Voltar para home page
Saúde

Infarto do miocárdio: como identificar um ataque cardíaco?

O infarto do miocárdio é um episódio perigoso e que, em muitos casos, tem sintomas bem característicos.

O infarto do miocárdio é um episódio perigoso e que, em muitos casos, tem sintomas bem característicos.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 17 milhões de pessoas morrem de problemas cardiovasculares, como o infarto do miocárdio, todos os anos no mundo. Em casos de ataque cardíaco, receber os cuidados médicos necessários o quanto antes pode salvar muitas vidas. Por isso, é fundamental ser capaz de identificar um infarto e saber o que fazer de imediato. Veja algumas dicas abaixo!

Quais os sintomas de um ataque cardíaco?

O principal sintoma de um infarto no miocárdio é a dor fixa ou desconforto no peito. Trata-se de uma sensação de compressão que pode variar entre fraca e forte intensidade e costuma durar 30 minutos. A dor pode ainda irradiar para outras áreas do corpo, como as costas, rosto e braço esquerdo. O sintoma também pode vir acompanhado de suor excessivo, falta de ar, tontura, vômitos, náuseas e desfalecimento.

Algumas pessoas podem não sentir dor no peito

Em aproximadamente 33% dos casos não há a dor característica de um infarto do miocárdio. Em geral, é um grupo de pacientes que pode ser composto por mulheres, idosos, negros, diabéticos ou pessoas com insuficiência cardíaca. A recomendação é que esses grupos fiquem atentos aos mínimos sinais e não hesitem em procurar auxílio médico. Vale lembrar que durante um ataque cardíaco ou em uma suspeita não se deve dirigir e carregar peso, o ideal é pedir ajuda e evitar andar.

O que fazer ao suspeitar que está tendo um infarto?

Ao surgirem os sintomas, procure ajuda imediatamente pelo Samu, ligando 192. É mais seguro seguir as orientações do serviço de atendimento que tentar ir até a um hospital por conta própria. Caso possa engolir sem dificuldade e não seja alérgico ao medicamento, é recomendado tomar, ou mastigar, dois comprimidos de aspirina. Eles ajudam a dissolver coágulos que podem estar causando a obstrução das artérias. É muito importante também não beber ou comer nessas circunstâncias.

Quais são as causas de um infarto?

O infarto do miocárdio é causado quando há um bloqueio de uma das artérias coronárias que irrigam o coração. Essa obstrução do fluxo sanguíneo, que é responsável pelo transporte de oxigênio e nutrientes, provoca a morte das células de uma parte do músculo cardíaco. É um problema que geralmente está ligado a placas de gordura e outras substâncias que se formam nas paredes das artérias.

A melhor forma de se prevenir de um ataque cardíaco é evitar os fatores de risco, como fumar ou se alimentar com itens gordurosos e industrializados, que provocam altos níveis de colesterol. Obesidade, sedentarismo e doenças como diabetes e hipertensão também aumentam as chances de ataque cardíaco.

Últimas novidades

Os 10 alimentos mais ricos em fibras e os efeitos no seu organismo

Bem-estar

Os 10 alimentos mais ricos em fibras e os efeitos no seu organismo

Para manter a saúde em dia, é essencial ter cuidado com a alimentação. Uma dieta equilibrada e rica em nutrientes pode prevenir diversas doenças e ajudar a tratar outras. As fibras, por exemplo, não são nutrientes, mas são elementos essenciais para o sistema digestivo e que melhoram a função intestinal, prevenindo diversas doenças. Por isso, é muito importante ter uma alimentação abundante nessa substância. Descubra aqui 10 alimentos ricos em fibras para incluir na sua dieta.

Câncer de pele: tipos mais comuns, sintomas e tratamentos

Saúde

Câncer de pele: tipos mais comuns, sintomas e tratamentos

O câncer de pele é um dos mais frequentes no Brasil. Segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer), esse tipo de câncer representa 25% dos tumores malignos identificados no país, o que significa que cerca de 180 mil brasileiros são diagnosticados por ano com a doença. A principal causa desse tipo de câncer é o excesso de exposição solar, que resulta no crescimento descontrolado das células presentes na pele. O câncer de pele é discreto e normalmente se manifesta com pequenas pintas que crescem devagar, que às vezes nem parecem preocupantes. Por isso, é importante ficar atento a qualquer irregularidade na pele. Confira abaixo tudo sobre o câncer de pele!

Quais as causas mais comuns das pedras na vesícula?

Saúde

Quais as causas mais comuns das pedras na vesícula?

As pedras na vesícula são mais comuns do que se imagina e podem aparecer por diferentes razões. A principal função da vesícula é servir de recipiente para a bile, um líquido produzido no tecido hepático que auxilia na digestão dos alimentos e seus nutrientes. Mas o que acontece quando esse órgão é afetado por um desequilíbrio? A bile começa a empedrar - e é aí que surgem os cálculos biliares, popularmente conhecidos como pedras na vesícula. Entenda mais abaixo!

Como identificar uma emergência e quando recorrer ao hospital durante a pandemia?

Saúde

Como identificar uma emergência e quando recorrer ao hospital durante a pandemia?

O hábito de ir ao médico quando se sentir mal, antes recomendado, agora mudou completamente com a pandemia do novo coronavírus. Com o alto nível de contaminação por Covid-19, o ambiente hospitalar deixou de ser um local seguro e, muitas vezes, o medo de sair mais doente do que entrou é real. Mas nem sempre é possível evitar a ida a um hospital, então, como detectar uma emergência que não pode esperar. Confira algumas dicas!

Ver mais