parte do músculo cardíaco. É um problema que geralmente está ligado a placas de gordura e outras substâncias que se formam nas paredes das artérias.

A melhor forma de se prevenir de um ataque cardíaco é evitar os fatores de risco, como fumar ou se alimentar com itens gordurosos e industrializados, que provocam altos níveis de colesterol. Obesidade, sedentarismo e doenças como diabetes e hipertensão também aumentam as chances de ataque cardíaco.